Adultos

Lição 9 - A igreja e o sustento missionário VI

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - ATÉ OS CONFINS DA TERRA: Pregando o Evangelho a todos os povos até a volta de Cristo

COMENTARISTA: Wagner Tadeu dos Santos Gaby

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 9 – A IGREJA E O SUSTENTO MISSIONÁRIO

Nesta lição, veremos que o sustento financeiro da obra missionária é um dever da igreja local. Um episódio bíblico que exemplifica essa prática foi quando o apóstolo Paulo recebeu dos filipenses a ajuda financeira necessária para suprir suas necessidades na viagem missionária quando partiu da Macedônia (Fp 4.15). Naquela ocasião, nenhuma igreja havia se sensibilizado com a condição material do apóstolo como a igreja Filipos. A igreja de Corinto, por exemplo, bem mais rica que a de Filipos, não teve a mesma sensibilidade a ponto de o próprio apóstolo instruir sobre esse aspecto em sua Primeira Carta direcionada a essa igreja (1 Co 9.9-14).

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A IGREJA DE FILIPOS E O SUSTENTO MISSIONÁRIO

O princípio do entendimento do sustento missionário deve ser compreendido pela igreja em todas as suas dimensões: Da diretoria aos seus membros. Um povo que não compreende a importância do sustento missionário, não entendeu a dimensão da importância do avanço do Reino de Deus por todo o mundo.

O sustento enviado deve ser de caráter voluntário, sabendo que aquele que semear com o que propôs no seu coração com liberalidade, abençoará o Reino com aquilo que recebeu e, também, semeará para si bênçãos sem medidas vindas da parte de Deus. Lembrando que não devemos semear pensando na recompensa, mas saber que o nosso Deus não é injusto para com aqueles que contribuem com amor e alegria. Precisamos olhar para a igreja de Filipos, e aprender com eles sobre o sustento missionário.

Paulo deu testemunho à igreja de Corinto referente à graça da contribuição que Deus concedeu à igrejas da Macedônia, a saber: Filipos, Tessalônica e Bereia. O seu objetivo não era outro a não ser incentivar aquela igreja, que vivia num grande centro financeiro da época, principalmente por ser uma cidade conhecida como uma das maiores fabricantes de velas para navios e barcos, rica no comércio de seda pura, além de ter dois portos: Lecaion e Cencreia. O apóstolo deixou claro aos coríntios que os crentes da Macedônia, embora vivessem em grande dificuldade e extrema pobreza, deram exemplos na contribuição para com os irmãos em Cristo da Judeia (2 Co 8.1-9)2.

Destaque

O apóstolo Paulo expressa sua gratidão a Deus pela vida dos irmãos de Filipos ao mencionar que eles fizeram bem em tomar parte na sua aflição (Fp 4.14). Da mesma forma, muitos missionários estão aflitos em nossos dias, sem perspectiva se continuarão a obra missionária para a qual foram chamados, pelo fato de que a igreja não tem se importado com suas aflições. Paulo continua a discorrer sobre o compromisso dos filipenses e menciona que a oferta dos irmãos é recebida por Deus como “cheiro de suavidade e sacrifício agradável” (v. 18). Isso significa que a oferta dedicada à obra missionária agrada grandemente o coração de Deus. Trata-se de um investimento no Reino Celestial que tem promessa de recompensa abundante para a igreja1.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.