Adultos

Lição 8 - Missionários fazedores de tendas II

ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - ATÉ OS CONFINS DA TERRA: Pregando o Evangelho a todos os povos até a volta de Cristo

COMENTARISTA: Wagner Tadeu dos Santos Gaby

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 8 – MISSIONÁRIOS FAZEDORES DE TENDAS

...

SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO Paulo diz aos coríntios que poderia e deveria ele e Barnabé serem sustentados por eles, mas de maneira nenhuma faria isso, antes foi trabalhar fazendo tendas junto com Priscila e Áquila para não lhes serem pesados. ³ Esta é minha defesa para com os que me condenam. ⁴ Não temos nós direito de comer e beber? ⁵ Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? ⁶ Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar? ⁷ Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não se alimenta do leite do gado? ⁸ Digo eu isto segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo? ⁹ Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois? ¹⁰ Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante. ¹¹ Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais? ¹² Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, e mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo. ¹³ Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar?
¹⁴ Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho. 1 Coríntios 9:3-14 Noutras cidades Paulo recebeu salário para fazer o trabalho missionário como se vê em:

⁸ Outras igrejas despojei eu para vos servir, recebendo delas salário; e quando estava presente convosco, e tinha necessidade, a ninguém fui pesado. 2 Coríntios 11:8 No início de seu trabalho missionário na Macedônia a igreja que o ajudou foi a de Filipos:

¹⁴ Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição. ¹⁵ E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente; ¹⁶ Porque também uma e outra vez me mandastes o necessário a Tessalônica. ¹⁷ Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta. ¹⁸ Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus. ¹⁹ O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. ²⁰ Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém. Filipenses 4:14-20 BASES BÍBLICAS PARA O SUSTENTO DO MISSIONÁRIO

1- A igreja de Corinto não era generosa. Os irmãos da igreja de Corinto eram insensíveis às necessidades do apóstolo. Outras igrejas sustentaram Paulo para que o mesmo pudesse servir aos coríntios (2 Co 11.8). Depois que o apóstolo deixou a cidade, apresentou a sua defesa. Partindo de um raciocínio lógico, “quem jamais milita à sua própria custa?” (v.7), ele busca no sistema sacerdotal, estabelecido na lei de Moisés, o argumento para fundamentar essa verdade (1 Co 9.9,10), e também nas palavras do próprio Senhor JESUS (1 Co 9.14). Essa é uma referência a Mt 10.10; Lc 10.7, como ele deixa mais claro em outro lugar (1 Tm 5.17,18).

2- Fazedores de tendas. Na cultura judaica era comum os pais ensinarem ao filho uma profissão alternativa; a de Paulo era a de fazer tendas (At 18.3). Utilizou-se dela para levantar seu sustento, pois temia escandalizar os irmãos e não queria correr o risco de ser interpretado como aventureiro, em Corinto. Hoje, “fazedores de tendas” é o nome que se dá aos profissionais liberais que são enviados como voluntários para prestarem serviços sociais às populações carentes nos países onde ser cristão ainda é crime. É um recurso usado para colocar legalmente
um missionário num país desses; do contrário, ele nunca poderia ser aceito.

3- A igreja de Filipos era generosa. A igreja de Corinto não era como a dos filipenses (Fp 4.15-19). Nenhuma igreja se preocupou com as necessidades do apóstolo, enquanto preso, exceto a igreja de Filipos. Enviava oferta na hora em que ele mais precisava. Paulo agradecia a DEUS essas ofertas “como cheiro de suavidade e aprazível a DEUS” (Fp 4.16,18). É dessa mesma maneira que ainda hoje DEUS recebe a oferta que você oferece para o sustento missionário. Além disso você tem a garantia de que o Senhor suprirá todas as suas necessidades (4.19).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.