ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO DO BELÉM – SETOR 31 ERMELINO MATARAZZO, SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017
Adultos - A razão da nossa fé: assim cremos, assim vivemos
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 13 – SOBRE A FAMÍLIA E A SUA NATUREZA
Texto: Gênesis 2.18-24
Introdução: O casamento foi instituído por Deus e ratificado por nosso Senhor Jesus Cristo como união entre um homem e uma mulher, nascidos macho e fêmea.
I – A ORIGEM
1. O homem e a mulher
1.2. Adam (Hb): homem / Anthropos (Gr) homem
1.3. Homem e mulher, a diferença está na sexualidade (1Pe 3.7; Gn 1.27)
1.4. Ao reunir este casal, Deus instituiu o casamento.
2. A formação da mulher
2.1. Aparece seis vezes no Gênesis a formação da mulher (Gn 2.18-23)
2.2. Adjutora (Gn 21.18), significa auxiliadora
. Deve ser entendido à luz da Bíblia (Sl 54.4; Hb 13.6)
2.3. O relato de Gênesis pressupõe que Deus colocou o homem com prioridade governamental. (1Co 11.3)
. Porém, ambos, são mutuamente dependentes (1Co 11.11)
II – A FAMÍLIA
1. Conceito de família entre os antigos hebreus
1.1. O lar é parte do clã (Js 7.16-18)
1.2. O lar é constituído de pai, mãe e filhos (Sl 128.1-4)
1.3. Alguns, por causa dos problemas, estendiam a família a parentes próximos (Gn 24.67)
1.4. Quando se tratava de família rica, acrescentavam-se servos e estrangeiros ((Gn 14.14)
. Ou como prevista na legislação mosaica (Êx 23.12)
. Saul apareceu na Bíblia com a menção de seu pai, avô, bisavô, trisavô e também da tribo (1Sm 9.1,2)
2. O papel da mulher na sociedade israelita
2.1. Cuidava da casa e ajudava o marido nos trabalhos diários para sustento da família
2.2. Na gravidez ela continuava ajudando o marido (Gn 3.16)
III – PRINCÍPIOS BÁSICOS
1. Casamento
1.1. Trata-se da união íntima e verdadeira entre duas pessoas de sexos opostos que manifestam publicamente o desejo de viveram juntas mediante um pacto solene e legal. (Gn 2.24)
2. Monogamia (1Co 7.2)
2.1. Apegar-se-á à sua mulher (Gn 2.24)
2.2. Essa verdade expressa o pensamento bíblico (1Co 7.2; 1Tm 3.2)
3. Heterossexualidade (Gn 4.1,25)
3.1. Macho e fêmea os criou
. O propósito é a procriação (Gn 1.27,28)
. O relacionamento sexual é de um homem e uma mulher dentro do matrimônio.
. Para uma convivência afetuosa (Pv 5.18)
4. Indissolubilidade (Mt 19.6)
4.1. Essa indissolubilidade vem desde a sua origem (Gn 2.24b)
4.2. O Senhor Jesus confirmou essa indissolubilidade (Mt 19.6)
4.3. O casamento só termina:
. Com a morte de um dos cônjuges (Rm 7.3)
. Com a infidelidade de um dos cônjuges (Mt 5.32; 19.9)
. Com a deserção por parte do cônjuge descrente (1Co 7.15)
IV – O DESAFIO DA IGREJA
1. Institucionalização da iniqüidade
1.1. A tendência humana é desafiar Deus (Gn 11.4)
. Querem a união do mesmo sexo. (É afrontar a Deus Lv 18.22;20.13)
. A Bíblia condena a prática homossexual (Dt 23.17; Jd 7)
. O avanço dessa prática é um dos sinais do fim dos tempos (Lc 17.28-30)
. A Bíblia condena esse estilo de vida (Rm 1.26,27; 1Co 6.10; 1Tm 1.9,10)
2. A inversão de valores
2.1. O que se vê hoje é a tentativa de tornar o errado certo e o certo, errado (Is 5.20; Rm 1.25)
2.2. O mundo atual está invertendo os valores, estão buscando os prazeres (1Jo 2.16)
. Eles vão prestar contas a Deus (Is 10.1)
Conclusão: A família é a primeira estrutura social humana.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS