Adultos

Lição 13 - O mundo de Deus no mundo dos Homens II

ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL: Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia

COMENTARISTA: Douglas Roberto de Almeida Baptista

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 13 – O MUNDO DE DEUS NO MUNDO DOS HOMENS

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SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO Mateus 1.21 JESUS.

JESUS é a forma grega do hebraico Yeshua (Josué), que significa O SENHOR salva (Js 1.1). O termo define a futura missão do Filho de Maria, que é salvar o seu povo dos seus pecados (v. 21). O pecado é o maior inimigo da raça humana, arruinando a vida e a alma da pessoa. Através da morte expiatória de JESUS e do poder santificador do ESPÍRITO SANTO, quem vem a JESUS é libertado da culpa e da escravidão do pecado (ver Jo 8.31-36; At 26.18; Rm 6; 8.1-16). 1.23 A VIRGEM DARÁ À LUZ.

Tanto Mateus como Lucas concordam em declarar inequivocamente que JESUS nasceu de uma mãe virgem, sem a intervenção de pai humano, e que Ele foi concebido pelo ESPÍRITO SANTO (v. 18; Lc 1.34,35). A doutrina do nascimento virginal de JESUS, de há muito vem sendo atacada pelos teólogos liberais. É inegável, no entanto, que o profeta Isaías vaticinou a vinda de um menino, nascido de uma virgem, que seria chamado Emanuel , um termo hebraico que significa DEUS conosco . (Is 7.14). Essa predição foi feita 700 anos antes do nascimento de CRISTO.

(1) A palavra virgem é a tradução correta da palavra grega parthenos, empregada na Setuaginta, em Is 7.14. A palavra hebraica significando virgem (almah) , empregada por Isaías, designa uma virgem em idade de casamento, e nunca é usada no AT para qualquer outra condição da mulher, exceto a da virgindade (cf. Gn 24.43; Ct 1.3; 6.8; Is 7.14). Daí, Isaías, Mateus e Lucas afirmarem a virgindade da mãe de JESUS (ver Is 7.14). (2) É de toda importância o nascimento virginal de JESUS. Para que o nosso Redentor pudesse expiar os nossos pecados e assim nos salvar, Ele teria que ser numa só pessoa, tanto DEUS como homem impecável (Hb 7.25,26).

O nascimento virginal de JESUS satisfaz essas duas exigências.

(a) A única maneira de Ele nascer como homem era nascer de uma mulher. (b) A única maneira de Ele ser um homem impecável era ser concebido pelo ESPÍRITO SANTO (v. 20; cf. Hb 4.15). (c) A única maneira de Ele ser deidade, era ter DEUS como seu Pai. A concepção de JESUS, portanto, não foi por meios naturais, mas sobrenaturais, daí, o SANTO, que de ti há de nascer, será chamado Filho de DEUS (Lc 1.35). Por isso, JESUS CRISTO nos é revelado como uma só Pessoa divina, com duas naturezas: divina e humana, mas impecável.

(3) Por ter vivido como ser humano, JESUS se compadece das fraquezas do ser humano (Hb 4.15,16). Como o divino Filho de DEUS, Ele tem poder para libertar o ser humano da escravidão do pecado e do poder de Satanás (At 26.18; Cl 2.15; Hb 2.14; 4.14,15; 7.25). Como ser divino e também homem impecável, Ele preenche os requisitos como sacrifício pelos pecados de cada um, e também como sumo sacerdote, para interceder por todos os que por Ele aproximam-se de DEUS (Hb 2.9-18; 5.1-9; 7.24-28; 10.4-12). Gálatas 4.6 O ESPÍRITO... QUE CLAMA: ABA, PAI. Uma das tarefas do Espírito SANTO é criar no filho de DEUS a convicção da filiação e de amor filial que o leva a conhecer a DEUS como Pai. (1) O termo "Aba" é aramaico e significa "Pai". Era a palavra que JESUS empregava quando se referia ao Pai celestial. A combinação da palavra aramaica Abba com a palavra grega que significa "Pai" (gr. pater), expressa a grande intimidade, a profunda emoção, o anelo, o afeto e a confiança mediante os quais o Espírito SANTO nos leva a clamar a DEUS (cf. Mc 14.36; Rm 8.15,26,27).

Dois sinais determinantes da obra do Espírito dentro de nós são o nosso apelo espontâneo a DEUS como "Pai" e a nossa obediência espontânea a JESUS como "Senhor" (ver 1 Co 12.3). (2) Nesta passagem, Paulo teria em mente, sobretudo, o batismo no Espírito SANTO e sua plenitude contínua (cf. At 1.5; 2.4; Ef 5.18), pois define nossa filiação com DEUS como a causa do envio do Espírito a nós por já sermos "filhos" pela fé em CRISTO. E DEUS derrama o Espírito em nossos corações! A "adoção de filhos" (v. 5) precede o envio do Espírito do Filho de DEUS (ver 3.5 notas).

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COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

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