Adultos

Lição 12 - Sendo a Igreja do Deus vivo VI

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL: Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia

COMENTARISTA: Douglas Roberto de Almeida Baptista

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 12 – SENDO A IGREJA DO DEUS VIVO

Nesta lição, veremos que a igreja é a “coluna e firmeza da verdade” e, como tal, deve zelar pelo ensino bíblico e a integridade da verdade revelada (1 Tm 4.16). O cumprimento fidedigno desse papel assegura à igreja a firmeza necessária para resistir às investidas de Satanás que, continuamente, tenta desqualificar a verdade e enfraquecer o compromisso com a ortodoxia bíblica. Questionar a integridade das Escrituras é uma forma de fazer com que os indoutos não creiam na inspiração e na perfeição da Palavra de Deus. Dessa forma, fica fácil relativizar seus ensinamentos e alegar que os tais são transitórios, específicos para os crentes que viveram nas respectivas épocas em que foram produzidos.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A NATUREZA DA IGREJA DO DEUS VIVO

Entendemos por igreja o ajuntamento de pessoas que, unidas no corpo de Cristo, representam o povo escolhido por Deus para ser chamado de a Noiva do Cordeiro. Ekklesia é a palavra grega mais comumente usada para designar a igreja no Novo Testamento. Ela significa “assembleia” ou “congregação” (Mt 16.18; At 2.47).

O fundamento que mantém a coesão da igreja no corpo de Cristo é a comunhão. Koinonia é a palavra grega usada para descrever a comunhão que os crentes têm uns com os outros (1 Co 1.9; 1 Jo 1.7). Portanto, unidos em Cristo, seremos reconhecidos como a “igreja do Deus vivo”, que o apóstolo Paulo afirmou ser “a coluna e firmeza da verdade” (1 Tm 3.15).

[...] a igreja é o povo de Deus, “a coluna e firmeza da verdade”. A confiança sagrada da igreja é verdadeira. Os falsos mestres, por exemplos, já abandonaram a verdade (1 Tm 6.5; 2 Tm 2.18; 3.8; 4.4). É crucial que Timóteo não somente silencie os falsos mestres (1 Tm 1.3-11), mas também coloque a igreja novamente sobre o seu correto alicerce. Portanto, a natureza que destaca a igreja do Deus vivo fundamenta-se no sustento e defesa da verdade, munindo-se de toda ferramenta necessária para a defesa e propagação do Evangelho de Cristo, zelando para que os falsos mestres sejam calados e combatidos a fim de que não venha iludir os indoutos na fé.

Se a igreja abdicar do seu papel de defensora do Evangelho, a mensagem de salvação será distorcida e corrompida por aqueles que não possuem compromisso com a verdade, e, assim, a igreja não poderá mais ser chamada de coluna e firmeza da verdade.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.