ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023
Adultos - A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL: Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia
COMENTARISTA: Douglas Roberto de Almeida Baptista
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 7 – A DESCONSTRUÇÃO DA FEMINILIDADE BÍBLICA
Texto: Provérbios 31.10-31
Introdução: A mulher foi criada para cooperar com o homem. Deus lhe confiou a dádiva da maternidade e função de ser esposa e auxiliadora.
I – FEMINILIDADE BÍBLICA
1. A criação divina da mulher.
1.1. O homem e a mulher foram criados à imagem de Deus (Gn 1.27)
a. Na ordem da Criação, Adão foi criado antes de Eva (Gn 2.7,15)
b. Em seguida Deus criou a mulher (Gn 2.18; Gn 2.21,22,23)
1.2. No ato criativo, a imagem divina foi distribuída sem distinção entre eles, fazendo-os iguais diante do Altíssimo.
a. Adão e Eva foram criados iguais em:
. Pessoalidade
. Valor
. Honra
. Respeito
b. Essa igualdade não quer dizer uniformidade de papéis (Gn 1.26-28; 3.16-19)
c. A Bíblia ensina a igualdade de ambos, mas também deixa claro as funções distintas de cada um
2. A bênção da maternidade
2.1. Na criação, Deus ordena ao casal que se multipliquem (Gn 1.28)
a. Obviamente, uma tarefa impossível para Adão realizar sozinho
b. A mulher foi criada com a bênção da maternidade e com a função de ser esposa e mãe
. Adão a chamou de Eva “porquanto ela era a mãe de todos os viventes” (Gn 3.20)
2.2. O papel natural da mulher inclui:
a. a dádiva da procriação
b. a dádiva de cuidadora do lar
c. a dádiva de cuidadora dos filhos (1Tm 5.14)
2.3. Ponto de vista do movimento feminista
a. O papel da mulher é o ponto sensível que elas consideram um ultraje
b. Dizem que esse papel limita a função social da mulher
c. Lutam pela emancipação dos afazeres do lar e da maternidade
d. Lutam pela emancipação da maternidade
. Maria, mãe de Jesus considerou a concepção uma bênção. (Lc 1.46-48)
. Essa bênção deve ser rememorada sempre às mulheres cristãs do século XXI
3. A mulher como auxiliadora
3.1. A mulher foi criada para ser auxiliadora do homem (1Co 11.9)
a. O termo “auxiliador” também é empregado para se referir a Deus (Sl 33.20; Sl 121.2)
b. Auxiliar não é algo depreciativo (Gn 2.18)
. É uma nobre função de ajuda
. É uma nobre função de socorro
c. Deus fez a mulher para cooperar com o homem, o qual vivia só.
3.2. Essa complementaridade mútua é necessária à formação do casal (Pv 5.18)
a. À procriação
b. À satisfação sexual
c. À vivência afetuoso
d. À vivência prazerosa
II – A DESCONSTRUÇÃO DA FEMINILIDADE
1. O ativismo feminista.
1.1. No século 19, aconteceu na Europa e nos EUA a primeira onda do ativismo feminista
a. As mulheres reivindicavam direitos iguais aos dos homens
b. O primeiro ativismo feminista a se popularizar foi o direito ao voto.
1.2. No século 20, a segunda onda do feminismo lutou por:
a. Direitos reprodutivos
b. Liberdade sexual
c. A ativista Simone de Beauvoir (1908-1986) estabelece uma das máximas do feminismo: “não se nasce mulher, se torna mulher”.
1.3. O ativismo feminista avança:
a. Se amplia para a discussão de gênero
b. Toma conotações de “empoderamento” da mulher.
1.4. Em 2011, a partir de um fenômeno na Universidade de Toronto, no Canadá, se introduz o slogan “meu corpo, minhas regras”.
1.5. Sendo cristãos, devemos:
a. Afirmar os direitos das mulheres
b. Defender os direitos das mulheres
c. Combater qualquer tipo de discriminação
1.6. Entretanto devemos deixar claro que o feminismo é uma ideologia que busca desconstruir os valores bíblicos
2. A “liberdade sexual”.
2.1. A Bíblia se refere ao sexo como:
a. Algo prazeroso entre o homem e sua mulher nos limites do casamento (Pv 5.18,19).
b. A satisfação sexual deve ocorrer dentro do matrimônio e ser precedida de amor mútuo entre ambos (1Co 7.3-5)
2.2. Para o feminismo esse modelo:
a. É repressivo
b. Deve ser combatido em busca de “libertação” sexual da mulher
c. Dizem que nenhum modo de relação sexual deve ser considerado certo ou errado
. Isso inclui a iniciação sexual precoce
. Isso inclui a prática da homossexualidade
. Isso inclui a fornicação
. Isso inclui o adultério
. Isso inclui a prostituição (1Co 6.10)
d. Nessa esteira alguns temas são radicalizados pelo ativismo ideológico do movimento.
. O aborto
. A gravidez indesejada
. A desconstrução da família
3. Ataques à família tradicional.
3.1. O que a Bíblia ensina (Mt 19.5,6)
a. O casamento é monogâmico
b. O casamento é heterossexual
c. O casamento é indissolúvel
d. No casamento o homem é o líder da família (Ef 5.23)
3.2. Para a ideologia do ativismo feminista, essa forma bíblica de matrimônio:
a. Escraviza a mulher
b. Obriga o casal a ter relações sexuais apenas com o seu cônjuge
c. Tiraniza os laços conjugais que não podem ser rompidos
3.3. Nesse sentido, a visão marxista é:
a. De desconstrução da família tradicional
b. Promoção da liberdade sexual
c. Dissolução do matrimônio.
3.4. Esse conceito exerce forte influência no movimento feminista.
III – MULHER VIRTUOSA: SÍMBOLO BÍBLICO DE FEMINILIDADE
1. Modelo de esposa fiel
1.1. A mulher virtuosa é de inestimável valor (Pv 31.10).
a. Seu marido confia nela (Pv 31.11a)
b. Faz de seu marido um homem bem-sucedido (Pv 31.23)
c. É uma mulher confiável
d. Não é uma mulher instável
1.2. A conduta da mulher virtuosa é ilibada em todas as áreas, tais como:
a. Lealdade conjugal (Pv 31.12)
b. Pureza sexual
c. Administração do lar
d. Administração das finanças
. Não coloca a família em necessidade (Pv 31.11b)
2. Padrão de mãe amorosa.
2.1. A mulher virtuosa é também uma mãe dedicada (Pv 31.15a).
a. Ela acorda quando ainda está escuro e providencia a refeição para a família.
b. Pelo bem-estar de seu marido e filhos, ela gerencia as diversas tarefas do lar (Pv 31.15b).
c. Ela é uma mãe protetora (Pv 31.21)
. Educa sua prole com sabedoria e bondade (Pv 31.26).
d. Antecipa-se as dificuldades domésticas e “não come o pão da preguiça” (Pv 31.27)
2.2. Os filhos reconhecem seu incalculável valor, e, a elogiam (Pv 31.28a).
3. Exemplo de administradora e empreendedora.
3.1. A mulher virtuosa é uma notável administradora.
a. Adquire tecidos, confecciona roupas, lençóis e colchas de boa qualidade (Pv 31.15,22)
b. Negocia bens importados e de elevado padrão para a sua casa (Pv 31.14)
c. Compra propriedades e gerencia negócios lucrativos (Pv 31.16)
d. Administra a produção e as vendas de seu empreendimento (Pv 31.18,24)
3.2. A mulher virtuosa tem grande generosidade.
a. Generosa e sensível, ajuda aos pobres e necessitados (Pv 31.20)
b. Cheia de energia e de bom caráter é autoconfiante em relação ao futuro (Pv 31.25)
c. Essa esposa, mãe e empreendedora é louvada por sua família (Pv 31.28,29)
d. O seu valor não reside na aparência física, mas em um coração temente a Deus (Pv 31.30)
e. O exemplo e as virtudes dessa mulher serão publicamente reconhecidos (Pv 31.31)
Conclusão: A Bíblia revela que homens e mulheres se complementam (Gn 2.24). Dessa forma, marido e esposa são iguais como pessoas, mas diferentes nas funções divinamente estabelecidas. Dentre outros papéis, Deus confiou às mulheres a dádiva da maternidade e a tarefa de ser auxiliadora. Essas características enobrecem e não estigmatizam as mulheres. Contudo, a desconstrução da feminilidade as coloca em rota de colisão com a vontade divina. Por isso, a mulher cristã é instruída a honrar a sua feminilidade e assim glorificar a Deus em sua soberania (Lc 1.38,46-48).
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