Adultos

Lição 7 - A desconstrução da feminilidade bíblica III

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL: Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia

COMENTARISTA: Douglas Roberto de Almeida Baptista

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 7 – A DESCONSTRUÇÃO DA FEMINILIDADE BÍBLICA

Texto: Provérbios 31.10-31

Introdução: A mulher foi criada para cooperar com o homem. Deus lhe confiou a dádiva da maternidade e função de ser esposa e auxiliadora.

I – FEMINILIDADE BÍBLICA

1. A criação divina da mulher.

1.1. O homem e a mulher foram criados à imagem de Deus (Gn 1.27)

a. Na ordem da Criação, Adão foi criado antes de Eva (Gn 2.7,15)

b. Em seguida Deus criou a mulher (Gn 2.18; Gn 2.21,22,23)

1.2. No ato criativo, a imagem divina foi distribuída sem distinção entre eles, fazendo-os iguais diante do Altíssimo.

a. Adão e Eva foram criados iguais em:

. Pessoalidade

. Valor

. Honra

. Respeito

b. Essa igualdade não quer dizer uniformidade de papéis (Gn 1.26-28; 3.16-19)

c. A Bíblia ensina a igualdade de ambos, mas também deixa claro as funções distintas de cada um

2. A bênção da maternidade

2.1. Na criação, Deus ordena ao casal que se multipliquem (Gn 1.28)

a. Obviamente, uma tarefa impossível para Adão realizar sozinho

b. A mulher foi criada com a bênção da maternidade e com a função de ser esposa e mãe

. Adão a chamou de Eva “porquanto ela era a mãe de todos os viventes” (Gn 3.20)

2.2. O papel natural da mulher inclui:

a. a dádiva da procriação

b. a dádiva de cuidadora do lar

c. a dádiva de cuidadora dos filhos (1Tm 5.14)

2.3. Ponto de vista do movimento feminista

a. O papel da mulher é o ponto sensível que elas consideram um ultraje

b. Dizem que esse papel limita a função social da mulher

c. Lutam pela emancipação dos afazeres do lar e da maternidade

d. Lutam pela emancipação da maternidade

. Maria, mãe de Jesus considerou a concepção uma bênção. (Lc 1.46-48)

. Essa bênção deve ser rememorada sempre às mulheres cristãs do século XXI

3. A mulher como auxiliadora

3.1. A mulher foi criada para ser auxiliadora do homem (1Co 11.9)

a. O termo “auxiliador” também é empregado para se referir a Deus (Sl 33.20; Sl 121.2)

b. Auxiliar não é algo depreciativo (Gn 2.18)

. É uma nobre função de ajuda

. É uma nobre função de socorro

c. Deus fez a mulher para cooperar com o homem, o qual vivia só.

3.2. Essa complementaridade mútua é necessária à formação do casal (Pv 5.18)

a. À procriação

b. À satisfação sexual

c. À vivência afetuoso

d. À vivência prazerosa

II – A DESCONSTRUÇÃO DA FEMINILIDADE

1. O ativismo feminista.

1.1. No século 19, aconteceu na Europa e nos EUA a primeira onda do ativismo feminista

a. As mulheres reivindicavam direitos iguais aos dos homens

b. O primeiro ativismo feminista a se popularizar foi o direito ao voto.

1.2. No século 20, a segunda onda do feminismo lutou por:

a. Direitos reprodutivos

b. Liberdade sexual

c. A ativista Simone de Beauvoir (1908-1986) estabelece uma das máximas do feminismo: “não se nasce mulher, se torna mulher”.

1.3. O ativismo feminista avança:

a. Se amplia para a discussão de gênero

b. Toma conotações de “empoderamento” da mulher.

1.4. Em 2011, a partir de um fenômeno na Universidade de Toronto, no Canadá, se introduz o slogan “meu corpo, minhas regras”.

1.5. Sendo cristãos, devemos:

a. Afirmar os direitos das mulheres

b. Defender os direitos das mulheres

c. Combater qualquer tipo de discriminação

1.6. Entretanto devemos deixar claro que o feminismo é uma ideologia que busca desconstruir os valores bíblicos

2. A “liberdade sexual”.

2.1. A Bíblia se refere ao sexo como:

a. Algo prazeroso entre o homem e sua mulher nos limites do casamento (Pv 5.18,19).

b. A satisfação sexual deve ocorrer dentro do matrimônio e ser precedida de amor mútuo entre ambos (1Co 7.3-5)

2.2. Para o feminismo esse modelo:

a. É repressivo

b. Deve ser combatido em busca de “libertação” sexual da mulher

c. Dizem que nenhum modo de relação sexual deve ser considerado certo ou errado

. Isso inclui a iniciação sexual precoce

. Isso inclui a prática da homossexualidade

. Isso inclui a fornicação

. Isso inclui o adultério

. Isso inclui a prostituição (1Co 6.10)

d. Nessa esteira alguns temas são radicalizados pelo ativismo ideológico do movimento.

. O aborto

. A gravidez indesejada

. A desconstrução da família

3. Ataques à família tradicional.

3.1. O que a Bíblia ensina (Mt 19.5,6)

a. O casamento é monogâmico

b. O casamento é heterossexual

c. O casamento é indissolúvel

d. No casamento o homem é o líder da família (Ef 5.23)

3.2. Para a ideologia do ativismo feminista, essa forma bíblica de matrimônio:

a. Escraviza a mulher

b. Obriga o casal a ter relações sexuais apenas com o seu cônjuge

c. Tiraniza os laços conjugais que não podem ser rompidos

3.3. Nesse sentido, a visão marxista é:

a. De desconstrução da família tradicional

b. Promoção da liberdade sexual

c. Dissolução do matrimônio.

3.4. Esse conceito exerce forte influência no movimento feminista.

III – MULHER VIRTUOSA: SÍMBOLO BÍBLICO DE FEMINILIDADE

1. Modelo de esposa fiel

1.1. A mulher virtuosa é de inestimável valor (Pv 31.10).

a. Seu marido confia nela (Pv 31.11a)

b. Faz de seu marido um homem bem-sucedido (Pv 31.23)

c. É uma mulher confiável

d. Não é uma mulher instável

1.2. A conduta da mulher virtuosa é ilibada em todas as áreas, tais como:

a. Lealdade conjugal (Pv 31.12)

b. Pureza sexual

c. Administração do lar

d. Administração das finanças

. Não coloca a família em necessidade (Pv 31.11b)

2. Padrão de mãe amorosa.

2.1. A mulher virtuosa é também uma mãe dedicada (Pv 31.15a).

a. Ela acorda quando ainda está escuro e providencia a refeição para a família.

b. Pelo bem-estar de seu marido e filhos, ela gerencia as diversas tarefas do lar (Pv 31.15b).

c. Ela é uma mãe protetora (Pv 31.21)

. Educa sua prole com sabedoria e bondade (Pv 31.26).

d. Antecipa-se as dificuldades domésticas e “não come o pão da preguiça” (Pv 31.27)

2.2. Os filhos reconhecem seu incalculável valor, e, a elogiam (Pv 31.28a).

3. Exemplo de administradora e empreendedora.

3.1. A mulher virtuosa é uma notável administradora.

a. Adquire tecidos, confecciona roupas, lençóis e colchas de boa qualidade (Pv 31.15,22)

b. Negocia bens importados e de elevado padrão para a sua casa (Pv 31.14)

c. Compra propriedades e gerencia negócios lucrativos (Pv 31.16)

d. Administra a produção e as vendas de seu empreendimento (Pv 31.18,24)

3.2. A mulher virtuosa tem grande generosidade.

a. Generosa e sensível, ajuda aos pobres e necessitados (Pv 31.20)

b. Cheia de energia e de bom caráter é autoconfiante em relação ao futuro (Pv 31.25)

c. Essa esposa, mãe e empreendedora é louvada por sua família (Pv 31.28,29)

d. O seu valor não reside na aparência física, mas em um coração temente a Deus (Pv 31.30)

e. O exemplo e as virtudes dessa mulher serão publicamente reconhecidos (Pv 31.31)

Conclusão: A Bíblia revela que homens e mulheres se complementam (Gn 2.24). Dessa forma, marido e esposa são iguais como pessoas, mas diferentes nas funções divinamente estabelecidas. Dentre outros papéis, Deus confiou às mulheres a dádiva da maternidade e a tarefa de ser auxiliadora. Essas características enobrecem e não estigmatizam as mulheres. Contudo, a desconstrução da feminilidade as coloca em rota de colisão com a vontade divina. Por isso, a mulher cristã é instruída a honrar a sua feminilidade e assim glorificar a Deus em sua soberania (Lc 1.38,46-48).

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