ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023
Adultos - A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL: Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia
COMENTARISTA: Douglas Roberto de Almeida Baptista
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO Nº 6 – A DESCONSTRUÇÃO DA MASCULINIDADE BÍBLICA
Nesta lição, estudaremos sobre o conceito de masculinidade à luz da Bíblia e sobre a oposição progressista aos padrões bíblicos no que tange ao papel do homem. Nos dias atuais, é predominante a apologia à ideologia de gênero e à banalização da sexualidade na sociedade. Os espaços de ensino-aprendizagem, da mídia e da política têm sido invadidos por debates acalorados a respeito do tema. Diante desse cenário, a Igreja de Cristo precisa estar preparada para se posicionar e, quando necessário, lidar com pessoas que carecem de acolhimento e aconselhamento para se desvencilhar das amarras de Satanás.
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
A MASCULINIDADE BÍBLICA
Concernente ao que a Palavra de Deus ensina sobre a masculinidade, é sabido que Deus criou o homem no Jardim do Éden (Gn 1.26,27) e outorgou sobre seus ombros a responsabilidade de cultivar e guardar o jardim. Nesse sentido, o papel do homem era de exercer a liderança e prover os meios de subsistência para sua família. Aprendemos à luz da Bíblia em Gênesis que o mandado divino incluía a delimitação do comportamento masculino por todas as gerações.
O papel bíblico direcionado ao homem não o eleva em alta posição em relação a mulher, mas sim o impõe uma grande responsabilidade que não pode ser deturpada: proteção e provisão. Nesse ponto, ao homem foi ordenado honrar à sua mulher a tal ponto de fazê-la estar ligada a ele em amor, isto é uma grande honra dada a mulher.
Esse papel destina ao homem o papel de assegurar à sua case e família toda segurança necessária para uma vida tranquila e sóbria, seja na provisão do lar, seja no afastamento dos perigos cotidianos. Quando fugimos dessa verdade, encontramos famílias que perderam o referencial correto que é o objetivo principal do Diabo.
Ao homem compete zelar pelo bem-estar da sua família por meio do trabalho, do zelo e cuidado com a educação dos filhos, bem como pela afeição e segurança física e emocional da esposa. Infelizmente, as famílias têm sido influenciadas a coadunarem com a deformação da masculinidade. Não basta apenas desconstruir o papel do homem, é preciso também descaracterizar o que Deus estabeleceu para a masculinidade na tentativa de justificar a deturpação do gênero humano.
Destaque
[…] a Igreja precisa agir de modo incisivo para mostrar à sociedade que a vontade de Deus para a liderança masculina nunca foi a subserviência ou a inferiorização da identidade feminina. Deus honrou e preservou a mulher de um modo especial. Em contrapartida, foi o pecado que causou a deturpação dos papéis do homem e da mulher e estabeleceu o preconceito e o desequilíbrio tão presentes na sociedade hoje.COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA