Adultos

Lição 12 - Criando filhos saudáveis VI

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - RELACIONAMENTOS EM FAMÍLIA: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus

COMENTARISTA: Elienai Cabral

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 12 – CRIANDO FILHOS SAUDÁVEIS

Cotidianamente, tomamos conhecimentos de adultos emocionalmente abalados porque foram criados em lares onde as relações eram hostis. Estes ambientes são marcados por agressões físicas e morais entre pais, gritarias e ofensas entre irmãos, sem contar as preferências por um filho em detrimento do outro, provocando uma série de problemas de relacionamento no seio familiar. O cenário das famílias dos tempos bíblicos não era tão diferente dos atuais. Isso pode ser visto nas histórias de Abraão, Isaque, Jacó, José, Davi e muitos outros. Outrossim, o lar onde Jesus foi criado também apresentou suas dificuldades. Podemos inferir dessa maneira pelo fato de que os próprios irmãos de Jesus rejeitavam a crença de que seu irmão mais velho era o Messias prometido, esperado por Israel.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

UMA FAMÍLIA NORMAL

Jesus foi o filho primogênito de Maria e José (Lc 2.7). A história bíblica registra que José e Maria tiveram alguns filhos gerados pelos dois, os quais se chamaram Tiago, José, Judas e Simão e pelo menos duas irmãs (Mc 6.3). Existem outros textos no Novo Testamento que declaram que Jesus tinham irmãos, filhos de José e Maria (Jo 7.1-5).

Olhando paro contexto da concepção, nascimento, infância e adolescência de Jesus podemos entender que o Filho de Deus foi criado como qualquer outra criança comum de Jerusalém. Ele conviveu com seus irmãos e irmãs, e foi instruído por seu pai adotivo José e sua mãe Maria.

É comum encontrarmos pessoas que vão de encontro a essa verdade bíblica e histórica, espiritualizando toda a vida de Cristo ao afirmar que Ele já nasceu pronto como adulto, por causa da omissão bíblica sobre alguns relatos da criação de Jesus até o seu batismo.

Contudo, Ele teve uma jornada como qualquer outra, distinguindo-se apenas por seu modo santo e separado dos demais, preservando-se em sua missão de salvar o mundo.

Destaque

O relato dos momentos iniciais da vida de Jesus (Lc 2.1-24) e a breve narrativa da sua adolescência (Lc 2.39-52) apontam que Cristo desenvolveu-se humanamente com características peculiares de um adolescente. O que tornava nosso Senhor tão especial era a consciência de que era o Filho Unigênito de Deus, assim como a renúncia a qualquer mínima atitude pecaminosa que pudesse comprometer Sua missão como Salvador do mundo.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.