Adultos

Lição 9 - Uma família nada perfeita II

ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - RELACIONAMENTOS EM FAMÍLIA: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus

COMENTARISTA: Elienai Cabral

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 9 – UMA FAMÍLIA NADA PERFEITA

...

COMENTÁRIOS DIVERSOS

Zeruia é irmã de Davi, mãe de Abisai, Joabe e Asael. Sua história não é detalhada na Bíblia, mas o pouco relatado é um tanto peculiar… Primeiramente, numa época em que se valorizava o nome do pai de alguém, toda vez que seus filhos são mencionados, é o nome dela que aparece.

O rei Davi teve mais de vinte filhos. A Bíblia registra os nomes de pelo menos dezenove filhos de Davi e uma filha, mas ele teve ainda outros filhos e filhas cujos nomes não foram citados no texto bíblico. Os filhos de Davi mais conhecidos na Bíblia certamente foram Salomão, Absalão, Amnom, Adonias e Tamar.

DAVI

דוד David raramente (forma plena) דויד Daviyd (Hebraico) Davi = “amado” filho mais novo de Jessé e segundo rei de Israel δαβιδ Dabid (Grego) segundo rei de Israel, e antepassado de JESUS

CRISTO

Segundo rei de Israel, fundador da monarquia unida (1000-962 a.C.).

Fontes A principal fonte da vida e da época de Davi encontra-se no material encontrado nos livros de 1 e 2 Samuel e 1 Reis 1-2. Esses relatos, principalmente 2 Samuel 9.20 (a história da corte de Davi) formam uma representação realista de Davi feita por um historiador contemporâneo. O livro de 1 Crônicas 11.29 contém um relato paralelo a Samuel-Reis com alguns acréscimos e algumas omissões. E mais completo que eles em relação a detalhes da organização do templo e faz uma lista dos funcionários reais, apresentando Davi de forma mais idealista do que Samuel-Reis. Também são encontradas numerosas referências a Davi em outros livros do AT e do NT. As fontes secundárias são histórias no Talmude, Alcorão e nas tradições rabínicas e cristãs. Elas ajudam a ilustrar, se não a iluminar, a figura mais amada de Israel depois do patriarca Abraão.

Nome e Família O nome Davi pode significar “amado”, do nome hebraico dod (cf. Jedidias, “por amor do Senhor” ou “porque o Senhor o amava”, 2 Sm 12.25). Algumas décadas atrás, alguns estudiosos pensaram que esse nome poderia ser um título, como “capitão”. O termo dawidum, “oficial do exército”, ocorre algumas vezes nos textos Mari, e a palavra dwdh ocorre uma vez na Pedra Moabita. Essa possível variação do nome de Davi, entretanto, está sendo atualmente posta em dúvida e rejeitada (K. A. Kitchen, Ancient Orientand Old Testament, pp. 84ss.). Davi nasceu em Belém de Judá, uma cidade a cerca de 10 quilômetros ao sul de Jerusalém, mencionada nas cartas de Tel el Amarna. Era a cidade de Boaz e Rute, e tornou-se mais conhecida como cidade natal de um filho de Davi, o Messias de Israel.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.