Adultos

Lição 7 - O relacionamento entre nora e sogra VI

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - RELACIONAMENTOS EM FAMÍLIA: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus

COMENTARISTA: Elienai Cabral

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 7 – O RELACIONAMENTO ENTRE NORA E SOGRA

Nesta lição, veremos a história de uma sogra e de uma nora que, mesmo diante da crise causada pela perda de seus respectivos maridos, souberam encontrar forças em Deus, confiaram na provisão dEle e não ficaram desamparadas. Nesse drama familiar, a obstinação de Rute se destaca, pois ela foi capaz de superar as dificuldades com atitudes de fé, inteligência, lealdade, persistência e esperança.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A CRISE ECONÔMICA NA TERRA DA JUDEIA

O afastamento Divino no período dos juízes trouxe sérias consequências a nação de Israel. Durante anos o povo ficou a mercê dos seus próprios desejos, pois não tinha um juiz, ou um governante, que os guiavam para mais próximo de Deus. Como juízo divino Por motivo do mercado de Israel, uma grande seca na cidade de Betel afligiu por muito tempo o povo judeu com a grande crise econômica.

Contudo, mesmo em meio a muita gente que havia se afastado da centralidade da adoração divina, muitos judeus conservam-se Íntegros diante de Deus. Porém, eles acabavam sofrendo as consequências da maioria apóstata, tendo como grande diferença o cuidado de Deus em uma situação difícil de crise.

A história de Rute desenrola-se durante o período dos juízes. Ela revela que durante a deplorável apostasia moral e espiritual daqueles dias, havia um remanescente fiel que continuava a amar e obedecer a Deus. O livro salienta o fato de que Deus opera na vida daqueles que permanecem fieis a Ele e à sua Palavra.

A agricultura na Palestina depende de chuvas regulares. Qualquer falta de chuvas traz fome (Gn 26.1; 2 Sm 21.1; 1 Rs 18.2). A Lei da aliança identifica fome como um dos juízos enviados por Deus, caso Seu povo fosse infiel (Dt 28.23-24). Dadas as características da época, a família de Noemi fugiu durante um tempo quando muitos da região se voltaram para a adoração de Baal. Isso torna mais forte a fé firme de Noemi e do piedoso Boaz. Eles nos lembram que em qualquer condição da nossa sociedade, nós e nossa família podemos permanecer comprometidos com Deus.

Destaque

O contexto da época dos juízes era muito difícil, haja vista que se tratava de um período em que não havia rei em Israel e cada um fazia o que parecia reto a seus olhos (Jz 21.25). A falta de compromisso com os ensinamentos da lei mosaica resultava no desprezo e falta de cuidado do Tabernáculo em relação a prover o amparo aos órfãos e às viúvas, conforme ordenava a lei (Dt 24.17). Mas Deus é Pai de órfãos e juiz de viúvas no seu lugar santo (Sl 68.5). Ele não deixa desamparados os que temem Seu nome. Por isso, cuidou de Noemi e sua nora naquele momento tão difícil.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.