ASSEMBLEIA DE DEUS - IBOTIRAMA/BA
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023
Adultos - RELACIONAMENTOS EM FAMÍLIA: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus
COMENTARISTA: Elienai Cabral
COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES
LIÇÃO Nº 6 – O AVIVAMENTO NO MINISTÉRIO DE PEDRO
- INTRODUÇÃO
- Sansão foi um líder de Israel que ficou conhecido por sua grande força física. Ele lutou contra os filisteus, um povo que oprimia Israel, e matou muitos de seus inimigos. Sansão também ficou conhecido por sua relação com uma mulher chamada Dalila, que destruiu sua força.
I – TEXTO BÍBLICO
(Juízes 13.1-7,24; 14.1-3).
II – A HISTÓRIA DE SANSÃO
(Daniel Conegero Daniel Conegero).
- Sansão foi um dos últimos juízes de Israel antes Samuel. A História de Sansão é uma das mais conhecidas da Bíblia, sobretudo pela forma com que ele era usado pelo Espírito de Deus, demonstrando uma força sobre-humana. É difícil saber o significado do nome “Sansão”, no original Shimshon. É possível que esse nome tenha sido derivado do hebraico shemesh, “sol”. Se for esse o caso, então Sansão significa algo como “pessoa solar” ou “parecido com o sol”.
- Existe também a possibilidade de seu nome ter sido derivado do hebraico shamam, que significa “destruir”. Se essa sugestão estiver correta, então Sansão poderia significar “destruidor”. O que sabemos é que o nome “Sansão” foi lhe dado por seus pais, talvez fazendo uma referência antecipada sobre sua força e energia miraculosa concedida pelo Senhor (cf. Jz 5:31; Sl 19:5; 84:11).
1 - Quem foi Sansão na Bíblia
- Sansão foi um israelita da tribo de Dã, e era filho de Manoá. Desde antes de seu nascimento, Sansão já havia sido dedicado por seus pais ao Senhor como um nazireu, voto que ele deveria seguir por toda sua vida (Jz 13:3-7). Sansão nasceu por volta de 1090 a.C., logo no início da opressão dos filisteus que durou quarenta anos (Jz 13:1). A mãe de Sansão era estéril, mas o texto bíblico nos informa que o anjo do Senhor apareceu e prometeu a seus pais que teriam um filho (13:5).
- É possível que o início de sua história como grande opositor dos filisteus tenha se dado após a terrível batalhada que ocorreu próximo de Afeca, em cerca 1070 a.C. Na ocasião, os filisteus capturaram a Arca da Aliança, incendiaram Silo e milhares de israelitas perderam a vida (1Sm 4:1-11). O povo de Israel ficou tão desmoralizado e se submeteu ao jugo filisteu de tal forma que em nenhum momento procurou arrependimento, nem mesmo orou ao Senhor pedindo livramento durante os 20 anos do ministério de Sansão (Jz 15:20; 16:31; 1Sm 7:2).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES