Adultos

Lição 6 - Pais zelosos e filhos rebeldes VI

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - RELACIONAMENTOS EM FAMÍLIA: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus

COMENTARISTA: Elienai Cabral

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 6 – O AVIVAMENTO NO MINISTÉRIO DE PEDRO

É muito comum ouvir dos mais antigos que na época em que eram mais jovens os costumes e hábitos eram completamente diferentes com relação à forma como os filhos tratavam seus pais. Infelizmente, a inversão de valores na sociedade não comprometeu apenas o conceito de certo ou errado, moral ou imoral, mas afetou também as boas práticas de respeito para com os mais velhos. Filho rebelde sempre existiu, desde Caim matando seu irmão e recebendo a reprimenda do Senhor. Não são poucos os que adentram pelo mesmo caminho e colhem os frutos de suas escolhas.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

OS PAIS DE SANSÃO

O contexto bíblico em voga reflete um ambiente de juízo divino sobre um povo rebelde. Deus os entregou nas mãos dos filisteus por motivo da nação de Israel ter se distanciado do centro da vontade divina, vivendo debaixo da prática do pecado e fazendo o que era mal aos olhos do Senhor (Jz 13.1). Contudo, mesmo assim, diante de uma sociedade corrompida, encontramos famílias que seguiam debaixo do temor do Senhor, servindo a Ele conforme os preceitos da Lei deixada para que seguissem.

Uma dessas famílias foi a de Manoá, que por sua fidelidade ao Senhor recebeu a visita do Seu Anjo, com a notícia de um milagre para a sua esposa que era estéril, que seria a providencia de livramento para o povo através da criança que viria ao mundo. A mulher de Manoá foi escolhida para ser a mãe de Sansão, um juiz que livraria o povo das mãos dos filisteus. Contudo, essa criança deveria seguir alguns preceitos orientados pelo próprio Deus.

Deus queria que Sansão fosse nazireu, e que segundo seus elevados padrões, ele fosse um notável exemplo de vida e testemunho para o seu povo. […] Enquanto a mãe de Sansão recebeu as ordens para evitar beber vinho, e quaisquer outras bebidas fermentadas durante sua concepção e gravidez, por motivos espirituais, a ciência médica moderna dá o mesmo conselho por problemas físicos. Os mais destacados especialistas em defeitos congênitos do ser humano advertem que se a gestante ingerir bebida alcoólica, mesmo em doses mínimas durante a concepção ou gravidez, corre um grande risco de abortar ou causar defeitos e lesões congênitas e incuráveis nos seus nenês.

O anjo também disse à mulher que o menino livraria os israelitas da opressão dos filisteus (Jz 13.5). Ela contou ao marido o que acontecerá e a resposta dele mostra sua fé em Deus: orou para que o Senhor enviasse novamente seu mensageiro, desta vez para ensiná-los a criar o menino corretamente. Quando o anjo apareceu pela segunda vez, Manoá conversou com ele e tomou conhecimento de tudo.

Destaque

Manoá e sua mulher esperavam em Deus por uma mudança e aceitavam sua situação sem murmurar. A mulher de Manoá, pelo fato de não poder dar filhos ao marido, provavelmente ainda sofria o repúdio das outras famílias, uma vez que naquela cultura uma mulher estéril estava debaixo da maldição de Deus. O casal suportava tudo isso com resignação e temor a Deus. […] A mulher de Manoá temia ao Senhor, confiava no seu poder e cria que Ele podia reverter a sua esterilidade. Ela orou a Deus e foi ouvida. Aquela mulher recebeu avista de um anjo da parte de Deus […] Por causa da sua fé inabalável em Deus, a mulher de Manoá foi agraciada por Ele, com um filho que iria libertar o povo judeu das mãos dos filisteus.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.