Adultos

Lição 10 - O avivamento na vida pessoal VI

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - AVIVA A TUA OBRA - O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 10 – O AVIVAMENTO NA VIDA PESSOAL

Nesta lição, estudaremos sobre a importância do avivamento na vida diária do crente. Uma vida de devoção contínua, de intimidade e comunhão com Deus, resulta em bênçãos sem medida que abrangem o crescimento pessoal e o bom relacionamento com a família e com os amigos. Andar em espírito, ter a sensibilidade na presença de Deus são aspectos relevantes de uma vida genuinamente avivada.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

O AVIVAMENTO NA VIDA DO SALMISTA

Quando se trata de avivamento no âmbito pessoal, mais uma vez precisamos destacar que o verdadeiro avivamento não pode ser confundido com as manifestações dos dons no crente, sejam estes espirituais ou ministeriais. Sinais, prodígios e maravilhas, de longe, significam avivamento espiritual, haja vista que tais experiências seguiriam os que creem, embora não necessariamente os que vivem de acordo com o Evangelho (Mt 7.22,23). A vivencia do salmista ressalta um estilo de vida longe dos holofotes. Quando não há ninguém por perto é que a sinceridade do seu caráter se revela. É no âmago do salmista, no vaguear dos seus pensamentos ou nas intenções do seu coração, que mora o conflito entre a obediência à vontade de Deus ou a sujeição às vontades da carne (Rm 7.18-25).

Quando ele fala em seu cântico “Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei [...]” (Sl 63.1), entendemos bem o real sentido de uma vida distante dos palanques erguidos por pessoas legalistas e hipócritas. O cristão autêntico e verdadeiramente avivado entende que a presença de Deus de maneira real não é conquistada através de uma vida de status pessoal, mas sim de uma real devoção com o Senhor, em sinceridade de coração.

A devoção a Deus, em decorrência do temor às Escrituras Sagradas, nutre no coração do salmista o anelo pela presença de Deus. Nada se compara à benignidade do Senhor, pois esta é melhor do que a própria vida. Não há prazer maior do que estar na presença de Deus. “Eu te bendirei enquanto viver”, diz o salmista.

O salmista entende bem, através de uma vida pessoal cheia de Deus, que longe de Sua presença não acharia prazer nem alegria. Deus é quem nos auxilia em todas as coisas, incluindo as que nos geram paz espiritual verdadeira. Ser avivado em ter uma segurança divina que conduz o cristão ao real entendimento do que é estar diante do altar de Deus.

Destaque

A partir da experiência do salmista, podemos delinear alguns aspectos que não podem faltar na vida cristã de um crente que almeja experimentar o verdadeiro avivamento espiritual. Em tempos em que a aparência fala mais alto do que o exercício prático da Palavra de Deus, a conduta do crente avivado causa estranheza para aqueles que pensam ser difícil ou mesmo impossível ter uma vida espiritual avivada na igreja dos dias atuais.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.