ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023
Adultos - AVIVA A TUA OBRA - O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus
COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO Nº 10 – O AVIVAMENTO NA VIDA PESSOAL
Nesta lição, estudaremos sobre a importância do avivamento na vida diária do crente. Uma vida de devoção contínua, de intimidade e comunhão com Deus, resulta em bênçãos sem medida que abrangem o crescimento pessoal e o bom relacionamento com a família e com os amigos. Andar em espírito, ter a sensibilidade na presença de Deus são aspectos relevantes de uma vida genuinamente avivada.
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
O AVIVAMENTO NA VIDA DO SALMISTA
Quando se trata de avivamento no âmbito pessoal, mais uma vez precisamos destacar que o verdadeiro avivamento não pode ser confundido com as manifestações dos dons no crente, sejam estes espirituais ou ministeriais. Sinais, prodígios e maravilhas, de longe, significam avivamento espiritual, haja vista que tais experiências seguiriam os que creem, embora não necessariamente os que vivem de acordo com o Evangelho (Mt 7.22,23). A vivencia do salmista ressalta um estilo de vida longe dos holofotes. Quando não há ninguém por perto é que a sinceridade do seu caráter se revela. É no âmago do salmista, no vaguear dos seus pensamentos ou nas intenções do seu coração, que mora o conflito entre a obediência à vontade de Deus ou a sujeição às vontades da carne (Rm 7.18-25).
Quando ele fala em seu cântico “Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei [...]” (Sl 63.1), entendemos bem o real sentido de uma vida distante dos palanques erguidos por pessoas legalistas e hipócritas. O cristão autêntico e verdadeiramente avivado entende que a presença de Deus de maneira real não é conquistada através de uma vida de status pessoal, mas sim de uma real devoção com o Senhor, em sinceridade de coração.
A devoção a Deus, em decorrência do temor às Escrituras Sagradas, nutre no coração do salmista o anelo pela presença de Deus. Nada se compara à benignidade do Senhor, pois esta é melhor do que a própria vida. Não há prazer maior do que estar na presença de Deus. “Eu te bendirei enquanto viver”, diz o salmista.
O salmista entende bem, através de uma vida pessoal cheia de Deus, que longe de Sua presença não acharia prazer nem alegria. Deus é quem nos auxilia em todas as coisas, incluindo as que nos geram paz espiritual verdadeira. Ser avivado em ter uma segurança divina que conduz o cristão ao real entendimento do que é estar diante do altar de Deus.
Destaque
A partir da experiência do salmista, podemos delinear alguns aspectos que não podem faltar na vida cristã de um crente que almeja experimentar o verdadeiro avivamento espiritual. Em tempos em que a aparência fala mais alto do que o exercício prático da Palavra de Deus, a conduta do crente avivado causa estranheza para aqueles que pensam ser difícil ou mesmo impossível ter uma vida espiritual avivada na igreja dos dias atuais.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA