ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO DO BELÉM – SETOR 31 ERMELINO MATARAZZO, SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017
Adultos - A razão da nossa fé: assim cremos, assim vivemos
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 10 – AS MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO
Texto: Atos 2.1-6; 1Coríntios 12.1-7
Introdução: Cremos na atualidade do batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação
I - A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO
1. A experiência do Pentecostes
1.1. João Batista havia falado sobre o batismo no Espírito Santo (Mt 3.11; At 1.5)
1.2. Jesus falou que esse batismo era a promessa do Pai (At 1.4)
1.3. A experiência do batismo no Espírito Santo deu-se em At 2.2-4.
1.4. Cornélio recebeu essa experiência, também (At 10.44-46)
2. Batismo ‘no’ Espírito Santo ou ‘com o’ Espírito Santo
2.1. As duas traduções são legítimas à luz da gramática grega
2.2. A idéia de batismo no Novo Testamento é de 'imersão' (Rm 6.3,4; Cl 2.12)
2.3. Versões
. RA e NVI: tem nota informando 'com' ou 'em'
. Almeida revista : 'batizar em água' / 'batizar no Espírito Santo'
. Nós adotamos 'em água' e 'no Espírito Santo' pois 'com' pode parecer aspersão
3. Os sinais sobrenaturais
3.1. Há três sinais da ação sobrenatural do Espírito Santo no dia de Pentecostes
. O som como de um vento (At 2.2)
. A visão das línguas repartidas como que de fogo (At 2.3)
. O falar em línguas (At 2.4)
3.2. O som soava como vento, mas não era vento, e da mesma forma a visão não era fogo, mas lembrava o fogo de Deus (Êx 3.2; 1Rs 18.38)
3.3. Com essas manifestações inauguraram o início da Igreja
II - A NATUREZA DAS LÍNGUAS
1. Fonte
1.1. As línguas eram sobrenaturais
. A fonte era o próprio Espírito Santo (At 2.4)
1.2. Outra evidência é que eles 'ouviram' (At 2.6,8,11)
2. A glossolalia
2.1. ‘Glossolalia’ é a manifestação das línguas estranhas no batismo no Espírito Santo bem como das línguas como um dos dons espirituais.
2.2. As línguas manifestadas no dia de Pentecostes são as mesmas que aparecem na lista dos dons espirituais, mas diferentes quanto à função. (1Co 12.10,28;14.2)
3. Sua continuação
3.1. A evidência inicial é o 'falar em línguas' (At 2.4)
. Aconteceu na casa de Cornélio, também (At 10.45,46)
. Aconteceu na chegada de Paulo a Éfeso (at 19.6)
3.2. As línguas vão cessar por ocasião da vinda de Jesus (1Co 13.8-10)
III - SIGNIFICADO E PROPÓSITO <p.1. O batismo no Espírito Santo não é sinônimo de salvação
1.1. Trata-se de bênçãos diferentes.
1.2. Todos os crentes em Jesus já têm o Espírito Santo.
. O pecador recebe o Espírito Santo no ato da conversão (Gl 3.2; Ef 1.13)
1.3. Na regeneração o Espírito promove o novo nascimento (Jo 3.6-8)
2. Definição e propósitos
2.1. O bastismo no Espírito Santo
. É o revestimento de poder para realizar a obra de Deus (Lc 24.46-49)
. Seu propósito é capacitar o crente (At 1.8)
. Ajuda a viver na edificação interior do crente, também.
IV - O DONS ESPIRITUAIS
1. Os dons espirituais
1.1. São demonstrações de poder na vida da Igreja (At 1.8)
. A igreja não se sustenta sozinha, por isso Jesus enviou o Espírito Santo (Jo 14.16-18)
1.2. Há pelo menos três listas desses dons (Rm 12.6-8; 1Co 12.8-10,28-30)
2. Os dons são dados aos crentes individualmente
2.1. A manifestação dos dons ocorre por meio das três Pessoas da Trindade
. Pelo Espírito 'diversidades de dons' (1Co 12.4)
. Pelo Senhor 'na diversidade de ministérios' (1Co 12.5)
. Pelo Deus Pai, na 'diversidade de operações ' (1Co 12.6)
2.2. Os dons são dados individualmente (1Co 12.7)
. Não é para exibição ou ostentação do crente (At 3.12; At 12.11)
Conclusão: Os dons espirituais são atuais na vida da Igreja e são dados a cada um para o que for útil, sempre pa o bem da Igreja local.
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