Adultos

Lição 5 - O avivamento na vida da Igreja III

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - AVIVA A TUA OBRA - O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 5 – O AVIVAMENTO NA VIDA DA IGREJA

Texto: Atos 2.1-13

Introdução: Ao longo dos anos, a Igreja experimenta avivamentos por meio do batismo no Espírito Santo e da atualidade dos dons espirituais.

I- O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E O PÚBLICO-ALVO

1- O chamado abrangente de Jesus

1.1. A Primeira condição para receber o Batismo no Espírito Santo é passar pela experiência de salvação.

a. É preciso arrepender-se e crer no Evangelho (Mc 1.15)

. Sem arrependimento e fé, não há salvação

1.2. A segunda condição é obedecer a Deus

a. É a prova de que o nosso arrependimento e fé devem produzir frutos dignos (1Jo 5.2-4)

1.3. A terceira condição é santificar-se

a. A bíblia é bem clara: sem santificação, ninguém verá a Deus (Hb 12.14)

1.4. Esse chamado de Jesus é para todas as pessoas.

a. Jesus antecede a experiência do batismo no Espírito Santo

2- A promessa é para todos os salvos

2.1. Os primeiros a receberem essa manifestação sobrenatural do Espírito Santo foram os discípulos

a. Se reuniram no cenáculo para perseverar em oração (At 1.12-14)

2.2. Os discípulos esperavam o cumprimento da promessa feita por Jesus (At 2.1; cf.1.4,5,8)

a. O Espírito Santo foi derramado sobre todos os que estavam reunido na casa (At 2.1,2)

. O Espírito Santo veio sobre eles de repente

2.3. Essa promessa é atemporal e perene (At 2.39)

a. O batismo no Espírito Santo é para todos os salvos em todas as épocas

b. O batismo no Espírito Santo é para todos os salvos em todas as culturas

c. O batismo no Espírito Santo é para todos os salvos em todas as geografias

3- O engano dos cessacionistas

3.1. O cessacionismo

a. É uma corrente da Teologia Reformada e de algumas igrejas históricas,

. Essa corrente afirma que os dons espirituais cessaram na vida da Igreja

. Essa corrente afirma que o batismo no Espírito Santo era apenas para os dias apostólicos

. Essa corrente afirma que os dons espirituais eram apenas para os dias apostólicos

. Há uma “ginástica de interpretação bíblica” para justificar essa invencionice histórica

3.2. Há outros que, seguindo seus teólogos, afirmam que o batismo no Espírito Santo é a própria conversão

3.3. O batismo no Espírito Santo é uma experiência distinta da salvação

a. Todos os discípulos que receberam o batismo no Espírito já eram salvos

b. Os dons espirituais transbordaram os limites da igreja apostólica

3.4. Nós pentecostais afirmamos que:

a. O batismo no Espírito Santo com evidência física de falar em línguas estranhas

b. A atualidade dos dons espirituais na vida da Igreja

II – O DINAMISMO DA IGREJA APOSTÓLICA

1- A Igreja nasce avivada

1.1. Do ponto de vista histórico, a Igreja passou a existir no dia de Pentecostes

a. Começou a existir sob a atuação direta do Espírito Santo.

b. A Igreja nasceu avivada

1.2. A Igreja foi consagrada pela descida do Espírito Santo (At 2)

. Isso nos faz lembrar quando o Tabernáculo foi consagrado pela descida da glória divina (Êx 40.34,35)

1.3. Portanto, ali no Pentecostes, o Senhor da Igreja iniciou o maior avivamento da história humana

2- A Igreja depois do Pentecostes

2.1. Os sinais do poder de Deus nos Atos dos Apóstolos podem ser resumidos assim:

a. Conversões e Batismos; frutos do avivamento espiritual em Jerusalém. (At 2.41)

2.2. Após o Pentecostes, a Igreja Apostólica pregava na autoridade do nome de Jesus, na unção e no poder do Espírito Santo, havia:

a. Perseverança na doutrina, na comunhão e na oração (At 2.42);

b. Temor, sinais e maravilhas (2.43)

c. O cuidado especial para com os irmãos carentes (2.44,45; 4.32,33).

2.3. O avivamento espiritual da Igreja Apostólica revela um profundo compromisso em duas esferas:

a. Espiritual (Piedade - Palavra e Oração)

b. Social (Comunhão - suprir a carência)

III – UM MINISTÉRIO UNGIDO PARA OS DIAS ATUAIS

1- Na unção do Espírito Santo

1.1. A pregação cristã deve ser acompanhada de poder, sinais e milagres

a. Esses sinais podem ser manifestos por meio de salvação de vidas para Jesus

b. Esses sinais podem ser manifestos por meio da expulsão de demônios;

c. Esses sinais podem ser manifestos por meio da Imposição de mãos sobre os enfermos para serem curados (Mc 16.18).

1.2. Um ministério avivado, ungido pelo Espírito Santo, é indispensável à missão da Igreja nestes dias

2- Autenticado por Deus

2.1. O que é necessário para um ministério ungido

a. A hermenêutica, a exegese e a homilética ajudam, mas não batam.

b. É preciso que Deus aprove o trabalho do obreiro (Mc 16.20)

2.2. O modelo da pregação do Novo Testamento é uma mensagem confirmada pelos sinais e prodígios de Deus

3- Glorifica a Cristo

3.1. O ministério ungido pelo Espírito glorifica a Cristo e não o homem.

a. Jesus declarou que a missão do Espírito Santo é glorificá-lo (Jo 16.13,14).

b. Toda mensagem do Evangelho e atividade sob a direção do Espírito Santo devem glorificar a Cristo (1Co 10.31)

c. Deus em Cristo é que deve ser glorificado a partir de nossa instrumentalidade na obra do Senhor.

Conclusão: A Igreja Apostólica nasceu sob o avivamento do Pentecostes, debaixo do glorioso batismo no Espírito Santo. Ao longo de sua história, aprendemos que a razão do seu êxito não foi o conhecimento humano de seus pregadores, membros e congregados. O que fez toda a diferença no ministério da Igreja Apostólica foi a unção do Espírito Santo sobre essa igreja. Não podemos deixar a chama apagar. A unção do Espírito Santo continua disponível hoje.

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