ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2022
Adultos - A JUSTIÇA DIVINA - A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
COMENTÁRIO: PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
LIÇÃO Nº 9 – GOGUE E MAGOGUE: UM DIA DE JUÍZO
INTRODUÇÃO
- Os capítulos 38 e 39 do livro de Ezequiel falam de um conflito em que Israel terá um êxito militar.
- Israel sairá fortalecido da guerra contra Magogue, que o porá em condição de fazer um acordo com o governante mundial, o Anticristo.
I – O QUE É A GUERRA ENTRE ISRAEL E MAGOGUE
- Na sequência do estudo do livro do profeta Ezequiel e da sua aplicação a nossos dias, analisaremos a profecia constante dos capítulos 38 e 39, que é o limiar dos últimos acontecimentos da história da humanidade.
- A profecia dos capítulos 38 e 39 do livro do profeta Ezequiel fala-nos de uma guerra que será travada entre Israel e um grupo de nações que se unirá a Magogue, que pretenderá invadir a terra de Canaã “no fim dos anos” (cfr. Ez.38:8).
- Em primeiro lugar, devemos tomar cuidado para não confundirmos este conflito descrito no livro do profeta Ezequiel com dois outros eventos distintos, a saber:
a) a batalha do Armagedom, que é o conflito que haverá entre os exércitos do Anticristo e Israel, que ocorrerá no final da Grande Tribulação;
b) a rebelião final de Gogue e Magogue, ou seja, o conflito que haverá entre os que se rebelarem contra o reino de Cristo, no final do milênio, que é descrita em Ap.20:7-10.
- Isto é importante considerar porque muitos, diante do colapso da União Soviética, em 1989, puseram, indevidamente, em descrédito muitos dos estudos que foram realizados a respeito da guerra entre Israel e Magogue, em especial aquele formulado pelo pastor Abraão de Almeida no livro “Israel, Gogue e o Anticristo”, seja porque a interpretação a respeito deste conflito foi relacionada à manutenção do regime comunista no planeta até aquele episódio, seja porque muitos tenham associado o regime comunista ao Anticristo (notadamente teólogos norte-americanos), duas interpretações que nada têm a ver com o vaticínio bíblico de Ezequiel 38 e 39.
- Tal associação, aliás, que se entendia ter caído em descrédito com o colapso da União Soviética, não se mostra desarrazoada em nossos dias, quando se verifica que o movimento comunista internacional está fortalecido na atualidade e é um três “projetos de dominação global” que se mostram no cenário político mundial, como bem dizia o filósofo brasileiro Olavo de Carvalho (1947-2022), projetos estes que têm como característica comum o anticristianismo, a saber: o russo-chinês, o islamismo e o globalismo ocidental.
OBS: “…As forças históricas que hoje disputam o poder no mundo articulam-se em três projetos de dominação global: o “russo-chinês” (ou “eurasiano”), o “ocidental” (às vezes chamado erroneamente “anglo-americano”) e o “islâmico”.…” (CARVALHO, Olavo de. Os donos do mundo. 21 fev. 2011. Disponível em: https://olavodecarvalho.org/os-donos-do-mundo/ Acesso em 20 ago. 2022).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO