Adultos

Lição 6 - A Justiça de Deus VI

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - A JUSTIÇA DIVINA - A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel

COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 6 – A JUSTIÇA DE DEUS

A justiça divina, aplicada nas palavras anunciadas ao profeta, tinha como finalidade desconstruir a falsa ideia da complacência de Deus com o pecado. Embora seja misericordioso e bondoso e, diga-se de passagem, essas qualidades constituem o caráter de Deus, Ele também é justo e exige dos seus servos a santidade. A justiça divina não tem prazer na morte do ímpio, mas que ele se arrependa e viva (Ez 18.23). Em contrapartida, o Senhor não tem por inocente aquele que, premeditadamente, permanece no pecado (Na 1.3). Para esse caso, o juízo divino se faz necessário1.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

SOBRE A IDENTIFICAÇÃO DO JUÍZO DIVINO

Como estamos estudando ao longo do trimestre, a nação de Israel chegou, infelizmente, a um estado de profunda idolatria e a um afastamento de Deus. Suas orações agora estavam voltadas aos deuses estranhos, acreditando que a sua prosperidade e suas bênçãos provinham deles.

Assim, a impunidade espiritual de Israel provocou a sua sentença, que viria da parte do Senhor. Eles estavam confortáveis, acreditando nas palavras dos falsos profetas que afirmavam não haver juízo por sobre eles. Contudo, Deus já havia determinado uma grande crise que sobreviria por sobre a terra.

Deus é o soberano de todo o universo, pois Javé é o Criador, aquele que com seu grande poder criou todas as coisas que há nos céus e na terra. As nações lhe pertencem, e ele tem o direito de julgá-las. Ele tem o direito de dominar sobre todos os povos da terra.

A espada é uma linguagem figurada para designar a guerra, e também resulta em fome e em peste (Ez 6.3,12; 7.15). É Javé quem manda as chuvas e fertiliza a terra e os campos (Jr 5.24; 14.22; Dt 32.2; Am 4.7,8). Em vez de agradecer a Deus, eles agradeciam as abençoadas colheitas a Baal (Os 2.8). A seca era um sinal visível do castigo divino (Jr 12.4; Dt 28.23). A fome é resultado da carestia; a falta de alimento é uma referência à escassez de alimento pela destruição agropecuária; a peste é resultado da epidemia causada pelas mortes nos campos de batalha (v.13). A palavra profética esclarece, com a carestia, fome e extermínio de seus moradores e até dos animais (Mt 24.7; Ap 6.8)2.

Destaque

No contexto de Ezequiel, a maldade dos israelitas concordavam com a mensagem enganosa pregada pelos falsos profetas e sacerdotes de que Deus não traria o juízo iminente sobre aquela geração. Esse tipo de discursos era uma forma de esconder os graves pecados cometidos encobertamente por aqueles que tinham a responsabilidade de rejeitá-los e ensinar ao povo a fidelidade aos ensinamentos da Lei.

A palavra “justiça” significa “correto, retidão”, e, no que refere à justiça de Deus, tanto em teologia como nas Escrituras, é um atributo divino definido em conformidade com a sua lei moral e espiritual, em harmonia com a santidade e a natureza de Deus.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.