ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2022
Adultos - A JUSTIÇA DIVINA - A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 4 – QUANDO SE VAI A GLÓRIA DE DEUS
Texto: Ezequiel 9.3; 10.4,18,19; 11.22-25
Introdução: Deus abandona o Templo e retira a sua glória por causa das abominações do povo.
I – SOBRE A GLÓRIA DE DEUS
1- O significado de “glória”
1.1. O contexto ajuda a esclarecer o sentido do termo
a. A palavra hebraica é kavod, que literalmente significa “peso”, e nesse sentido literal, só aparece duas vezes no Antigo Testamento (1Sm 4.18; 2Sm 14.26).
b. A Septuaginta, antiga versão grega do Antigo Testamento, emprega vários termos, entre eles
. doxa: “glória, resplendor, poder, honra, reputação”,
. time: “valor, honra”
c. Nas visões de Ezequiel, “glória” indica o resplendor pela presença do Senhor.
. Essa é a descrição feita pelo próprio profeta (Ez 1.26-28; 8.2)
1.2. Shekinah (Hb), geralmente usado entre os crentes como “glória”, não aparece na Bíblia, porém, é frequente no judaísmo
2- A glória de Deus
2.1. A glória de Deus se manifestou aos filhos de Israel quando Moisés dedicou o Tabernáculo a Deus (Êx 40.34,35)
a. Era a presença de Deus no meio do povo que acompanhou Israel nas suas jornadas no deserto até o início do reinado de Salomão.
. Neste período a arca foi transferida do Tabernáculo para o Templo
. A glória do Senhor encheu toda a casa (2Cr 5.13,14)
. No culto de dedicação do Templo a glória do Senhor veio, também (2Cr 7.1,2)
b. Deus estaria atento à oração nesse Templo (2Cr 7.14-16)
II – SOBRE A RETIRADA DA GLÓRIA DE DEUS
1- O querubim e a nuvem (Ez 9.3; 10.4)
1.1. O profeta está se referindo aos dois querubins do propiciatório da Arca da Aliança (2 Cr 5.8) ou às quatro criaturas da visão inaugural do capítulo 1?
a. Qualquer que seja a interpretação, a verdade é que isso indica a retirada da presença de Deus.
1.2. A nuvem
a. Essa nuvem está associada à presença pessoal de Javé durante a peregrinação do deserto (Êx 13.21)
b. Essa nuvem está associada à presença pessoal de Javé no Tabernáculo (Êx 33.7-10) . Desde a inauguração do Tabernáculo, permanentemente (Êx 40.34,35)
c. Essa nuvem está associada à presença pessoal de Javé no Templo (1Rs 8.10,11)
1.3. Essa presença divina atingiu o seu clímax com a manifestação do Filho de Deus (Jo 1.14)
2- A retirada da presença de Deus (Ez 10.18).
2.1. A glória de Javé pairou sobre os querubins e, aos poucos, afastou-se completamente do Templo
a. O profeta contempla essa glória se levantando da porta e se movendo para a carruagem trono que estava parada para descer em cima dos querubins
b. Nessa visão, Ezequiel acompanha a glória de Deus flutuando sobre os querubins e vê a carruagem divina se mover para a porta principal do Templo para a sua partida definitiva.
2.2. O significado
a. A saída da glória de Deus representa a retirada de sua presença.
b. Com isso, se aproxima a destruição do Templo
c. Essa casa foi destruída pelos caldeus em 587 a.C. (2Rs 25.3-10; Jr 39.2; 52.6)
3- Por fim a glória de Deus se pôs sobre o Monte das Oliveiras (Ez 11.23).
3.1. A presença de Deus no Templo era privilégio de Israel
a. Isso exigia responsabilidade, pois a glória de Deus não podia habitar com os pecados do povo.
b. Entretanto, a Casa de Deus era profanada com as práticas pagãs mais abomináveis (Ez 11.21).
3.2. Ezequiel viu a glória de Deus partindo do Templo para o Monte das Oliveiras.
a. A glória de Deus ascendeu ao céu para retornar no fim dos tempos, não mais no Templo de Jerusalém, mas no Templo do Milênio (Ez 44.2-4).
b. Com a retirada da presença de Deus, o Templo ficou vulnerável juntamente com a cidade de Jerusalém.
3.3. Interessante que o Monte das Oliveiras é também o local da ascensão de Jesus (At 1.9-11)
III – SOBRE O SEGUNDO TEMPLO
1- O segundo Templo
1.1. Ciro, rei da Pérsia, pôs fim ao cativeiro de Judá e decretou a reconstrução do Templo (2Cr 36.20- 23; Ed 1.1,2)
1.2. Conhecido como o Templo de Zorobabel, foi inaugurado no sexto ano de Dario” (Ed 6.15), que corresponde ao ano 516 a.C.
a. Não dava para comparar com o Templo de Salomão (Ag 2.3)
1.3. O pensamento pós-exílio era de que o retorno da glória de Deus era escatológico (Ml 3.1)
2- O Templo de Herodes
2.1. O Templo de Zorobabel foi reformado e ampliado por Herodes, Magno.
a. Persuadiu os judeus dizendo que o atual Templo não estava à altura da antiga glória
b. Teve início em 15 a.C. e estava em andamento nos dias de Jesus (46 anos depois) (Jo 2.20)
c. A construção só foi concluída em 66 d.C.
2.2. Era conhecido como ‘Segundo Templo’
2.3. Era o cartão postal de Jerusalém (Mc 13.1; Lc 21.5)
3- A presença do Filho de Deus
3.1. Não há registro de que a glória do Senhor tinha enchido a Casa na inauguração por Zorobabel
3.2. Foi o Senhor Jesus que trouxe a glória de Deus quando ministrou no Templo de Herodes (Ag 2.7; Jo 1.14).
3.3. A presença de Jesus no Templo fez a glória da segunda casa ser maior do que a da primeira (Ag 2.9; Mt 21.12,14,15; Lc 2.46).
3.4. O Templo desempenhava várias funções em Israel
a. Era o lugar de perdão
b. Era o lugar do encontro com Deus
c. Era o lugar da presença divina
d. Era o centro espiritual da nação
IV – SOBRE O SENHOR JESUS E O TEMPLO
1- Explicação teológica
1.1. Jesus disse: “Eis aqui está quem é maior do que Salomão” (Lc 11.31), o construtor do Templo
1.2. Jesus declarou-se maior do que o Templo: “está aqui quem é maior do que o templo” (Mt 12.6)
1.3. Quando Jesus curou o paralítico em Cafarnaum, disse: ”Filho, perdoados estão os teus pecados” (Mc 2.5).
. Era uma mensagem velada dirigida aos sacerdotes de que a função do Templo estava para ser concluída em breve
1.4. Com a vinda de Jesus ao mundo, o Templo tornou-se redundante (Jo 1.14)
2- O fim do Templo
2.1. Jesus anunciou o fim do Templo como fizeram Ezequiel e os demais profetas (Mt 24.2; Mc 13.2; Lc 21.6)
2.2. A glória de Deus se retirou do Templo antes de sua destruição (Mt 23.38,39)
3- A presença de Deus hoje
3.1. O momento definitivo que foi revelado o fim da missão do Templo (Mt 27.51)
a. O Senhor Jesus substituiu, de uma vez por todas, o Templo
b. É em Jesus que temos a redenção e o perdão de nossos pecados
3.2. Não existe mais o Templo de Jerusalém, mas Deus habita no cristão individualmente (Jo 14.23;
1Co 6.19)
Conclusão: Concluímos que, em ambos os casos, tanto em Ezequiel como em Jesus, ambas gerações rejeitaram a Deus. No Antigo Testamento, substituíram Javé pelos ídolos e nos Evangelhos, substituíram a Justiça de Deus pela sua própria justiça (Rm 10.3).
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