Adultos

Lição 4 - Quando se vai a glória de Deus III

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - A JUSTIÇA DIVINA - A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel

COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 4 – QUANDO SE VAI A GLÓRIA DE DEUS

Texto: Ezequiel 9.3; 10.4,18,19; 11.22-25

Introdução: Deus abandona o Templo e retira a sua glória por causa das abominações do povo.

I – SOBRE A GLÓRIA DE DEUS

1- O significado de “glória”

1.1. O contexto ajuda a esclarecer o sentido do termo

a. A palavra hebraica é kavod, que literalmente significa “peso”, e nesse sentido literal, só aparece duas vezes no Antigo Testamento (1Sm 4.18; 2Sm 14.26).

b. A Septuaginta, antiga versão grega do Antigo Testamento, emprega vários termos, entre eles

. doxa: “glória, resplendor, poder, honra, reputação”,

. time: “valor, honra”

c. Nas visões de Ezequiel, “glória” indica o resplendor pela presença do Senhor.

. Essa é a descrição feita pelo próprio profeta (Ez 1.26-28; 8.2)

1.2. Shekinah (Hb), geralmente usado entre os crentes como “glória”, não aparece na Bíblia, porém, é frequente no judaísmo

2- A glória de Deus

2.1. A glória de Deus se manifestou aos filhos de Israel quando Moisés dedicou o Tabernáculo a Deus (Êx 40.34,35)

a. Era a presença de Deus no meio do povo que acompanhou Israel nas suas jornadas no deserto até o início do reinado de Salomão.

. Neste período a arca foi transferida do Tabernáculo para o Templo

. A glória do Senhor encheu toda a casa (2Cr 5.13,14)

. No culto de dedicação do Templo a glória do Senhor veio, também (2Cr 7.1,2)

b. Deus estaria atento à oração nesse Templo (2Cr 7.14-16)

II – SOBRE A RETIRADA DA GLÓRIA DE DEUS

1- O querubim e a nuvem (Ez 9.3; 10.4)

1.1. O profeta está se referindo aos dois querubins do propiciatório da Arca da Aliança (2 Cr 5.8) ou às quatro criaturas da visão inaugural do capítulo 1?

a. Qualquer que seja a interpretação, a verdade é que isso indica a retirada da presença de Deus.

1.2. A nuvem

a. Essa nuvem está associada à presença pessoal de Javé durante a peregrinação do deserto (Êx 13.21)

b. Essa nuvem está associada à presença pessoal de Javé no Tabernáculo (Êx 33.7-10) . Desde a inauguração do Tabernáculo, permanentemente (Êx 40.34,35)

c. Essa nuvem está associada à presença pessoal de Javé no Templo (1Rs 8.10,11)

1.3. Essa presença divina atingiu o seu clímax com a manifestação do Filho de Deus (Jo 1.14)

2- A retirada da presença de Deus (Ez 10.18).

2.1. A glória de Javé pairou sobre os querubins e, aos poucos, afastou-se completamente do Templo

a. O profeta contempla essa glória se levantando da porta e se movendo para a carruagem trono que estava parada para descer em cima dos querubins

b. Nessa visão, Ezequiel acompanha a glória de Deus flutuando sobre os querubins e vê a carruagem divina se mover para a porta principal do Templo para a sua partida definitiva.

2.2. O significado

a. A saída da glória de Deus representa a retirada de sua presença.

b. Com isso, se aproxima a destruição do Templo

c. Essa casa foi destruída pelos caldeus em 587 a.C. (2Rs 25.3-10; Jr 39.2; 52.6)

3- Por fim a glória de Deus se pôs sobre o Monte das Oliveiras (Ez 11.23).

3.1. A presença de Deus no Templo era privilégio de Israel

a. Isso exigia responsabilidade, pois a glória de Deus não podia habitar com os pecados do povo.

b. Entretanto, a Casa de Deus era profanada com as práticas pagãs mais abomináveis (Ez 11.21).

3.2. Ezequiel viu a glória de Deus partindo do Templo para o Monte das Oliveiras.

a. A glória de Deus ascendeu ao céu para retornar no fim dos tempos, não mais no Templo de Jerusalém, mas no Templo do Milênio (Ez 44.2-4).

b. Com a retirada da presença de Deus, o Templo ficou vulnerável juntamente com a cidade de Jerusalém.

3.3. Interessante que o Monte das Oliveiras é também o local da ascensão de Jesus (At 1.9-11)

III – SOBRE O SEGUNDO TEMPLO

1- O segundo Templo

1.1. Ciro, rei da Pérsia, pôs fim ao cativeiro de Judá e decretou a reconstrução do Templo (2Cr 36.20- 23; Ed 1.1,2)

1.2. Conhecido como o Templo de Zorobabel, foi inaugurado no sexto ano de Dario” (Ed 6.15), que corresponde ao ano 516 a.C.

a. Não dava para comparar com o Templo de Salomão (Ag 2.3)

1.3. O pensamento pós-exílio era de que o retorno da glória de Deus era escatológico (Ml 3.1)

2- O Templo de Herodes

2.1. O Templo de Zorobabel foi reformado e ampliado por Herodes, Magno.

a. Persuadiu os judeus dizendo que o atual Templo não estava à altura da antiga glória

b. Teve início em 15 a.C. e estava em andamento nos dias de Jesus (46 anos depois) (Jo 2.20)

c. A construção só foi concluída em 66 d.C.

2.2. Era conhecido como ‘Segundo Templo’

2.3. Era o cartão postal de Jerusalém (Mc 13.1; Lc 21.5)

3- A presença do Filho de Deus

3.1. Não há registro de que a glória do Senhor tinha enchido a Casa na inauguração por Zorobabel

3.2. Foi o Senhor Jesus que trouxe a glória de Deus quando ministrou no Templo de Herodes (Ag 2.7; Jo 1.14).

3.3. A presença de Jesus no Templo fez a glória da segunda casa ser maior do que a da primeira (Ag 2.9; Mt 21.12,14,15; Lc 2.46).

3.4. O Templo desempenhava várias funções em Israel

a. Era o lugar de perdão

b. Era o lugar do encontro com Deus

c. Era o lugar da presença divina

d. Era o centro espiritual da nação

IV – SOBRE O SENHOR JESUS E O TEMPLO

1- Explicação teológica

1.1. Jesus disse: “Eis aqui está quem é maior do que Salomão” (Lc 11.31), o construtor do Templo

1.2. Jesus declarou-se maior do que o Templo: “está aqui quem é maior do que o templo” (Mt 12.6)

1.3. Quando Jesus curou o paralítico em Cafarnaum, disse: ”Filho, perdoados estão os teus pecados” (Mc 2.5).

. Era uma mensagem velada dirigida aos sacerdotes de que a função do Templo estava para ser concluída em breve

1.4. Com a vinda de Jesus ao mundo, o Templo tornou-se redundante (Jo 1.14)

2- O fim do Templo

2.1. Jesus anunciou o fim do Templo como fizeram Ezequiel e os demais profetas (Mt 24.2; Mc 13.2; Lc 21.6)

2.2. A glória de Deus se retirou do Templo antes de sua destruição (Mt 23.38,39)

3- A presença de Deus hoje

3.1. O momento definitivo que foi revelado o fim da missão do Templo (Mt 27.51)

a. O Senhor Jesus substituiu, de uma vez por todas, o Templo

b. É em Jesus que temos a redenção e o perdão de nossos pecados

3.2. Não existe mais o Templo de Jerusalém, mas Deus habita no cristão individualmente (Jo 14.23;

1Co 6.19)

Conclusão: Concluímos que, em ambos os casos, tanto em Ezequiel como em Jesus, ambas gerações rejeitaram a Deus. No Antigo Testamento, substituíram Javé pelos ídolos e nos Evangelhos, substituíram a Justiça de Deus pela sua própria justiça (Rm 10.3).

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