Adultos

Lição 12 - A sutileza da espiritualidade holística VI

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - OS ATAQUES CONTRA A IGREJA DE CRISTO - As sutilezas de Satanás nestes dias que antecedem a volta de Cristo

COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES DA COSTA GOMES

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº  12 – A SUTILEZA DA ESPIRITUALIDADE HOLÍSTICA

Nesta lição, veremos que a sutileza da falsa espiritualidade holística encontra lugar na vida daqueles que não conhecem a Deus pessoalmente. É muito comum na sociedade, principalmente entre aqueles que fazem parte da elite social, encontrar pessoas que buscam o desenvolvimento espiritual em religiões que não ensinam a respeito do pecado e da necessidade de arrependimento1.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

O FENÔMENO RELIGIOSO

O holismo é um sistema filosófico de acordo com o qual existe uma tendência no Universo de sintetizar as unidades particulares em totalidades2. O holismo basicamente diz que tudo na natureza e no universo estão interligados e que cada parte faz parte de um todo muito maior. Exatamente como demonstrou o filme Avatar, a humanidade faz parte da natureza, que por sua vez faz parte do universo, que por sua vez faz parte de uma realidade espiritual maior.

Sabemos que desde os tempos antigos o ser humano possui uma necessidade religiosa. Desde os primórdios entendemos que o homem, em seu pensamento, entendia existir um ser superior que conduzia todas as coisas, mesmo sem saber defini-lo. No livro de Jó encontramos essa verdade, quando os amigos de Jó tentaram definir a Deus sem ao menos conhece-Lo verdadeiramente.

Contudo, com essa necessidade religiosa inata a todo o ser humano, muitos decidiram criar para si deidades imaginárias que refletiam suas necessidades. A Mesopotâmia era um exemplo de região politeísta, bem como o Egito e a Grécia com seus deuses. Com isso multidões são enganadas com seu pensamento religioso criado, rejeitando a verdade inconteste de um Único e verdadeiro Deus.

Para estes, é melhor crer num “deus” inanimado, que não tem a pretensão de separar justos dos injustos. É mais fácil servir a uma energia cósmica, desprovida de razão ou sentimento e que não apresenta aos seus seguidores nenhum código de ética que seja necessário ser obedecido a fim de agradá-lo. Definitivamente, essas pessoas não querem se encontrar com Deus e nem mesmo se relacionar com Ele. Acham mais cômodo servirem a uma religião que não lhes exija tanto. Infelizmente, muitos têm se filiado a essas falsas religiões na intenção de encontrar o bem-estar emocional e espiritual. Entretanto, nenhuma transformação é notada em suas vidas porque estão sendo iludidas por falsas filosofias e espíritos enganosos.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2025 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.