ASSEMBLEIA DE DEUS - IBOTIRAMA-BA
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017
Adultos - A razão da nossa fé: assim cremos, assim vivemos
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES
LIÇÃO Nº 4 – O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO
- INTRODUÇÃO
- Pelo nome que deveria ser dado ao seu Filho: “lhe porás o nome de JESUS”, o Salvador. O nome é o mesmo que Josué, apenas com a terminação sendo mudada para adequar-se ao grego. Na Septuaginta, Josué é chamado de JESUS (At 7.45; Hb 4.8). Havia dois homens com esse nome no Antigo Testamento, e eram ambos reconhecidos tipos de CRISTO. Josué, o comandante de Israel em seu primeiro assentamento em Canaã, e Josué, o sumo sacerdote em seu segundo assentamento após o cativeiro (Zc 6.11,12). CRISTO é o nosso Josué; tanto o Comandante da nossa salvação, como o Sumo Sacerdote da nossa profissão de fé. E, em ambos os casos, Ele é o nosso Salvador, um Josué que vem no lugar de Moisés, e faz por nós aquilo que a lei não pode fazer, naquilo em que ela era fraca. Josué havia sido chamado de Oséias, mas Moisés prefixou a primeira sílaba do nome Jeová, e assim tornou-o Josué (Nm 13.16), para indicar que o Messias, que teria esse nome, deveria ser Jeová; Ele é, portanto, o maior salvador, e em nenhum outro há salvação.
I – TEXTO BÍBLICO
- João 1.1-14
V, 1 NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
V, 2 Ele estava no princípio com Deus.
V, 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
V, 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
V, 5 E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
V, 6 Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
V, 7 Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.
V, 8 Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.
V, 9 Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
V, 10 Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
V, 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
V, 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;
V, 13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
V, 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
II – UNIGÊNITO
- Monogenés é usado cinco vezes, todas nos escritos do apóstolo João, acerca de Jesus como o Filho de Deus; em Hebreus 11,17 é traduzido por "unigênito", sobre a relação de Isaque com Abraão. Com referência a Jesus, a frase 'o Unigênito do Pai' (Jo 1.14), indica que, como o Filho de Deus, Ele era o representante exclusivo do Ser e caráter daquele que o enviou. No original, o artigo definido está omitido tanto antes de 'Unigênito' quanto antes de 'Pai', e sua ausência em cada caso serve para enfatizaras características referidas nos termos usados.
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