ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SETOR 31 (ERMELINO MATARAZZO,SÃO PAULO/SP)
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2020
Adultos - A FRAGILIDADE HUMANA E A SOBERANIA DIVINA: o sofrimento e a restauração de Jó
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 1 – LIVRO DE JÓ
Texto: 2Timóteo 3.16; Ezequiel 14.14,19,20; Tg 5.11
Introdução: O livro de Jó não é apenas uma preciosidade da literatura universal, mas, sobretudo, uma poderosa resposta de Deus para as grandes questões da vida
I – AUTORIA, LOCAL E DATA DO LIVRO DE JÓ
1. O autor de Jó
1.1. Quem escreveu o livro de Jó é motivo de longos debates
1.2. Alguns dizem que foi: Moisés, Eliú, Salomão, Ezequias, Isaías, Esdras
a. Outros afirmam ser ele a produção de vários autores e em diferentes épocas
1.3. Os cristãos têm o livro de Jó como uma narrativa poética inspirada por Deus.
1.4. A própria Bíblia não apresenta indicações do autor do livro.
2. A pessoa histórica de Jó
2.1. Jó foi uma pessoa histórica
a. Ezequiel confirma isso (Ez 14.14)
b. Tiago confirma, também (Tg 5.11)
3. A terra de Jó
3.1. Ele era da terra de ‘Uz’ (Jó 1.1)
a. Uz ficava ao sul de Edom (Jr 4.21; 25.20)
4. A época de Jó
4.1. A maioria dos comentaristas situa a época no período patriarcal (Abraão, Isaque e Jacó)
4.2. Alguns fatos contribuem para confirmar isso:
a. O sacerdócio como instituição ainda não existia, visto que Jó era o sacerdote de sua própria casa (Jó 1.5)
b. As filhas de Jó eram coerdeiras juntamente com seus irmãos (Jó 42.15)
. O que não era permitido pela Lei judaica (Nm 27.8)
c. A palavra hebraica qesitah, traduzida como ‘uma peça de dinheiro’ (Jó 42.11), só aparece em duas ocasiões na bíblia: em Gênesis 33.19 e Josué 24.32
II – ESTRUTURA LITERÁRIA DO LIVRO DE JÓ
1. Prosa e poesia
1.1. O livro de Jó é de natureza poética
a. É um gênero de literatura diferente
1.2. O texto é uma combinação de prosa-poesia-prosa
a. Prosa: O prólogo e o epílogo (Jó 1.1-2.13; 42.7-17)
b. Poesia: O texto intermediário (Jó 3.1-42.6)
2. Organização
2.1. No texto em poesia:
a. Um monólogo feito por Jó
b. Três ciclos de diálogos entre Jó e seus amigos (Elifaz, Bildade, Zofá)
c. Quatro outros discursos de um jovem (Eliú)
d. A revelação de Deus
e. A humilhação de Jó diante da revelação divina
f. A restauração completa da vida de Jó
3. Abundância de figuras de linguagens
3.1. O livro é rico em metáforas
a. É um recurso que dá mais vivacidade ao texto.
b. Exemplos de metáforas no livro de Jó que demonstram a brevidade da vida
. O tecelão (Jó 7.6)
. Vento (Jó 7.7)
. Nuvem (Jó 7.9)
. Sombra (Jó 8.9; 14.2)
. ‘Uma corrida, uma águia, uma flor’ (Jó 9.25,26;14.2)
3.2. No livro há também paralelismos (os elementos literários repetem-se na mesma ordem)
III – NATUREZA E MENSAGEM DO LIVRO DE JÓ
1. Por que os justos sofrem?
1.1. Algumas questões no livro de Jó são de natureza teológica ou filosófica
a. Por que sofrem os justos?
b. Por que os ímpios prosperam enquanto o justo sofre?
1.2. No contexto de Jó, a ideia que prevalece é a de que somente os maus sofrem em consequências de seus pecados.
a. Jó procura mostrar um novo olhar sobre esta questão
2. Existe bondade desinteressada?
2.1. Jó era um homem abençoado por Deus.
a. Era rico
b. Tinha uma família formidável
c. Cercado de muitos amigos
d. Tinha uma boa saúde
2.2. Para muitos qualquer prática religiosa não passa de barganha
a. Essa era a ideia do Diabo quando acusa Jó
2.3. Vindo o infortúnio, será que esse fervor religioso permaneceria?
a. O livro mostra como Jó se comportou nessa prova
3. Pode o homem compreender Deus?
3.1. Os últimos capítulos de Jó mostram os impactos que a revelação divina tem sobre os homens
3.2. Jó é completamente mudado com contempla a majestade do Senhor (Jó 38-42)
a. Paulo, também, foi mudado quando contemplou o Senhor (At 9.1-17)
3.3. A questão de Jó não foi tanto entender Deus, mas, experimentá-Lo
Conclusão: Nesta lição apresentamos algumas informações básicas sobre o contexto histórico e literário de Jó.
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