ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO DO BELÉM – SETOR 31 ERMELINO MATARAZZO, SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017
Adultos - A razão da nossa fé: assim cremos, assim vivemos
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 1 – INSPIRAÇÃO DIVINA E AUTORIDADE DA BÍBLIA
Texto: 1Timóteo 3.14-17
Introdução: Cremos na inspiração divina, verbal e plenária da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé e prática para a vida e o caráter cristão.
I – REVELAÇÃO E INSPIRAÇÃO
1. Revelação
1.1. Revelação: (Gr: Apocalipsis) : ato e o efeito de tirar o véu que encobre o desconhecido.
1.2. Esta palavra é relacionada a Deus, pois Ele revela:
. A si mesmo
. A sua vontade (Am 3.7)
. E os demais mistérios
1.3. A busca da verdade sem Deus é vã (1Co 1.21)
2. Inspiração
2.1. É o registro da revelação sob a influência do Espírito Santo (1Co 2.10-13)
. Divinamente inspirados são os 66 livros da Bíblia (1Pe 1.21)
2.2. Todos os escritores bíblicos receberam os oráculos divinos:
. de forma especial:
. De forma exclusiva
. De forma única
. De forma milagrosa
2.3. Ninguém mais, além deles, foi usado por Deus dessa maneira específica
3. A forma de comunicação
3.1. No Antigo Testamento veio por meio da palavra, do som e da imagem (Jr 1.11-13)
. Isso, até João Batista (Lc 3.2; 16.16)
3.2. No Novo Testamento através do Senhor Jesus Cristo (Gl 1.11,12; 2Pe 1.16-18; 1Jo 1.3)
. Veio através do Espírito Santo, também (Ef 3.4,5)
II – A INSPIRAÇÃO DIVINA
1. A inspiração divina
1.1. A Bíblia é inspirada por Deus (2Tm 3.16)
. ‘Theopneustos’ (Gr) Soprado por Deus
1.2. ‘Inspiração divina que presidiu à redação das Sagradas Escrituras’ Dicionário (De Caudas Aulete)
2. Uma avaliação exegética de 2Tm 3.16
2.1. As duas traduções que são aceitas:
. ‘toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa’ e,
. ‘toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa’
2.2. Das duas a segunda tem mais significado
. a Escritura é divinamente inspirada
. a Escritura é proveitosa
2.3. A segunda dá margem para alguém interpretar que nem toda Escritura é inspirada
3. Autoridade
3.1. A autoridade da Bíblia deriva de sua origem divina
. ‘Assim diz o Senhor’ (Ex 5.1; Is 7.7)
. ‘Veio a palavra do Senhor’ (Jr 1.2)
. ‘Está escrito’ (Mc 1.2)
3.2. A Bíblia é a Palavra de Deus (Mc 7.13; 1Pe 1.23-25)
III – INSPIRAÇÃO PLENA E VERBAL
1. Inspiração Plenária
1.1. Plena: ‘todos os livros das Escrituras são inspirados por Deus’.
1.2. A inspiração da Bíblia é especial e única
1.3. Não existe na Bíblia um livro mais inspirado e outro menos.
. Todos tem o mesmo grau de inspiração e autoridade
1.4. A Bíblia que Jesus e os apóstolos usavam era formada pela Lei de Moisés, Os profetas e os Escritos (Lc 24.44)
1.5. Paulo, ao afirmar que ‘toda Escritura é divinamente inspirada’ se referia também aos escritos apostólicos.
. Pedro confirma isto (2Pe 3.15,16)
. Paulo faz ligação entre o novo e antigo testamentos (1Tm 5.18 com Dt 25.4; Mt 10.10; Lc 10.7)
. Paulo deixa claro que seus escritos são de origem divina (2Co 13.3; 1Ts 2.13)
2. Inspiração Verbal
2.1. Inspiração verbal quer dizer
.que cada palavra foi inspirada pelo Espírito Santo (1Co 2.13)
. que as idéias vieram de Deus (2Pe 1.21)
2.2. Deus usou cada escritor com seu tipo de linguagem, vocabulário e estilo
IV- ÚNICA REGRA INFALÍVEL DE FÉ E PRÁTICA
1. ‘Proveitosa para ensinar’
1.1. O propósito das Escrituras é o ensino sobre a salvação em Jesus (2Tm 3.15)
1.2. Entre os ensinos da Bíblia, estão:
. A criação (Gn 2.1-4)
. O futuro (como a vinda de Jesus) (Is 46.10; Lc 21.25-28)
. Os decretos eternos de Deus
2. A conduta humana
2.1. A Bíblia corrige a conduta humana (2Tm 3.16)
. Na vida diária
. Na família
. Na Igreja
. No trabalho
. Na sociedade
3. As traduções da Bíblia
3.1. É a vontade de Deus que os povos conheçam a Bíblia (Mt 28.19; At 1.8)
3.2. Em que idioma essa mensagem deve ser pregada? Hebraico? Grego? Aramaico? Não!
. Deve-se pregar na língua do povo
Conclusão: Que cada um possa receber a Bíblia sem restrição alguma, pois ela é a Palavra de Deus em qualquer língua em que vier a ser traduzida.
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