ASSEMBLEIA DE DEUS - MONTE TABAOR/IMPERATRIZ-MA
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2017
Adultos - As obras da carne e o fruto do Espírito
COMENTARISTA: OSIEL GOMES DA SILVA
COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA
LIÇÃO Nº 12 – QUEM AMA CUMPRE PLENAMENTE A LEI DIVINA
Texto: Rm 12.8-14
Introdução: Amar a Deus e ao próximo é cumprir plenamente a lei divina
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
AQUI VOCÊ VÊ PONTOS DIFÍCEIS DA LIÇÃO - POLÊMICOS
Ajuda - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao3-ofrutodoespirito-amorofrutoexcelente.htm
http://ebdnatv.blogspot.com.br/2017/03/figuras-da-licao-12-quem-ama-cumpre.html
TEXTO ÁUREO
"A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei." (Rm 13.8).
VERDADE PRÁTICA
Amar a DEUS e ao próximo é cumprir plenamente a lei divina.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mt 22.39 O amor altruísta
Terça - Jo 13.35 O amor é a prova do discipulado
Quarta - Rm 12.9 O amor precisa ser sincero
Quinta - 1 Ts 3.12 O amor precisa ser abundante
Sexta - 1 Pe 1.22 O amor precisa ser fervoroso
Sábado - Jo 15.9 Permanecendo no amor do Pai
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Romanos 12.8-14
8 - ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. 9 - O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. 10 - Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. 11 - Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; 12 - alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; 13 - comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; 14 - abençoai aos que vos perseguem; abençoai e não amaldiçoeis.
12.8 EXORTA... REPARTE... PRESIDE... EXERCITA... MISERICÓRDIA. Trata-se, aqui, de dons espirituais.
(1) Exortar é a disposição, capacidade e poder dados por DEUS, para o crente proclamar a Palavra de DEUS de tal maneira que ela atinja o coração, a consciência e a vontade dos ouvintes, estimule a fé e produza nas pessoas uma dedicação mais profunda a CRISTO e uma separação mais completa do mundo (ver At 11.23; 14.22; 15.30-32; 16.40; 1 Co 14.3; 1 Ts 5.14-22; Hb 10.24,25).
(2) Repartir é a disposição, capacidade e poder, dados por DEUS a quem tem recursos além das necessidades básicas da vida, para contribuir livremente com seus bens pessoais, para suprir necessidades da obra ou do povo de DEUS (2 Co 8.1-8; Ef 4.28).
(3) Presidir ou liderar é a disposição, capacidade e poder dados por DEUS, para o obreiro pastorear, conduzir e administrar as várias atividades da igreja, visando ao bem espiritual de todos (Ef 4.11,12; 1 Tm 3.1-7; Hb 13.7,17, 24).
(4) Misericórdia é a disposição, capacidade e poder dados por DEUS para o crente ajudar e consolar os necessitados ou aflitos (cf. Ef 2.4)
12.9 ABORRECEI O MAL. Ver Hb 1.9
12.10 AMAI-VOS CORDIALMENTE UNS AOS OUTROS. Todos os que se dedicam a JESUS CRISTO pela fé, também devem dedicar mútuo amor uns aos outros, como irmãos em CRISTO (1 Ts 4.9,10), com afeição sincera, bondosa e terna. Devemos preocupar-nos com o bem-estar, as necessidades e a condição espiritual dos nossos irmãos, sendo solidários e assistindo-os nas suas tristezas e problemas. Devemos preferir-nos em honra uns aos outros, i.e., devemos estar dispostos a respeitar e honrar as boas qualidades dos outros crentes (ver Jo 13.34,35).
OBJETIVO GERAL
Explicar que amar a DEUS e ao próximo é cumprir plenamente a lei divina.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compreender a singularidade do amor agápe;
Mostrar que precisamos amar a DEUS e ao próximo;
Explicar que sob a tutela do amor, devemos rejeitar as obras das trevas.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR (com algumas correções do Pr. Henrique)
Na lição de hoje estudaremos o amor como qualidade mais importante do fruto do ESPÍRITO. Sem essa qualidade, ou aspecto, do fruto é impossível ser manso, paciente, longânimo etc, ou seja, todos as outras qualidades do fruto do ESPÍRITO dependem dele. Uma das características mais marcantes do crente é o amor. DEUS é amor e quem não ama, não o conhece. Quem ama a DEUS ama também o próximo, cumprindo então a lei divina.
PONTO CENTRAL - Quem ama a DEUS ama o próximo e cumpre a lei.
Resumo da Lição 12, Quem Ama Cumpre plenamente a Lei Divina
I - A SINGULARIDADE DO AMOR AGÁPE
1. Amor, um aspecto do fruto.
2. O amor agápe.
3. O amor agápe derramado em nós.
II - AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO
1. O amor a DEUS.
2. O amor a si mesmo.
3. O amor ao próximo.
III - SOB A TUTELA DO AMOR, REJEITEMOS AS OBRAS DAS TREVAS
1. Debaixo da tutela do amor.
2. Amor, antídoto contra o pecado.
3. O amor leva à obediência.
SÍNTESE DO TÓPICO I - O amor de DEUS, o amor ágape, é singular
SÍNTESE DO TÓPICO II - Quem ama a DEUS ama o próximo.
SÍNTESE DO TÓPICO III - Sob a tutela do amor, temos condição para rejeitar as obras das trevas.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Professor, inicie o primeiro tópico da lição fazendo a seguinte indagação: "Quais são as três dimensões do amor ágape?" Ouça os alunos e incentive a participação de todos para que aula se torne dinâmica. Em seguida, desenhe no quadro duas linhas: uma vertical e uma horizontal. Depois desenhe um ponto. A seguir explique que o amor divino possui três dimensões:
(1) A dimensão vertical (aponte para a linha vertical). Diga que é o amor em direção a DEUS. (2) Dimensão horizontal (aponte para a linha horizontal). Fale que é amor em direção ao nosso semelhante. (3) Dimensão interior (mostre o ponto). É o amor em direção a nós mesmos. Diga que se conseguirmos cumprir essas três dimensões, cumprimos toda a lei. Para concluir, peça que um aluno leia Lucas 10.27: "Amarás ao Senhor, teu DEUS, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo." Explique que como crentes precisamos viver esses três aspectos.
PARA REFLETIR - A respeito de quem ama cumpre plenamente a lei divina, responda:
Qual é o primeiro fruto que encontramos na relação de Gálatas 5.22?
O amor.
[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]