Adultos

Lição 9 - A arca da aliança IV

ASSEMBLEIA DE DEUS - IBOTIRAMA/BA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2019

Adultos - O TABERNÁCULO: símbolos da obra redentora de Cristo

COMENTARISTA: ELIENAI CABRAL

COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

LIÇÃO Nº 9 – A ARCA DA ALIANÇA

- INTRODUÇÃO:

- Um dos artefatos mais importante de toda humanidade, do Templo de Salomão e do Templo de Herodes. Sem dúvida é a arca da aliança... A arca da aliança era um objeto de muito valor para o povo, pois representava não só a presença de Deus, mas também todo o pacto entre eles e Deus, inclusive, um pacto que apontava para Cristo!

I – TEXTO BÍBLICO

- (Êxodo 25.10-22)

...

II – A ARCA

1 - Definição - A Arca da Aliança (no hebraico: ארון הברית aróhn hab•beríth; grego: ki•bo•tós tes di•a•thé•kes") é descrita na Bíblia como o objeto em que as tábuas dos Dez mandamentos e outros objetos sagrados teriam sido guardadas, como também veículo de comunicação entre Deus e seu povo escolhido.

- A arca da aliança recebeu vários nomes na bíblia, entre eles:

• A arca da aliança;

• Arca do concerto;

• Arca de Deus;

• Arca do pacto;

• Arca de israel.

“A Arca tinha uma tampa chamada de propiciatório ou cobertura. Ela era idêntica em comprimento e largura à Arca, e era de madeira de acácia coberta de ouro. Nas extremidades da tampa estavam colocados dois querubins, provavelmente de ouro batido como era o castiçal. Estes querubins muito provavelmente tinham uma forma humana, com a exceção de suas asas, embora alguns estudiosos entendam Ezequiel 1.1-14 como uma descrição geral de sua aparência. Eles são sempre retratados como estando em pé e com as faces voltadas um para o outro, olhando para o propiciatório com as suas asas estendidas por cima.

OBS: O Propiciatório da Arca era um prenúncio simbólico do sacrifício final por todo o pecado - o sangue de Cristo derramado na cruz para remissão dos pecados. O apóstolo Paulo, um ex-fariseu que conhecia bem o Antigo Testamento, conhecia esse conceito muito bem quando escreveu que Cristo é a nossa cobertura pelo pecado em Romanos 3:24-25: "... sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé". Assim como só havia um lugar para expiação de pecados no Antigo Testamento - o Propiciatório da Arca da Aliança - assim também há apenas um lugar para expiação no Novo Testamento e tempos atuais - a cruz de Jesus Cristo. Como cristãos, não mais olhamos para a Arca, mas para o próprio Senhor Jesus como a propiciação e expiação pelos nossos pecados. https://www.gotquestions.org/Portugues/Arca-da-Alianca.html.

- Era entre estes querubins que habitava a glória do Senhor. Esta era uma manifestação visível da presença do Senhor entre seu povo. Pelo fato da Arca ser o lugar da habitação divina, nenhum homem comum podia comparecer diante do propiciatório, e nem mesmo o sumo sacerdote podia comparecer diante da Arca por sua própria conta ou sem o sangue do sacrifício. A penalidade por fazê-lo era a morte” (SPRECHER, Alvin. Estudo Devocional do Tabernáculo no Deserto: O lugar do seu Encontro com Deus. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, p.145).

OBS: A arca representava a presença de Deus, a famosa Shekinah, além do pacto entre Deus e o povo – Deus sempre estaria com seu povo. A arca por si próprio não tinha poder algum, mas quando o povo lembrava-se do dono da arca e voltava-se ao arrependimento, então Deus se manifestava entre eles, por intermédio de uma fumaça, chamada Shekinah. https://estudodedeus.com.br/o-que-era-a-arca-da-alianca-e-o-que-ela-representava/

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.