Adultos

Lição 8 - Nossa luta não é contra carne e sangue III

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SETOR 31 - ERMELINO MATARAZZO - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2019

Adultos - BATALHA ESPIRITUAL - O povo de Deus e a guerracontra as potestades do mal

COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO 8 - NOSSA LUTA NÃO É CONTRA CARNE E SANGUE

Texto: Efésios 6.10-12

Introdução: Por trás das aparências, há uma batalha espiritual Invisível contra a Igreja

I - A INCLUSÃO DO TEMA NO FINAL DA EPÍSTOLA

1. 'No demais...(v.10a)

1.1. Aqui ele introduz a conclusão de tudo que escreveu na epístola

. Da mesma maneira fez em outras epístolas (2Co 13.11; 1Ts 4.1; 2Ts 3.1)

1.2. Esta expressão também é traduzida como:

. ‘Quanto ao mais’ (Nova Almeida Atualizada)

. ‘Finalmente’ (Tradução Brasileira)

1.3. Não devemos perder de vista que o termo paulino significa ‘desde agora’

. A ideia é que daqui para frente o reino das trevas será contínuo até a vinda de Cristo (Tg 4.7)

2. 'Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder' (v.10b)

2.1. Isto mostra que devemos ter a completa dependência do Senhor Jesus

. Sem Jesus nada podemos fazer (Jo 15.5)

2.2. Isto mostra a magnitude do poder de Jesus (Mt 28.18)

2.3. Isto mostra a atuação da Trindade (Ef 3.16)

2.4. Não pode haver vitória sem a ajuda divina (1Sm 17.45)

3. O emprego da figura de linguagem

3.1. O que são figuras de linguagem

. São recursos linguísticos que embelezam a frase.

3.2. Anáfora: consiste na repetição de uma mesma palavra no começo de frases para enfatizar a afirmação

. Exemplo: Ef 6.12 (repare a palavra ‘contra’)

. Aqui revela que existe uma batalha espiritual nas religiões, também (1Co 1.11)

II - A DEPENDÊNCIA DE DEUS

1. Somente pelo poder de Deus

1.1. Os demônios são reais e destruidores (Mc 1.23-26; 3.11)

1.2. Os humanos não podem desafiá-los com suas próprias forças (At 19.13-16)

2. O revestimento da completa armadura de Deus (v. 11a)

2.1. Revestir: vestir novamente

. Exemplo: Gideão (Jz 6.34)

2.2. ‘Toda armadura de Deus’: significa que devemos usar todos os recursos espirituais que Deus nos dá. (2Co 10.4)

2.3. A armadura completa indica armas de defesa e armas de ataque

3. Os métodos do Diabo (v.11b)

3.1. ‘astutas ciladas’: esperteza, artimanha, armadilha. (2Tm 4.17)

. Temos todos os recursos para entendermos essas armadilhas (2Co 2.11)

3.2. O conhecimento da força do Maligno é uma poderosa arma tanto para o ataque como para a defesa

. Ele engana (1Tm 2.14)

. Ele mente (Jo 8.44)

III - CONTRA OS PODERES DAS TREVAS

1. Carne e sangue (Ef 6.12a)

1.1. É uma luta interna na vida do crente

1.2. ‘carne e sangue’

.(1) aparece três vezes no Novo Testamento (Ef 6.12; Mt 16.17; 1Co 15.50) indica o significado físico

.(2 ) pode ser uma outra pessoa

.(3) pode ser um conflito interno (Ef 5.17)

2. Os principados e potestades (Ef 6.12b)

2.1. Aparecem juntos pelo menos dez vezes no Novo Testamento

2.2. ‘Principados’ (Gr: Archai): Primazia no poder

2.3. ‘Potestades’ (Gr: exousíai): denota liberdade para agir (eles estão investidos de poder)

. Tanto para anjos (Rm 8.38; Cl 1.16)

. Tanto para demônios (1Co 15.24; Cl 2.15)

3. 'Os dominadores deste mundo tenebroso' (v.12b, Ara)

3.1. Príncipe (Gr: Archon) : São hostes dominantes do mundo (1Jo 2.15)

. Aparece 37 vezes no Novo Testamento

. É traduzido também como ‘governador’

3.2. Exemplos:

. Belzebu (Mt 12.24)

. Satanás (Jo 12.31; 14.30; 16.11)

. Príncipe das potestade do ar (Ef 2.2)

4. Os lugares celestiais

4.1. É uma expressão intrigante

4.2. Em outras ocasiões Paulo fala das regiões celestiais

. Ef 1.3,20 (Designam o céu onde Cristo e os salvos estão

. Ef 3.10 (Lugar onde habitam os anjos eleitos)

4.3. Como podem essas hostes infernais estar nas regiões celestiais?

. Uma explicação convincente é que se trata da esfera espiritual invisível em oposição ao mundo material (Ef 1.3)

Conclusão: O universo é um campo de batalha e nisso não precisamos enfrentar apenas o ataque de outras pessoas, mas também as forças espirituais que se opõem a Deus e ao seu povo.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

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