Adultos

Lição 1 - Levítico, adoração e serviço ao Senhor II

ASSEMBLEIA DE DEUS - MONTE TABOR/IMPERATRIZ-MA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018

Adultos - Adoração, santidade e serviço: os princípios de Deus para a Sua Igreja em Levítico

COMENTARISTA: CLAUDIONOR CORREA DE ANDRADE

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 1 – LEVÍTICO, ADORAÇÃO E SERVIÇO AO SENHOR

[yt_youtube url="https://www.youtube.com/watch?v=xAMoYaPg0o4&list=PL9TsOz8buX1_kmcXGvBifRZVYMzg29RCX" width="600" height="400" responsive="yes" autoplay="no" ]

...

LEVÍTICO E O NOVO TESTAMENTO - Levitico - Série Cultura Bíblica - Roland K. Harrison

A importância da lei levítica na mente de CRISTO pode ser vista pelas Suas observações (Mt 22:39) acerca da “regra áurea” (Lv 19:18). Nos Evangelhos Sinóicos, este aforismo é mencionado em Mateus 19:19; Marcos 12:31; e Lucas 10:27. Paulo também se referiu a ele em Romanos 13:9 e Gáatas 5:14.

Os conceitos da separaçã e da santidade exigidas pelo antigo sacerdóio hebraico eram temas atraentes aos escritores do Novo Testamento.

Pedro insistiu em que a comunhã dos cristãs fosse nada menos do que um sacerdóio real (1 Pe 2:9), ao passo que o autor de Hebreus via no conceito tanto um aspecto individual quanto social. O que é comumente descrito como o “sacerdócio de todos os crentes” subentende que aqueles que entregaram suas vidas a CRISTO como Salvador e Senhor, e que experimentaram assim o renascimento espiritual, tê acesso direto ao Pai sem qualquer apelo a intermediáios humanos. Significa també que todos os crentes verdadeiros devem aspirar a viver como sacerdotes que sã consagrados ao serviç do Senhor de modo que tragam honra contíua ao nome sagrado de DEUS. Devem, portanto, ser justos, retos e santos na sua existêcia diáia. Pedro captou firmemente o espíito de Levíico na sua exortação aos cristãos no sentido de imitar a santidade divina em cada atividade da vida (1 Pe 1:15).

O autor da Epístola aos Hebreus viu em Levítico muita coisa que prenunciava a obra expiadora de JESUS CRISTO. Em Hebreus 7, CRISTO foi retratado como o Sumo Sacerdote eterno cuja obra ultrapassava em muito a de Arão e dos seus sucessores no cargo. Ao passo que eles ministravam localmente e morriam no devido tempo, a expiação de CRISTO levou a efeito uma redenção universal, ao passo que a Sua eternidade garante um sacerdócio imutável. Como Salvador isento de pecado, JESUS era sem igual por poder dispensar a necessidade de fazer expiação pelos Seus próprios pecados antes de fazer sacrifício pelas iniqüidades dos outros. Porque a graça e a verdade vieram através de JESUS CRISTO, Ele é o originador de uma aliança melhor baseada na graça divina, que capacita as pessoas a aproximarem-se livremente de DEUS sem o impedimento do legalismo. Finalmente, CRISTO fez aquilo que nenhum sumo sacerdote hebreu já realizou, ao oferecer-Se como sacrifício supremo pelo pecado humano. Esta expiação foi feita de uma vez por todas, em contraste com as ofertas anuais pelos pecados nacionais involuntários, feitas no dia da expiação. CRISTO, portanto, transcendeu a lei na Sua demonstração de amor supremo (Jo 15:13).

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.