Adultos

Lição 1 - Levítico, adoração e serviço ao Senhor V

SUPERINTENDENCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018

Adultos - ADORAÇÃO, SANTIDADE E SERVIÇO: Os princípios de Deus para a Sua Igreja em Levítico

COMENTARISTA: CLAUDIONOR CORREA DE ANDRADE

COMENTÁRIO: SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

LIÇÃO Nº 1 – LEVÍTICO, ADORAÇÃO E SERVIÇO AO SENHOR

[yt_youtube url="https://www.youtube.com/watch?v=3sScZBFWxrI" width="600" height="400" responsive="yes" autoplay="no" ]

INTRODUÇÃO

Neste terceiro trimestre de 2018, estudaremos o tema: “Adoração, Santidade e Serviço – os princípios de Deus para a sua Igreja em Levítico”. Nesta primeira lição introduziremos o assunto trazendo importantes informações sobre este importante livro do AT, destacando suas características e quais ensinamentos podemos extrair dele sob a perspectiva da Nova Aliança.

I – INFORMAÇÕES A RESPEITO DO LIVRO DE LEVÍTICO

1.1 Nome. Levítico é o terceiro livro do Pentateuco, chamado em hebraico “Wayyiqra”, que é a palavra inicial do livro e significa “E chamou […]” (Lv 1.1) segundo o costume judeu de intitular muitos dos livros do AT por sua primeira ou primeiras palavras (Gn 1.1; Êx 1.1). O título “Levítico” que significa: “relativo aos levitas”, derivou-se da Vulgata Latina (Tradução da Bíblia do grego para o Latim), que por sua vez pegou emprestado o vocábulo da Septuaginta (Tradução do AT para o grego). O nome Levítico foi atribuído ao livro devido ao fato de que nele é descrito o sistema de adoração e conduta levítica (CHAMPLIN, 2001, p. 477 – acréscimo nosso).

1.2 Autoria. A autoria de Moisés é confirmada no próprio livro pelo fato de o texto declarar cinquenta e seis vezes: “Disse o Senhor a Moisés” (Lv 16.2; 21.1; Dt 1.1). Portanto, nenhum outro livro da Bíblia tem uma confirmação tão acentuada da autoria mosaica como este. Os cinco primeiros livros da Bíblia são citados nos livros do AT como obra de Moisés (Js 1.7,8; 23.6; 1Rs 2.3; 2Rs 14.6; Ed 3.2; 6.18; Ne 8.1; Dn 9.11-13). Após curar o leproso, Jesus orientou que este fosse ao sacerdote e apresentasse a oferta que Moisés havia determinado (Mt 8.1-4). Tal procedimento encontra-se no Livro de Levitíco (Lv 14.3,10). Os escritores do NT estão de pleno acordo com os do AT. Falam dos cinco livros em geral como “a lei de Moisés” (At 13.39; 15.5; Hb 10.28).

1.3 Data e assunto. Levítico é o terceiro livro do AT. Ele foi escrito aproximadamente em 1440 a.C. (ELISSEN, 1984, p. 25). Levítico apresenta o plano de Deus para ensinar o Seu povo escolhido a se aproximar dEle de maneira santa. Destaque especial foi dado às funções sacerdotais, tomando reverente e santa esta aproximação a Deus. Assim, este livro apresenta o ofício sacerdotal ou “levítico”, ao qual foram feitas referências no Novo Testamento em Hebreus 7.11, onde o termo “sacerdócio levítico” se encontra (MOODY, sd, p. 01).

1.4 Sua relação com os outros livros do Pentateuco. É importante verificar a mensagem de Levítico para acompanharmos a progressão do Pentateuco. Gênesis nos conta o chamado do patriarca Abraão e a eleição de sua família para exercer a função de concerto na história humana. Êxodo narra a grandiosa libertação dos descendentes de Abraão, os israelitas, da escravidão do Egito e o estabelecimento do concerto de Deus com este povo no Sinai. Êxodo também expõe o caráter legal deste concerto e o testemunho do concerto no Tabernáculo e o culto a ser administrado ali. Levítico é um tipo de manual dado aos sacerdotes e ao povo de Israel para que soubessem fazer a adoração exigida pelo concerto de maneira eficaz e aceitável ao Deus de Israel (BEACON, 2006, p. 254).

1.5 Seu cumprimento no Novo Testamento. Citado por cerca de quarenta vezes no Novo Testamento, Levítico, era o primeiro livro estudado pelas crianças judias; no entanto, com frequência, é o último dos livros da Bíblia a ser estudado pelos cristãos. Muitas passagens do Novo Testamento, incluindo alguns conceitos-chaves da epístola aos Hebreus, não podem ser devidamente avaliadas se não tivermos um claro entendimento de suas contrapartidas no livro de Levítico. A afinidade entre Levítico e o Novo Testamento se torna óbvia no livro de Hebreus, considerado por alguns um comentário sobre Levítico no Novo Testamento (CHAMPLIN, 2001, p. 479).

1.6 A importância de Levítico. Quando Jesus falou o segundo mandamento que resume toda a Lei, Ele citou Levítico 19.18 que diz: “Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR” (Mc 12.31; Lc 10.27). Paulo também fez citação desta parte de Levítico em suas epístolas (Rm 13.9; Gl 5.14). O apóstolo Pedro por sua vez, quando exorta aos cristãos sobre andar em santidade faz uma clara citação do Livro de Levítico. Compare (Lv 11.44; 20.26; 1Pe 1.16). Levítico 19 costuma ser chamado de o “Sermão do Monte” do Antigo Testamento (ELISSEN, 1993, p. 41).

II – CARACTERÍSTICAS DO LIVRO DE LEVÍTICO

2.1 O livro dos sacrifícios. Em Levítico estão listados os cinco principais sacrifícios que os israelitas faziam para Deus a fim de terem os pecados perdoados e o relacionamento com Deus restaurado. Vejamos:

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL(FORNECIMENTO DO MATERIAL) - PROF. PAULO AVELINO

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.