ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2018
Adultos - VALORES CRISTÃOS: Enfrentando as questões morais de nosso tempo
COMENTARISTA: DOUGLAS ROBERTO DE ALMEIDA BAPTISTA
COMENTÁRIO: EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
LIÇÃO Nº 7 – ÉTICA CRISTÃ E DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
[yt_youtube url="https://www.youtube.com/watch?v=_cmb92emau4" width="600" height="400" responsive="yes" autoplay="no" ]ESBOÇO Nº 7
Questão surgida com o desenvolvimento da ciência, a doação de órgãos do corpo não encontra, obviamente, um tratamento direto na Bíblia Sagrada, mas a estrutura ética da Palavra de Deus, que jamais se torna desatualizada, responde não só a esta questão mas a outras dela decorrentes.
INTRODUÇÃO
- Um assunto que tem sensibilizado o mundo a partir da segunda metade do século XX tem sido o da doação de órgãos do corpo, questão surgida com o desenvolvimento da medicina que conseguiu, através da técnica dos transplantes, uma grande vitória no sentido de permitir a sobrevida do ser humano. Entre nós, os brasileiros, a questão esteve na ordem do dia por causa da aprovação e sanção da lei 9434/1997, que veio alterar o tratamento do tema entre nós. Como deve o cristão se comportar perante este importante assunto ?
I - O QUE É DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
- Antes de analisarmos a questão desta lição, é preciso observar que a Bíblia Sagrada nos mostra que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus (Gn.1:26) e esta imagem e semelhança, entre outros aspectos, revela-nos que o homem é uma triunidade, assim como Deus, sendo tricotômico, tendo corpo, alma e espírito (I Ts.5:23, Hb.4:12). Deste modo, o homem é uma unidade mas possui três partes, todas elas devendo ser consagradas ao Senhor.
- Dentro desta realidade bíblica, o homem deve se preocupar não só com seu bem-estar espiritual, mas também com o seu bem-estar material, evitando que seu corpo, que é templo do Espírito Santo (I Co.6:19), seja utilizado para o mal. Assim, o corpo do homem deve ser utilizado de forma a dar bem-estar tanto a seu mordomo (pois o corpo, como tudo que é concedido ao homem, é do Senhor – Sl.24:1), quanto ao próximo. O que fizermos por meio do corpo será alvo do julgamento divino (II Co.5:10).
[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO