ASSEMBLEIA DE DEUS - MONTE TABOR/IMPERATRIZ-MA
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017
Adultos - o caráter do cristão: moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro
COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA
LIÇÃO Nº 5 – JACÓ, UM EXEMPLO DE UM CARÁTER RESTAURADO
[yt_youtube url="https://www.youtube.com/watch?v=zGL8b550R5Y&list=PL9TsOz8buX1-acY8B_R0qlSzVf6tcY4vw" width="600" height="400" responsive="yes" autoplay="no" ]...
Resumo Rápido do Pr. Henrique - Lição 5, Jacó, um exemplo de um caráter restaurado
Comentários de Vários Livros com algumas modificações do Pr. Henrique
JACÓ - Strong Português - יעקב Ya Ìaqob - Jacó = “aquele que segura o calcanhar” ou “suplantador”
1) filho de Isaque, neto de Abraão, e pai dos doze patriarcas das tribos de Israel
JACÓ - Enciclopédia Ilumina
INTRODUÇÃO
Neto de Abraão e filho de Isaque, Jacó foi um dos grandes patriarcas da nação de Israel. Na verdade, a nação em si foi nomeada com outro nome de Jacó: "Israel". Porém é o seu nome original - Jacó - que nos da uma idéia de seu caráter. Seu nome significa "enganador".
HISTORIA PESSOAL
A princípio, a vida de Jacó pode parecer sem graça, sendo que ele não fez muito mais que cuidar de seu gado e criar sua família. Porém se prestar atenção, você verá que sua vida foi cheia de dramas e conflitos entre ele e os membros de sua família e até entre ele e Deus. Sua história de vida é extraordinária desde o início.
COMEÇANDO UMA FAMíLIA
Os capítulos 29 e 30, do livro de Gênesis, descreve o nascimento da maioria dos filhos de Jacó. Léia deu quatro filhos à Jacó: Ruben, Simeão Levi e Judá (Gênesis 29:31-35).
Raquel não havia tido filhos, então deu sua serva Bilá à Jacó. Bilá teve dois filhos Dã e Naftali (Gênesis 30:1-8). Vendo que não estava mais concebendo, Léia deu sua serva Zilpa à Jacó como esposa. Ela concebeu mais dois filhos a quem Léia chamou de Gade e Aser (Gênesis 30:9-13).
Porém Léia ainda queria ter mais filhos. Então um dia, ela elaborou um plano quando viu que seu filho mais velho havia achado algumas mandrágoras no campo. Ela trocou as mandrágoras (acreditava-se que estimulava a concepção) pelos serviços de Jacó (Gênesis 30:14-15). Léia então concebeu os filhos de número cinco e seis, Issacar e Zebulom, que logo seguiu ao numero sete, uma filha chamada Diná (Gênesis 30:14-21).
Por fim, Raquel concebeu seu primeiro filho, José (Gênesis 30:22-24).
JACÓ COMO NAÇÃO DE ISRAEL
Deus prometeu aos três principais patriarcas - Abraão, Isaque e Jacó - que ele faria de suas descendências uma grande nação e que daria a eles a terra de Canaã para que morassem. Porém foi pelo nome dado por Deus a Jacó, "Israel" que essa nação é conhecida.
Além disso, até o nome "Jacó" tem significado vasto na bíblia. Os escritores bíblicos usaram o nome "Jacó" como sendo a nação, por volta de uma centena de vezes (Salmos 59:13). O nome "Jacó", é constantemente achado em paralelo com "Israel" (Números 23:7). Mais especificamente, "Jacó" é usado como o reino do norte de Israel (Amós 7:5). Em Isaias 41:21 o título "Rei de Jacó" se refere ao próprio Deus.
A maneira que o nome de Jacó foi usado, reflete a importância que ele ocupa na história da nação como o pai das doze tribos.O CONCERTO DE DEUS COM JACÓ. BEP - CPAD
(1) Isaque e Rebeca tinham dois filhos: Esaú e Jacó. Era de se esperar que as bênçãos do concerto fossem transferidas ao primogênito, i.e., Esaú. Deus, porém, revelou a Rebeca que seu gêmeo mais velho serviria ao mais novo, e o próprio Esaú veio a desprezar a sua primogenitura (ver 25.31 nota). Além disso, ele ignorou os padrões justos dos seus pais, ao casar-se com duas mulheres que não seguiam ao Deus verdadeiro. Em suma: Esaú não demonstrou qualquer interesse pelas bênçãos do concerto de Deus. Daí, Jacó, que realmente aspirava às bênçãos espirituais futuras, recebeu as promessas no lugar de Esaú (28.13-15). (2) Como no caso de Abraão e de Isaque, o concerto com Jacó requeria “a obediência da fé” (Rm 1.5) para a sua perenidade. Durante boa parte da sua vida, esse patriarca serviu-se da sua própria habilidade e destreza para sobreviver e progredir. Mas foi somente quando Jacó, finalmente, obedeceu ao mandamento e à vontade do Senhor (31.13), no sentido de sair de Harã e voltar à terra prometida de Canaã e, mais expressamente, de ir a Betel (35.1-7), que Deus renovou com ele as promessas do concerto feito com Abraão (35.9-13).
...
[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]COLABORAÇAO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA