ASSEMBLEIA DE DEUS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE- IADERN/
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2017
Adultos - A supremacia de Cristo - Fé, esperança e ânimo na Carta aos Hebreus
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
COMENTÁRIO: DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA
LIÇÃO Nº 9 – CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA
Prosseguindo no desenrolar desta maravilhosa lição, agora adentraremos numa seção que poderíamos dizer que complementa a anterior. Anteriormente estudamos a cerca da Nova Aliança inaugurada por Cristo, e tratamos sobre a uperioridade desta última em relação à primeira. Agora continuaremos a falarsobre as alianças, mostrando então os contrastes existentes no modo de culto decada uma.
Esta seção, iniciada no capítulo 9 e estendida até o capítulo 10, o autor expõe a oposição da adoração levítica com a adoração cristã. R. N. Champlin, em seu comentário versículo por versículo do novo testamento, nos fala que: “Até o fim do oitavo capítulo, o autor sagrado demonstra a superioridade de Cristo sobre todos os outros fatores de consideração e valor religiosos. Ele é superior aos anjos, a Moisés e aos sacerdotes aarônicos. Como tal, ele também tem um ‘ministério superior’. No oitavo capítulo, começa uma descrição sobre esseministério superior. Envolve uma lei nova e melhor, melhores promessas, sobreas quais se baseia um pacto superior. Todos esses elementos fazem parte domelhor ministério. Já o nono capítulo dá início ao exame mais particular dos‘antigos sacrifícios’, com o fito de mostrar que, no único sacrifício de Cristo,tudo aquilo se tornou obsoleto, tal como o próprio antigo sacerdócio. Isso foiantecipado em Hb 7.27, onde é dito que o próprio Cristo é o grande sacrifício.Sua ‘expiação’ foi aplicada na corte celestial por Ele mesmo, na qualidade de Sumo Sacerdote”.
[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA