ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SETOR 31 - ERMELINO MATARAZZO/SÃO PAULO-SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018
Adultos - A supremacia de Cristo: Fé, esperança e ânimo na Carta aos Hebreus
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 7 – JESUS, SUMO SACERDOTE DE UMA ORDEM SUPERIOR
Texto: Hebreus 7.1-19
Introdução: Como sumo sacerdote de outra ordem, a de Melquisedeque, Jesus possui um sacerdócio imutável, perfeito e eterno.
I – QUANTO AO ASPECTO DE SUA TIPOLOGIA
1. Um sacerdócio com realeza
1.1. Melquisedeque era um sacerdote-rei (Hb 7.2)
. Recebeu dízimos de Abraão
. Governava sobre Salém
1.2. Antigamente os reis tinham alguma participação no culto da Antiga Aliança (2 Sm 6.12-14; 1 Rs 3.4,15; 9.25)
1.3. Oferecer sacrifícios cabia somente aos sacerdotes (1 Sm 13.9,13; 2 Cr 26.16-18).
. Esta ordem não previa um sacerdote-rei
2. Um sacerdócio firmado na justiça,/p>
2.1. Melquisedeque era rei de Salém (Hb 7.2; Gn 14.18-20)
. Ele é chamado de ‘rei de Justiça’
2.2. Melquisedeque é um ‘tipo’ de Jesus, que reinaria com justiça e cujo reinado não teria fim (Is.32.1; Jr 23.5; Lc 1.33).
3. Um sacerdócio com legitimidade divina
3.1. Melquisedeque, ‘sem pai, sem mãe, sem genealogia’
. Deve ser visto como um contraste entre o sacerdócio levítico e o de Melquisedeque.
. O sacerdócio levítico dependia da genealogia para se legitimar
. Quem não fosse da tribo de Levi não podia oficiar como sacerdote
3.2. A ordem de Melquisedeque não precisava provar sua genealogia, a de Cristo, também.
II – QUANTO AO ASPECTO DE SUA NATUREZA
1. Um sacerdócio perfeito.
1.1. A palavra teleiôsis (perfeição) usada pelo autor em Hebreus 7.11, quer dizer também um “alvo a ser atingido”.
. Se refere ao relacionamento com Deus
. Nem a Lei nem o sistema sacerdotal do Antigo Testamento puderam resolver o problema da culpa e produzir o perdão que a santidade de Deus exigia.
. O problema do relacionamento com Deus foi resolvido com o sacrifício perfeito de Jesus
2. Um sacerdócio imutável
2.1. O capítulo sete ainda destaca que “mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei” (Hb 7.12).
. Isso revela o caráter transitório da Lei do Antigo Testamento (Sl 110.4)
. Somente o sacerdócio de Jesus seria imutável e de caráter não transitório
3. Um sacerdócio eterno.
3.1. O sacerdócio de Cristo “não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível” (Hb 7.16).
. ‘Vida incorruptível’ refere-se à ressurreição de Jesus demonstrando assim o caráter eterno do seu sacerdócio
. Cristo é sacerdote por imposição divina (Hb 7.17)
III – QUANTO AO ASPECTO DE SEUS ATRIBUTOS
1. Um sacerdócio santo
1.1. Santidade é um dos atributos de Deus (Is 6.3).
. Esta era uma das exigências da lei mosaica: que o sumo sacerdote não apresentasse nenhum defeito, inclusive físico (Lv 21.16-23).
. Hoje, santidade é uma necessidade na vida de todo cristão (Hb 12.14)
1.2. Somente Cristo podia atender as exigências de um sacerdócio inteiramente santo e perfeito (Hb 7.26).
2. Um sacerdócio inculpável
2.1. Ele deveria ser ‘inocente’ (Hb 7.26)
. ‘Inocente’ (akakos) = sem maldade; ausência de tudo o que é ruim e errado
. Jesus era assim (1Pe 2.22)
3. Um sacerdócio imaculado
3.1. Sem mácula (amiantos) Hb 7.26
. Essa palavra, que também tem o sentido de “sem manchas”, era usada no contexto bíblico para se referir tanto a pureza ritual como ética.
. Jesus é, realmente, ‘separado dos pecadores’
. O Filho de Deus assumiu a condição humana e se fez pecado pelos homens (2 Co 5.21), mas sem pecar.
3.2. Cristo é o sacerdote imaculado e sem manchas.
Conclusão: A Carta aos Hebreus é o único texto do Novo Testamento que apresenta uma doutrina sistematizada do sacerdócio de Cristo
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS