Adultos

Lição 5 - Cristo é superior a Arão e à ordem levítica IV

ASSEMBLEIA DE DEUS - IBOTIRAMA-BA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2017

Adultos - A supremacia de Cristo - Fé, esperança e ânimo na Carta aos Hebreus

COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES

COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

LIÇÃO Nº 5 – CRISTO É SUPERIOR A ARÃO E À ORDEM LEVÍTICA

- INTRODUÇÃO

- “Como também diz noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque” (Hb 5.6). O sacerdócio de Cristo é infinitamente superior ao de Arão, por ser divino eterno e por todos os salvos.

I – TEXTO BÍBLICO

- Hebreus 4.14-16; 5.1-14:

V, 14 Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.

V, 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

V, 16 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.

- Hebreus 5.1-14:

V, 1 - PORQUE todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados;

V, 2 - E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza.

V, 3 - E por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados.

V, 4 - E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão.

V, 5 - Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei.

V, 6 - Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.

V, 7 - O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia.

V, 8 - Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.

V, 9 - E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;

V, 10 - Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.

V, 11 - Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir.

V, 12 - Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.

V, 13 - Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.

V, 14 - Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.

II – A POSIÇÃO DO SACERDOTE NA RELIGIÃO DE ISRAEL

- Levítico capítulo 16:1-34

1 - O Dia da Expiação. 16:1-34. Apesar de todos os sacrifícios feitos durante o ano pelos membros da congregação de Israel e pelos próprios sacerdotes, ainda ficavam pecados e imundícias que exigiam expiação para que houvesse um relacionamento adequado entre Deus e o Seu povo. Por isso um dia particular foi inaugurado, no qual o ritual executado pelo sumo sacerdote realizaria a reconciliação da nação com o seu Deus. Hebreus 9 dá o significado da cerimônia para o cristão dum quadro claro que Lv. 16 pode verdadeiramente ser chamado de pináculo do sistema sacrificial do V.T.

2. Não entre no santuário em todo tempo. Arão não tinha permissão de freqüentes entradas no Lugar Santo por trás do véu (paraket) ou “divisor”, diante do propiciatório (kapporet) descrito em Êx. 25:17-21. Este kapporet vem do verbo keipar, “cobrir, perdoar ou expiar”. Por isso a tampa da arca, ou propiciatório, podia ser assim chamada. Conforme prescrito nos versículos 29, 30, a entrada só devia acontecer uma vez por ano. E só devia ser feita de acordo com o que fora prescrito.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.