ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - CORPO, ALMA E ESPÍRITO: A restauração integral do ser humano para chegar à estatura completa de Cristo
COMENTARISTA: Silas Queiroz
COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco

LIÇÃO Nº 12 – O ESPÍRITO HUMANO E O ESPÍRITO DE DEUS
O espírito humano foi criado para ser guiado pelo Espírito Santo.
INTRODUÇÃO
- Na continuidade do estudo da doutrina bíblica do homem, veremos o relacionamento entre o espírito humano e o Espírito de Deus.
- O espírito humano foi criado para ser guiado pelo Espírito Santo.
I – AS FUNÇÕES DO ESPÍRITO HUMANO
- Em lição anterior, já vimos que a função do espírito humano é estabelecer o relacionamento com o Senhor.
- O homem foi criado para ser o elo entre Deus e a criação terrena (Gn.1:26-28) e, por isso, é o único ser que tem, simultaneamente, uma parte material e outra imaterial: o homem exterior, o corpo, para que possa ter contato e interação com a Terra, com o Universo físico; o homem interior, a alma e o espírito, para que possa ter contato com o Senhor, que é o Criador, e Seu ambiente celestial, espiritual.
- O homem recebeu um corpo, formado do pó da terra (Gn.2:7) para que pudesse interagir com a criação terrena e já neste ponto se mostra como tinha uma posição singular e diversa da do querubim ungido, que fora posto no Éden (então apenas o chamado Éden mineral) para protegê-lo (Ez.28:14), mas sem qualquer possibilidade para promover uma interação, um inter-relacionamento com a criação (seja ela a mineral, seja ela até, como entendem alguns, já com seres vivos).
- Graças ao corpo que possuía, o homem poderia sujeitar e dominar a criação terrena, utilizando da sua criatividade, da sua inteligência, atributo da alma, para poder fazer com que a natureza lhe trouxesse benefícios.
- De igual modo, o homem foi dotado de uma parte imaterial, a alma e o espírito, para poder interagir com o seu Criador, que é Espírito (Jo.4:24), a fim de que pudesse ter a devida orientação e direção na condução de sua administração sobre a face da Terra, como também desfrutasse dessa comunhão e amizade que Deus queria com ele estabelecer, tanto que, diariamente, vinha ao encontro do homem (Gn.3:8).
- Esta interação se faria por meio do espírito, aquele “sopro” dado por Deus nas narinas do homem e que lhe deu o fôlego da vida, tornando-o alma vivente (Gn.2:7).
- É por este motivo que alguns estudiosos entendem que o espírito humano é uma “concessão”, ou seja, a cessão de sua opinião ou direito a outrem, a outorga do direito de executar a outrem em seu nome, mediante certos encargos e obrigações, uma obra, o consentimento, a permissão.
- O espírito é resultado deste “sopro divino”, que daria ao homem as condições para que pudesse administrar a face da Terra, porque tal espírito teria condições de ter pleno acesso ao Senhor de todas as coisas (Sl.24:1), fazendo com que, por meio deste relacionamento, pudesse ser cumprida a tarefa estatuída por Deus de frutificação, multiplicação, enchimento da terra, sujeição da Terra e dominação sobre a criação terrena.
- Não confundamos a “concessão” com a “emanação”. O espírito humano não é uma “emanação” de Deus no homem, não é uma “fagulha divina” dentro do homem, mas uma parte criada no homem para manter relacionamento com Deus, que jamais se separa da alma e que permite que o homem tenha condições de administrar, em nome do Criador, a Terra.
- Assim como há uma interação do homem com o Universo físico por meio do corpo e, mediante esta interação, a alma, que é a sede da personalidade de cada ser humano, faz com que seu entendimento, sensibilidade e vontade atuem sobre a criação, também há uma interação do homem com Deus por meio do espírito e, mediante esta interação, a alma leva seu entendimento, sensibilidade e vontade a atuar sob Deus.
- É interessante, aliás, a observação feita pelo saudoso pastor Antônio Gilberto da Silva (1927-2018) ao analisar I Co.15:44 em estudo sobre a triunidade do homem que encontramos na Bíblia de Estudo Antônio Gilberto nas páginas 1921 e 1922.
- Nesta nossa peregrinação terrena, temos um “corpo-alma” (“soma psychon” - σῶμα ψυχικόν), ou seja, uma atividade voltada para o Universo físico, onde o corpo promove a interação da alma com o que está à sua volta.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
