ASSEMBLEIA DE DEUS EM MUNDO NOVO - BA
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - CORPO, ALMA E ESPÍRITO: A restauração integral do ser humano para chegar à estatura completa de Cristo
COMENTARISTA: Silas Queiroz
COMENTÁRIO: PR JOSAPHAT BATISTA SOARES

LIÇÃO Nº 8 – EMOÇÕES E SENTIMENTOS: A BATALHA DO EQUILÍBRIO INTERIOR
INTRODUÇÃO
- O mundo pós-moderno é contraditório em relação à saúde física, mental e emocional. Apesar da grande quantidade de métodos terapêuticos, remédios, hospitais e clínicas especializadas, nunca houve tantas pessoas enfermas no corpo e na alma, como nos últimos tempos. Nós, que conhecemos a Palavra de Deus, sabemos que esse quadro é consequência do pecado, transmitido a todos os homens (Rm 5.12). O antídoto de equilíbrio emocional do homem continua sendo a Palavra de Deus (Jr 15:16), (Sl 119:105...) Somente através da Espada do Espírito é que podemos vencer a batalha espiritual emocional (Ef 6:13 - Sl 119:109 - Hb 4:12 - Jo 17:17...). O presente século está marcado pelo medo, expectação e ansiedade. Só a paz de Deus pode tranquilizar o coração humano.
I - TEXTO BÍBLICO
Filipenses 4.4-7 - Mateus 9.36 - João 11.35,36 I - BATALHA ESPIRITUAL DO DIA A DIA
- Nesta vida, estamos em uma batalha contínua, ou seja, estamos em uma guerra espiritual. Embora possamos não percebê-la e facilmente esquecê-la, o inimigo está sempre à espreita, tentando encher nossas mentes com desânimo e derrota. Como cristãos que vivem como sal e luz em um mundo de escuridão, inevitavelmente enfrentaremos obstáculos e ataques lançados em nossa direção. No entanto, podemos resistir e vencer. Deus nos instrui em Sua palavra a permanecer alertas aos esquemas de Satanás e nos mantermos perto Dele. Para vencer essa batalha, precisamos seguir as instruções específicas de Deus em Sua Palavra e permanecer fortes em nossa mente, coração e alma. Infelizmente, muitas vezes estamos despercebidos, despreparados ou até mesmo sem conhecimento do que estamos enfrentando ou de quem é o verdadeiro inimigo. As forças das trevas são impiedosas, determinadas e astutas, e o diabo não se importa se estamos preparados, ou não. Em um mundo caótico e de trevas, pode ser difícil discernir se estamos enfrentando as dificuldades normais da vida ou os verdadeiros ataques da guerra espiritual. No entanto, podemos ter certeza de que Deus nos capacita para a batalha e nos instrui a permanecer alertas. A guerra espiritual não é dar mais atenção ao diabo ou se concentrar em seus maus caminhos. Pelo contrário, a batalha espiritual é nos tornarmos mais atentos ao que Deus está fazendo e permanecemos firmes enquanto Ele luta nossas batalhas mais ferozes. Temos poder por meio de Seu Espírito, Sua Palavra e na oração, e podemos ter certeza de que Ele está sempre conosco, guiando nosso caminho e nos protegendo. ttps://bibliotecadopregador.com.br/guerra-espiritual/.
II - DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS
- Depois da queda do homem no Éden (Gn 3), o homem ficou enfrmo dos pés á cabeça (Is 1:6), e agora, sua mente se tornou um campo de batalha (Tg 4:1-4), e nesta proporção o homem se tornou escravo do pecado obtido pelos desejos carnais (Gl 5). Nesta luta emocional precisamos mais do nunca sermos dirigidos por Deus ou então seremos vencidos pelo mal que tanto afeta a humanidade.
1. Tudo começa na mente. É o campo de batalha interior... Como estudamos na lição anterior acerca dos pensamentos que se dar na mente humana, faculdade esta da alma do homem. Se a mente não estiver sã, o corpo também não estará. De acordo com a Medicina e a Psicologia, muitas doenças são causadas por problemas emocionais, tais como medo, inveja, ira, mágoa, ódio. A Bíblia adverte que não devemos estar inquietos por coisa alguma e que precisamos ter paz interior (Fp 4.6-8). Por isso, amar e perdoar são sentimentos preventivos contra as doenças mentais e emocionais (Jo 13.34,35; Cl 3.13; Sl 18.1a; Rm 12.10).
2. Doenças causadas por tensão emocional. Há inúmeras doenças que têm origem nesse terrível inimigo da saúde. Por isso, a Bíblia ensina: “O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos” (Pv 17.22). Ler Pv 14.30; 15.13; Ne 8.10. Devemos procurar o anseio da nossa alma na Palavra de Deus para que possamos vencer a batalha espiritual controlando os nossos sentimento assim como Cristo viveu. Uma vida distante de Deus terá a minima chance de conter os seus sentimentos emocionais, pois as agrúrias desta vida o vencerá.
3. Fatores que contribuem para doenças psicossomáticas:
a) Competitividade excessiva. O mundo moderno é extremamente competitivo, razão pela qual grande parte das pessoas é ansiosa. A Bíblia nos recomenda “descansar no Senhor” (Sl 37.5,7; Mt 6.30-34).
b) Luta pelo sucesso profissional. A falta de preparo profissional, o desemprego e a obtenção de um bom desempenho profissional, levam muitos a ficarem frustrados. O crente em Jesus não se desespera, mas confia no Senhor (Sl 55.22; 1 Pe 5.7).
c) Insucesso na vida afetiva. Há muitos que sofrem porque não conseguem se casar e constituir uma família. Isso também ocorre no meio evangélico. O remédio? Confiar em Deus. Ele é a solução para todos os nossos problemas.
d) Estresse. O estresse ocasional não causa neuroses ou outro tipo de doença da mente. Entretanto, o estresse constante tende a desenvolver enfermidades mais graves. Por isso, a Bíblia ensina que não devemos andar ansiosos (Mt 6.25), e que nossas ansiedades devem ser lançadas sobre o Senhor (1 Pe 5.5-7). Nesse sentido, a igreja deve ser instruída à luz da Palavra e da ciência social, pois, conforme nos ensina a Bíblia, devemos entregar o nosso caminho ao Senhor; confiar nele, e Ele tudo fará (Sl 37.5; Mt 6.33). É bom lembrar que o corpo e a alma estão intimamente ligados; o que afeta um, lesa também o outro. Muitas doenças são provocadas por problemas emocionais decorrentes da ansiedade e da falta de equilíbrio emocional.
III - OS SALVOS PODEM ADOECER
- Mesmo estando salvo em Cristo não estaremos imune as doenças fisícas e emocionais decorrentes do pecado do homem...
1. A “Teologia da Prosperidade”. Os proponentes dessa falsa teologia ensinam que o crente fiel não pode adoecer, pois a doença é do Diabo. Propalam que todo cristão deve viver uma vida plena, isenta de doenças; e que, na idade avançada, devem viver sem dor ou sofrimento. Segundo esses “teólogos”, quem fica doente não está reivindicando seus direitos como filho de Deus ou não tem fé. O ensino bíblico, porém, é claro ao ensinar que muitas são as aflições do justo.
2. O corpo ainda não está plenamente salvo. Na cruz, Jesus garantiu a salvação de nosso espírito, alma e corpo, dando-nos direito à vida eterna e à cura das enfermidades, em seu nome (Is 53.4,5; Mc 16.18). Entretanto, quanto ao corpo, o efeito da obra salvífica ainda não se manifestou plenamente. Isso porque, enquanto o espírito e a alma (o homem interior - 2 Co 4.16) são salvos no momento da conversão a Cristo, o corpo ainda aguarda a completa redenção (Rm 8.23; 1 Co 15.42-45,53,54). Todavia, isto não significa que não podemos ter uma vida saudável. Ao contrário do que crêem os adeptos da teologia da prosperidade, até mesmo os crentes em Jesus são acometidos de doenças. O Senhor Jesus, no entanto, deu à sua Igreja autoridade para curar os enfermos em seu nome. Para evitarmos o mal sobre a nossa mente devemos procurar, a cada dia, termos o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, conforme nos aconselha o Apóstolo Paulo quando escreveu a carta aos Filipenses (Fl 2:5).
OBS: ARGUMENTO PSICOSSOMÁTICO - “EMOÇÕES E SENTIMENTOS - Um dos grandes desafios dos tempos atuais é cultivar a harmonia e o equilíbrio das emoções e dos sentimentos, pois é na desarmonia delas que se encontra a origem da maioria das enfermidades emocionais. [...] Todo o aparelho social em que estamos inseridos em contato com nossas emoções, gera uma tensão. Nessa tensão, ocorre a anulação do pensamento, do processamento do intelecto, acabando por exacerbar as emoções; então, elas acabam assumindo o comando. Assim, um dos maiores desafios para nossas emoções e sentimentos tem a ver com cultivar sentimentos e virtudes que a Palavra de Deus denomina como Fruto do Espírito. Não se trata de uma obra meramente humana, mas desenvolvida pelo Espírito Santo de Deus em nós (Gl 5.22).” (OLIVEIRA, Marcelo. Alcance um Futuro Feliz e Seguro. 1ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2024, p.41).
IV - PLANO DIVINO PARA UMA VIDA SAUDÁVEL (Êx 15.26)
- Tanto no Antigo como no Novo Testamento, o Senhor é apresentado como aquEle que sara as enfermidades do seu povo (Êx 15.26; Mt 8.14-17; 1 Pe 2.21; Sl 103.3). No Antigo Testamento, a condição para experimentar a cura divina era a obediência à Lei (Dt 7.11-15), mas em o Novo, ela está disponível a todos quantos se convertem a Deus mediante a fé em Jesus. Êxodo 15.26, apresenta algumas condições para que o homem viva uma vida abençoada e saudável. Vejamos:
1. Obedecer à voz do Senhor. Deus fez promessas maravilhosas ao seu povo como resultado da obediência (Dt 28.1,2). A obediência irrestrita a Deus põe o homem em comunhão com o Espírito Santo. Essa sujeição à vontade do Senhor, por meio do relacionamento do crente com o Espírito de Cristo, é fundamental para o equilíbrio emocional.
2. Fazer o que é reto diante de Deus. Mesmo sofrendo oposição dos que praticam o erro, o crente íntegro, sente paz com Deus e dorme com a consciência tranquila, sob as bênçãos do Senhor. A integridade e a obediência a Deus produzem paz interior e equilíbrio emocional (Sl 55.22).
3. Guardar os estatutos do Senhor. Os estatutos são como uma regulamentação dos mandamentos de Deus. É a “lei do Senhor” tão mencionada na Bíblia, principalmente nos Salmos. Esse “plano de saúde” divino tem sua explicitação em outros textos, como por exemplo, Deuteronômio 7.15a: “E o SENHOR de ti desviará toda enfermidade...”.
4. Jesus Cristo é o Médico Divino. Ele curou a muitos de enfermidades físicas (Mt 8.16); expulsou demônios (Mc 1.34); e concedeu, em seu nome, autoridade aos seus servos para também curar e expulsar demônios (Mc 16.17.18). Jesus não mudou; Ele é o mesmo (Hb 13.8). Em o nome de Jesus somos atendidos em nossas orações (Jo 14.13), mas é necessário estarmos em comunhão com Ele e com sua Palavra (Jo 15.7).
OBS: ARGUMENTO PSICOSSOMÁTICO - “EMOÇÕES E SENTIMENTOS* PROTEGIDOS -As emoções e os sentimentos cumprem um papel muito importante em nossa vida em sociedade. Quando se desequilibram, toda a nossa vida também se desequilibra. Quando isso acontece, o medo vira pânico; a tristeza vira depressão; a ira vira cólera — resumindo: o pecado jaz em nossa porta (Gn 4.6,7). Do ponto de vista bíblico, a melhor forma de equilibrar e proteger nossas emoções, bem como nossos sentimentos, é tendo as virtudes do Espírito cuja porta de entrada é o amor (1Co 13.13; Gl 5.22,23). Trata-se do sentimento mais virtuoso da Bíblia. O fruto do Espírito é o antídoto celestial para ordenar nossas emoções. Aqui, a respeito da questão de lidar com nossas emoções, o domínio próprio — ou temperança — é uma virtude especialíssima para nosso equilíbrio. [...] Por que a ênfase na temperança como uma virtude importante? Porque essa virtude ordena nossas emoções. Quando essa virtude está presente em nossa vida, cuidamos para não sermos escravizados por emoção ou paixão. [...] Assim, um coração temperado é um coração protegido.” (OLIVEIRA, Marcelo. Alcance um Futuro Feliz e Seguro. 1ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2024, p.42).
V - EMOÇÕES E SENTIMENTOS — A BATALHA DO EQUILÍBRIO INTERIOR
- Muitas decisões e reflexões são influenciadas por aquilo que pensamos e temos vontade (Pv 4.23). Mas há também um aspecto da constituição humana que influencia diretamente nossas decisões, bem como nosso comportamento. Estamos falando da emoção, a parte afetiva do ser humano, que é diretamente impactada em função da nossa experiência diária. Lidar com as emoções não é uma tarefa fácil. Em razão disso, é comum encontrar uma diversidade de conteúdos sobre este tema na internet. A busca demasiada por orientações sobre saúde emocional é reflexo de uma sociedade doente emocionalmente. É crescente o número de pessoas com depressão, transtornos de ansiedade e fobias, resultados do estilo de vida acelerado e consumista. Excesso de exposição a telas, uso excessivo de redes sociais e as exigências de uma sociedade onde as pessoas se sentem na obrigação de mostrar boa aparência ou sustentar uma imagem de perfeição têm levado muitos a sucumbir emocionalmente.
- Diante desse cenário, a igreja precisa aprender a lidar com a saúde emocional. Como servos de Deus, as Escrituras são nossa fonte de conhecimento e orientação para lidarmos com as escolhas da vida (Fp 4.7). Para compreender melhor esse tema, pastor Gil Dias aborda o papel da inteligência, faculdade dada por Deus, que se direciona em diferentes áreas. Conforme explica em seu livro Um Alerta Contra a Ansiedade (CPAD), “o psicólogo e consultor corporativo Richard Griffiths define a inteligência espiritual como: ‘Uma dimensão mais complexa de inteligência que ativa as qualidades e capacidades do verdadeiro ‘self’, na forma de sabedoria, compaixão, integridade, alegria, amor, criatividade e paz. É um senso de significado e propósito, que pode ser combinado com o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais’. A definição de Griffith parte da ideia de que existem três dimensões ou tipos de inteligência:
1. Inteligência racional: refere-se à capacidade de resolução de problemas e ao pensamento lógico. Representada pelo Quociente de Inteligência (QI);
2. Inteligência emocional: capacidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções, além de responder adequadamente às emoções das outras pessoas. Representada pelo Quociente Emocional (QE);
3. Inteligência espiritual: capacidade de dar propósito às ações e dar significado à vida. Representada pelo Quociente Espiritual (QE). As dimensões não estão isoladas umas das outras no cérebro humano, mas estão interligadas entre si. Uma não existe sem a outra”. (2025, pp.42,43). O aprendizado contínuo dessas três inteligências é indispensável para lidarmos melhor com as emoções e encontrarmos o equilíbrio interior.
VI - MEIOS PARA VENCERMOS A BATALHA ESPIRITUAL*
1 - Fortalecidos pela Oração e Adoração*
- A oração e a adoração são armas poderosas em nossa luta espiritual. Quando oramos e adoramos, estamos nos conectando com Deus, o autor da nossa fé e o único que pode nos dar a força necessária para vencer as batalhas espirituais. A oração nos permite pedir a Deus ajuda, orientação, proteção e força para superar as tentações e as adversidades. O apóstolo Paulo exorta os cristãos em Efésios 6:18 a “orar em todo tempo no Espírito, com toda oração e súplica, e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos”. Isso significa que devemos estar em constante comunhão com Deus, pedindo a Ele que nos dê sabedoria e discernimento para identificar as artimanhas do inimigo e resistir às tentações. A adoração também é uma arma poderosa em nossa luta espiritual. Pois quando adoramos a Deus, estamos reconhecendo sua soberania, poder e bondade. Isso nos ajuda a manter uma perspectiva correta sobre as coisas e nos ajuda a nos lembrar de que Deus está no controle, independentemente das circunstâncias em que estamos passando. Em 2 Crônicas 20, vemos como o louvor foi usado como arma em uma batalha espiritual. Quando o rei Josafá e o povo de Judá enfrentaram uma grande multidão de inimigos, eles não lutaram com suas próprias habilidades ou recursos para vencer a batalha. Em vez disso, eles se inclinaram para Deus em oração e adoração, reconhecendo que só Ele poderia vencê-la. E Deus ouviu suas orações e respondeu, dando-lhes a vitória sobre os seus inimigos.
- Portanto, a oração e a adoração devem ser uma parte essencial da nossa estratégia de guerra espiritual.
2 - Confiando na Promessa de Deus
- Confiar na promessa de Deus é uma forma poderosa de enfrentar a guerra espiritual. Quando confiamos em Deus e nas Suas promessas, podemos ter certeza de que Ele está conosco em todos os momentos e que nunca nos abandonará. Uma das promessas mais reconfortantes de Deus é encontrada em Isaías 41:10: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; .” Uma promessa que nos lembra que Deus é fiel e que sempre nos sustentará em tempos de necessidade. Outra promessa poderosa de Deus é encontrada em Romanos 8:28: “E sabemos que todas as coisas ocorreram juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, aqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Essa promessa nos lembra que Deus trabalha todas as coisas para o nosso bem, mesmo em meio a lutas e dificuldades. Quando confiamos nessas promessas e em outras promessas da Bíblia, somos capazes de enfrentar a guerra espiritual com confiança e esperança. Sabemos que Deus está ao nosso lado e que Ele está trabalhando para o nosso bem, mesmo que não possamos ver isso claramente no momento. Portanto, confie nas promessas de Deus e busque conhecer-las melhor por meio da leitura e meditação na Bíblia. Quando você lembrar essas promessas em tempos de luta espiritual, será capaz de enfrentá-los com coragem e força, sabendo que Deus está com você e que Sua palavra não falhará. https://bibliotecadopregador.com.br/guerra-espiritual/ -
CONCLUSÃO
- Um dia não haverá mais doenças nem morte (Ap 21.4). Porém, enquanto estamos aqui, devemos zelar pela nossa saúde física, mental e emocional. Precisamos lembrar que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, por isso, temos de cuidar de nossa saúde por meio de uma alimentação correta, repouso adequado, exercícios físicos, jejum e oração.
Bibliografia
- Bíblia de Estudo Gesiel Gomes
- Bíblia Cronológica
- Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa
- Apontamentos Teológicos do autor
- Disciplina grade ctec vida cristã - Antropologia Bíblica
- https://www.estudantesdabiblia.com.br/licoes_cpad/2019/2019-01-06.htm
- Lições Bíblicas CPAD - Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2007 - Título: Tempos Trabalhosos - Como enfrentar os desafios deste século - Comentarista: Elinaldo Renovato de Lima - Lição 6: A saúde física e mental - Data: 13 de Maio de 2007
https://bibliotecadopregador.com.br/guerra-espiritual/
- Comentário: Pastor Josaphat Batista – Pr. Presidente da Assembleia de Deus em Mundo Novo-Ba. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior - Bacharel em Teologia convalidado pelo MEC – Pós-Graduando em História, Membro da academia Pré-Militar (ACPMB) – Pós-Graduando Ciências da Religião (Famart) – Juiz de Paz (CONAJ), Graduando História (Facuminas), Formação da Alfabetização da Língua Grega (Koiné), DIRETOR do CTEC VIDA CRISTÃ (Centro Teológico de Educação e Cultura), Autor do livro 1000 Esboços Bíblico para Sermões – Autor da Revista de Estudo Bíblico acerca de João Batista – Autor da Revista acerca de Absalão, Autor do Livro Evidências Reais do Apocalípse - Autor do Livro Escatologia Bíblica Panorâmica, Conferencista, Seminaristas, Escritor e fundador dos Congressos EBD no Campo de Camaçari-Ba. - Aproveite e estude cursos gratuitos no CTECVIDACRISTA.COM e comentários anteriores das Lições Bíblicas EBD. Ver outros comentários (anteriores) do trimestre em vigor no Site: www.portalebd.org
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA
