ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - CORPO, ALMA E ESPÍRITO: A restauração integral do ser humano para chegar à estatura completa de Cristo
COMENTARISTA: Silas Queiroz
COMENTÁRIO: EV. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO Nº 1 – O HOMEM: CORPO, ALMA E ESPÍRITO
Nesta rica oportunidade, estudaremos sobre a natureza humana a partir da Antropologia na visão bíblica. Deus constituiu o homem de corpo, alma e espírito. Estes aspectos fundamentam a Doutrina do Homem e apontam como o homem foi criado, bem como revela o propósito do Criador em trazê-lo à existência. O estudo sistemático sobre a Doutrina do Homem tem a pretensão de dirimir em que consiste a natureza humana atrelada aos propósitos do Criador para a humanidade. Deus, por sua infinita graça, criou os seres humanos com o fim de glorificá-lo a partir de uma comunhão eterna. No estudo desta lição, sua classe é convidada a conhecer com maiores detalhes dos três componentes básicos da existência humana, a saber, corpo, alma e espírito.
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
A TRICOTOMIA HUMANA
"Que é o homem?" (SI 8.4) Essa pergunta do salmista tem sido alvo de muitas pesquisas, através de todos os tempos, da parte de filósofos, cientistas, teólogos e outros. Quando o rei Davi meditou sobre esse problema, disse: "Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado" (SI 139.14). E realmente um assunto interessante estudar o que a Bíblia ensina a respeito do homem. Podemos definir e subdividir esse assunto de várias maneiras.
A Antropologia bíblica se aplica em apresentar um estudo sistemático acerca do ser humano em todos os seus aspectos — origem, existência, queda etc. Nesse aspecto, o objetivo desse campo da teologia sistemática é subsidiar o estudante das Sagradas Escrituras, com elementos suficientes para que ele possa entender o ser humano segundo a Palavra de Deus.
Na presente lição abordaremos especificamente do aspecto tricotômico do homem. Sim, o homem possui uma tripla natureza composta em duas partes: o homem material corpo; o homem imaterial — a alma e espírito. Basicamente estamos falando da parte fisica e da espiritual, do que é finito (corpo) com aquilo que é eterno (alma e espírito).
Assim como o tabernáculo no deserto era dividido em três partes, também o homem o é. O pátio do tabernáculo representa a parte externa e visível do homem, que é o seu corpo; o lugar santo, que não se podia ver de fora, representa a alma, e o lugar santíssimo representa o espírito do homem. A Bíblia subdivide o homem em duas partes: "o homem exterior", que é o seu corpo, e "o homem interior", que é composto da alma e do espírito (cf. 2 co 4.16; Ef 3.16). A parte exterior do homem é visível e mortal, enquanto a parte interior é imaterial, invisível e imortal.
Destaque
O corpo é o invólucro do espírito e da alma; contudo, o homem é um só, e não cada uma de suas partes, mas a totalidade delas: uma unidade (o homem) na pluralidade (espírito, alma e corpo) e uma pluralidade na unidade.
Deus, que é trino, criou o homem como um ser tríplice, isto é, com posto de corpo, alma e espírito. O Deus trino, isto é, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, imprimiu sua semelhança na formação do homem. Também Jesus, quando se fez homem, recebeu um corpo (cf. Hb 10.5), uma alma (cf. Mt 26.38) e um espírito (cf. LC 23.46). A Bíblia fala muito dessas três partes do homem (cf. I Ts 5.23).
A DISTINÇÃO ENTRE ALMA E ESPÍRITO
Deus, que é Espírito (cf. Jo 4.24), criou o homem com uma parte espiritual, isto é, com alma e espírito. Essa parte espiritual é invisível e imaterial, conhecida como "o homem interior", e habita no corpo, que é "o homem exterior" (cf. 2 co 4.16). [...] A alma, junto com o espírito, formam o "homem interior", a parte imaterial de todo ser humano. Embora a alma e o espírito estejam inseparavelmente unidos, tanto dentro como fora do corpo, existe uma diferença entre eles. A Bíblia diz que "a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito" (Hb 4.12).
No aspecto do homem interior, suas partes são bem definidas em objetivos. A alma representa a vida do homem, que é dotada de sentimento e vontade. Podemos afirmar que a alma é a sede dos sentimentos e das emoções do homem interior, sendo a responsável pelo aspecto relacional do ser humano.
A alma é a parte que orienta a vida do corpo e estabelece o contato com o mundo em redor, enquanto o espírito é a parte do homem que lhe oferece a possibilidade de relacionamento com Deus.
Tratando apenas do espírito, sua função se destaca no relacionamento e na comunhão com o Criador. Ele anda junto a alma, sendo inseparáveis dentro do homem interior. O espírito, recebido por Deus, não pode ser confundido com o Espírito Santo, haja vista que estamos falando da parte que dialoga com o Pai de maneira espiritual, enquanto o Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade.
O espírito é a parte invisível do homem que, juntamente com a alma, compõe o "homem interior". E aquela parte do homem que, como uma janela aberta para o céu, lhe dá condições de sentir a realidade de Deus e da sua Palavra (cf. I co 2. IO, 12). Eis o que distingue o homem de qualquer outro ser: só ele foi criado à imagem e semelhança de Deus. O espírito do homem é a sede das suas relações com Deus. "O espírito do homem é a lâmpada do Senhor" (PV 20.27, Versão Revisada). Por esse motivo, a Bíblia muitas vezes usa "coração" como sinônimo de "espírito": "Era um o coração e a alma da multidão dos que criam" (At 4.32).
Destaque
A alma e o espírito são elementos espirituais incorpóreos e invisíveis, ambos deixam o corpo por ocasião da morte e sobrevivem a ela. Apesar dessas características comuns, são entidades distintas, porém inseparáveis; são os dois lados do mesmo elemento não físicos do ser humano (Ef 3. 16).
A INTERAÇÃO DAS TRÊS DIMENSÕES
Destacamos acima a parte imaterial do homem. Mas precisamos falar do invólucro da alma e do espírito denominado de corpo. O corpo se destaca como a parte material do ser humano, meio pelo qual ele toma suas ações e se relaciona com os demais seres vivos. Ele se aplica em realizar os comandos e desejos de sua alma.
Muito se fala do cuidado espiritual que o ser humano precisa ter, contudo, pouco se destaca do cuidado físico que precisamos aplicar em nossas vidas. Um corpo saudável traz benefícios para o homem, por isso, não podemos desprezar o cuidado com a nossa vida material.
Precisamos ser equilibrados, pois estamos falando de uma vida de mão dupla, onde a alma abatida causa reflexos negativos no corpo, pois ele reflete o que sente a alma, do mesmo modo um corpo sem freios e limites pode causar danos à alma, pois é através das ações do corpo que o pecado é materializado.
Por isso precisamos estar em equilíbrio conosco e com o nosso Pai, fazendo com que o corpo, a alma e o espírito vivam em harmonia entre si e com o nosso Criador. A boa interação com esses três elementos destacará uma vida para a glória de Deus.
Destaque
Compreender o homem como um ser tripartido é fundamental para entendê-lo como um ser integral, no qual há íntima correlação entre espírito, alma e corpo. Isso, como já destacado, contribui para que haja um equilíbrio vivencial que não despreze quaisquer das substâncias. Assim como a criação, completa e perfeita em todos os seus aspectos, a Redenção resgata o homem por inteiro, o que há de consumar-se na glorificação, com a transformação do corpo, como já assinalado. Por enquanto, vivemos neste "tabernáculo", nossa "casa terrestre", como disse Paulo (2 co 5.1), em meio a fraquezas e imperfeições. E a forma como vivemos aqui, neste corpo, que definirá nossa eternidade (Gl 2.20).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. ANTONIO VITOR LIMA BORBA