Adultos

Lição 11 - Uma igreja hebreia na casa de um estrangeiro III

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2025

Adultos - A IGREJA EM JERUSALÉM: Doutrina, comunhão e fé: a base para o crescimento da Igreja em meio às perseguições

COMENTARISTA: José Gonçalves

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 11 – UMA IGREJA HEBREIA NA CASA DE UM ESTRANGEIRO

Texto: Atos 10.1-8,21-23,44-48.

Introdução: O episódio da igreja hebreia na casa do gentio Cornélio demonstra que Deus não faz acepção de pessoas.

I. A REVELAÇÃO DE DEUS AOS GENTIOS

1. A revelação de Deus através de uma visão de Cornélio

1.1. Cornélio, ao orar, viu um anjo que lhe trouxe uma revelação (At 10.3)

a. Não é incomum, nas páginas das Escrituras, Deus se revelar por meio de anjos (At 5.19)

b. O propósito dessa revelação era a inclusão dos gentios à Igreja do Senhor (ex: Rm 1.13)

1.2. Cornélio era um homem que tinha desejo de salvação (At 10.2)

a. Era um gentio (At 10.1)

b. Era piedoso (Cf: 1Tm 4.7)

c. Era temente a Deus (Cf: Sl 2.11)

1.3. No entanto, isso não era suficiente para salvá-lo. (Cf: Ef 2.9)

a. Ele precisava ouvir acerca da mensagem da cruz (Cf: 1Co 1.17)

b. O anjo de Deus estava ali para instruí-lo a como fazer (Cf: Hb 1.13-14)

c. O anjo o instruiu a chamar o apóstolo Pedro para pregar sobre Jesus (At 10.22)

2. A revelação de Deus como uma experiência espiritual para Pedro

2.1. Assim como Cornélio, Pedro também teve uma revelação (At 10.10)

a. Essa revelação o deixou perplexo (At 10.11,12)

b. Essa revelação ia contrário às suas convicções

. Para Pedro os gentios estavam excluídos do plano salvífico

2.2. Após a revelação, Pedro resolveu ir à casa de Cornélio (At 10.23; 11.12; 15.7)

3. A revelação de Deus para a Igreja: A urgência da pregação do Evangelho

3.1. Deus ainda pode revelar a alguém o seu plano salvífico de forma excepcional

a. Usando anjos, não é a maneira usual do Senhor trabalhar

3.2. A igreja tem a responsabilidade de pregar o evangelho da salvação (Mc 16.15)

a. Deus quer salvar a todos (1Tm 2.4)

b. A salvação vem por meio da pregação (1Co 1.21)

3.3. Não é preciso ninguém ficar esperando um anjo comissioná-lo a pregar o Evangelho

a. Deus já fez isso (Mc 16.15)

II. A SALVAÇÃO DOS GENTIOS

1. A salvação veio aos gentios através da pregação do evangelho

1.1. Pedro recebeu a missão de pregar para Cornélio e sua casa (At 11.14).

a. Sua pregação é totalmente cristocêntrica, sempre apontando para a cruz de Cristo (At 11.38)

1.2. Podemos perceber alguns eixos principais que sua mensagem percorria.

a. Primeiramente, Deus ama a todos (At 10.34).

. Todas as pessoas, quer judeus quer gentios, são objeto do amor de Deus.

b. Em segundo lugar, Deus quer salvar a todos (At 10.35).

. Deus não somente ama a todos, mas quer salvar a todos

. Não é apenas para os judeus que guardam a Lei

. É, também, para todo aquele que em qualquer nação o “teme”.

c. Em terceiro lugar, Cristo é o Senhor de todos (At 10.36).

. Cristo é o centro do Evangelho.

. Ele é o eixo em torno do qual todas as bênçãos espirituais se encontram.

1.3. Estar em Cristo é estar salvo; não estar em Cristo é não estar salvo! (Jo 3.18)

2. A conversão dos gentios veio através do arrependimento de seus pecados

2.1. A mensagem da cruz é um chamado ao arrependimento (At 10.43).

a. Todos os que, arrependidos, creem em Cristo, serão perdoados, e, portanto, salvos (At 3.19)

b. Ninguém é salvo à força; é preciso crer em Cristo para receber a salvação (At 16.31)

c. Tanto judeus quanto gentios necessitam se arrepender para ser salvos (1Co 1.24)

. Posteriormente os judeus convertidos reconheceram a adesão dos gentios (At 11.18)

d. Ele salvou os gentios que demonstraram fé em Jesus e se arrependeram de seus pecados

. Em Cristo somos uma nova criatura (Gl 6.15; 2Co 5.17)

III. O ESPÍRITO DERRAMADO SOBRE OS GENTIOS

1. O Espírito é também prometido aos gentios

1.1. O batismo no Espírito Santo foi experimentado pelos gentios na casa de Cornélio (At 10.44-46)

a. Anos mais tarde Pedro faz menção deste ocorrido (At 15.16)

1.2. Pedro havia falado que batismo no Espírito Santo seria para todos (Jl 2.28; At 2.17)

a. Era para todos quanto Deus havia chamado (At 2.39)

b. Era a bênção de Abraão chegando aos gentios (Gl 3.14)

1.3. Eu, você e todos os que creem em Cristo somos contemplados com essa promessa de Deus (At 2.38-39)

2. O Espírito recebido através da Palavra que foi pregada

2.1. Eles foram batizados no Espírito Santo depois de terem recebido a Palavra (At 11.1)

a. Os que vieram com Pedro ficaram admirados diante do ocorrido (At 10.45)

b. Eles viram os gentios falando em línguas (At 10.46)

3. Um pentecoste “visto” e “ouvido”

3.1. O Pentecostes gentílico, assim como o Pentecostes judaico, foi marcado pela experiência do Espírito

a. Os gentios receberam a mesma experiência do dia de Pentecostes (At 2.4; At 11.15-18)

b. Em ambos os casos, foi um Pentecostes “visto” e “ouvido”. (At 2.6; 10.45-46)

3.2. O verdadeiro pentecoste nunca será silencioso (At 2.5-6)

Conclusão: A graça de Deus se manifestou trazendo salvação a todas as pessoas (Tt 2.11). A missão da igreja na casa do gentio Cornélio mostra como o amor de Deus pode alcançar todas a pessoas, independentemente de cor e raça, que abrem o seu coração à poderosa mensagem da cruz. Aqui também vemos que a fé evangélica não é algo subjetivo, mas marcada pela ação e presença real do Espírito Santo na vida daquele que crer.

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