ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - A IGREJA EM JERUSALÉM: Doutrina, comunhão e fé: a base para o crescimento da Igreja em meio às perseguições
COMENTARISTA: José Gonçalves
COMENTÁRIO: EV. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO Nº 2 – A IGREJA DE JERUSALÉM: UM MODELO A SER SEGUIDO
A lição desta semana tem como finalidade apresentar a igreja primitiva como modelo de fé e relacionamento cristão aos irmãos da igreja atual. Ao observarmos o livro de Atos, identificamos vários aspectos que revelam a face da igreja primitiva como uma igreja doutrinariamente sólida, que perseverava nos ensinamentos introduzidos pelos apóstolos, e na qual os seus membros desfrutavam de uma comunhão salutar; e, não menos importante, oravam assiduamente (At 2.42). Dessa forma, o trabalho realizado por esses irmãos resultava no avanço da pregação do Evangelho, mesmo em meio às perseguições (2Ts 3. I -3).
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
UMA IGREJA COM SÓLIDOS ALICERCES
A igreja de Jerusalém nasceu sob a égide da verdade. A igreja começou com o derramamento do Espírito, a pregação cristocêntrica e a permanência dos novos crentes na doutrina dos apóstolos. A doutrina dos apóstolos é o inspirado ensino pregado oralmente naquele tempo, e agora preservado no Novo Testamento.
Uma igreja sem seu fundamento firmado na palavra pode até avançar em um grande número de pessoas, contudo, todas elas estarão vinculadas aquele lugar apenas por motivo de uma relação lateral, sem o firmamento espiritual correto que gera a transformação. A igreja apostólica decidiu permanecer ligada aos seus sólidos alicerces, o que os permitiu gozar de um crescimento espiritual que refletiu no seio da comunidade dos primeiros cristãos.
A igreja apostólica era uma igreja que aprendia. Com isso, deduzimos que o anti-intelectualismo e a plenitude do Espírito são incompatíveis, pois o Espírito Santo é o Espírito da verdade. O Espírito de Deus leva o povo de Deus a submeter-se à Palavra de Deus. [...] o perseverar no ensino dos apóstolos não quer só dizer que o povo não se desviou das doutrinas apostólicas ou permaneceu ortodoxo. Quer dizer também que eles perseveraram na prática de aprender com os apóstolos que eram alunos, ou discípulos, ávidos por conhecimento sob o comando dos mestres.
Ao estarem firmados no fundamento dos apóstolos, eles também decidiram permanecerem em comunhão uns com os outros. Eles não tinham nada em particular, pois a comunhão era tamanha que fazia com que todos vivessem com tudo em comum. Essa é a verdadeira comunhão e piedade da igreja, onde a preocupação com o próprio eu é deixada de lado pelo bem da unidade.
Ao longo da história houve muitos desvios da verdade: às heresias da Idade Média; a ortodoxia sem piedade; o Pietismo — piedade sem ortodoxia; os quacres — o importante é a luz interior; o movimento liberal a razão acima da revelação; e o movimento neopentecostal a experiência acima da revelação. Deus tem um compromisso com a Palavra. Ele tem zelo pela Palavra. Uma igreja fiel não pode mercadejar a Palavra.
Destaque
Além de ser uma igreja que gozava da manifestação abundante dos dons espirituais, bem como da operação contínua de sinais, prodígios e maravilhas, havia uma característica muito marcante que a tornava pujante. A igreja primitiva era uma igreja "acolhedora". [ . . contexto da igreja primitiva, significava acolher os pecadores, oferecer a oportunidade de perdão e reconciliação com Deus. Além disso, significava também que a igreja não fazia acepção de pessoas, nem mesmo fomentava o preconceito seja qual fosse a condição de pecado em que a pessoa estivesse (At 10.34, 35; Rm 2.11); mas, pelo poder regenerador do Espírito Santo, tornava cada pecador arrependido em um discípulo de Cristo (Mt 28.19, 20).
UMA IGREJA OBSERVADORA DOS SÍMBOLOS CRISTÃOS
A igreja primitiva também prosseguiu em transmitir e praticar os principais símbolos cristãos ensinados por Jesus. Eles eram servos fiéis e discípulos aplicados, que entenderam a importância dos princípios basilares de nossa fé, fazendo com que os primeiros cristãos experimentassem um pouco do que eles receberam do Mestre amado.
O batismo em águas era praticado com os novos crentes, que após a sua conversão atestavam publicamente que agora eram nova criatura. Eles não receavam em descer às águas em ato público, pois sua decisão era plena em seguir o Cristo que fora crucificado e agora está ressurreto. Infelizmente hoje em dia muitos abdicam dessa confissão pública, por afirmarem "ser uma grande responsabilidade que não estão dispostos a fazerem", o que denota uma conversão não verdadeira ao Salvador do mundo.
Outra prática presente na igreja primitiva foi a de estarem reunidos para participarem da Ceia do Senhor. Eles entendiam que aquele momento era memorável, e que fazia-os lembrar do grande amor de Deus materializado em Cristo Jesus na cruz do calvário, por isso se reuniam para celebrar essa grande ordenança.
Destaque
Os apóstolos, como seguidores de Cristo, que é o Mestre dos Mestres, estavam capacitados a instruir a igreja nos princípios que refletiam a verdadeira identidade e natureza de uma educação genuinamente cristã. Os apóstolos que haviam sido educa dos e treinados aos pés do Mestre dos Mestres continuavam a missão de instruir a nova Igreja. Eles seguiam os passos do Mestre.
UMA IGREJA MODELO
Uma igreja cheia do Espírito é formada por um povo cheio de reverência. Ela tem compreensão da santidade de Deus. Ela se curva diante da majestade de Deus. Hoje as pessoas estão acostumadas com o sagrado. Há uma banalização do sagrado. Há saturação, comercialização e paganização das coisas de Deus. Quem conhece a santidade de Deus não brinca com as coisas de dele.
Uma igreja reverente entende que o que é verdadeiramente sagrado não é negociável, e o que não é verdadeiramente sagrado não pode ser comungado. A nossa reunião no culto não é para apresentar comércios muito menos apresentações pirotécnicas ou estardalhada de uma fé fingida e interesseira, estamos no culto para ofertar a nossa sincera adoração ao nosso Pai, e receber dEle o alimento verdadeiro para a caminhada.
A igreja de Jerusalém era reverente e também receptiva ao agir soberano de Deus. Tinha a agenda aberta para as soberanas intervenções do Senhor. Acreditava nos milagres de Deus. A manifestação extraordinária de Deus estava presente na vida da igreja: Atos 3 — O paralítico é curado; Atos 4.31 0 lugar onde a igreja ora, treme; Atos 5.12,15 — Muitos sinais e prodígios são efetuados; Atos 8.6 — Filipe realiza sinais em Samaria; Atos 9 — A conversão de Saulo é seguida da sua cura; Atos 12 — Pedro é libertado pelo anjo do Senhor; Atos 16.26 - Ocorre um terremoto em Filipos; Atos 19.11- Pelas mãos de Paulo, Deus fazia milagres; Atos 28.8,9 - Deus cura os enfermos de Malta pela oração de Paulo. Hoje há dois extremos na igreja: aqueles que negam os milagres e aqueles que os inventam.
Além dos milagres que eram realizados no culto, eles recebiam os irmãos verdadeiramente, e adoravam a Deus com sua alma rasgada e devotada diante do Pai. A igreja primitiva continua sendo um grande modelo para os nossos dias.
Uma igreja cheia do Espírito canta com fervor e louva a Deus com entusiasmo. O culto era um deleite. Eles amavam a casa de Deus. Uma igreja viva tem alegria de estar na casa de Deus para adorar. A comunhão no templo é uma das marcas da igreja ao longo dos séculos. O louvor da igreja era constante. Uma igreja alegre canta. Os muçulmanos têm mais de um bilhão de adeptos no mundo, mas eles não cantam. Uma igreja viva tem um louvor fervoroso, contagiante, restaurador, sincero, verdadeiro. O louvor que agrada a Deus tem origem no próprio Deus, tem como propósito exaltá-lo e tem como resultado quebrantamento dos corações. O culto verdadeiro produz reverência e alegria, pois, se a alegria do Senhor for obra do Espírito, o temor do Senhor também será autêntico.
Destaque
Aprendemos com a igreja primitiva que devemos acolher o pecador e ensinar que Jesus cura, salva, liberta, batiza no Espírito Santo e voltará para buscar Seus servos para estarem para sempre com Ele. Nesse sentido, a Declaração de Fé das Assembléias de Deus, documento que traz os fundamentos doutrinários de nossa denominação, discorre que "entendemos que é responsabilidade da igreja a obra missionária. A edificação é realizada por meio do ensino da Palavra nas reuniões da igreja, como o culto de ensino, da escola bíblica dominical. A igreja também exerce o ministério de socorro e misericórdia, que inclui o cuidado dos pobres e dos necessitados, e não somente dos seus membros, mas também dos não membros. Enquanto membros da igreja, somos o sal da terra, proporcionando sabor à vida e evitando a putrefação da sociedade ao combatermos o pecado e a corrupção.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. ANTONIO VITOR LIMA BORBA