ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - E O VERBO SE FEZ CARNE – Jesus sob o Olhar do Apóstolo do Amor
COMENTARISTA: Elienai Cabral
COMENTÁRIO: EV. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO Nº 6 – O BOM PASTOR E SUAS OVELHAS
Nesta aula, veremos Jesus representado na figura do Bom Pastor, aquele que cuida e sacrifica sua vida em favor das ovelhas (Jo 10.11). Diferentemente do mercenário, que trabalha por interesses espúrios, o Bom Pastor, zela pelo bem-estar das suas ovelhas, as protege, guia e traz de volta para o caminho certo, caso estas se desviem do redil.
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
JESUS, A PORTA DAS OVELHAS
Quando lemos a história de Cristo relatada nos Evangelhos, encontraremos muitas investidas dos fariseus e tantos outros doutores da Lei da época, que buscavam alguma contradição por parte do Mestre, pois sabiam que as Suas palavras os e ameaçava incomodava o seu domínio religioso da época.
Nessa ocasião, Jesus interrompe o seu debate para aplicar uma parábola que retratava muito bem o contexto em que estava, e que ecoaria por gerações alcançando os nossos dias. A ilustração do bom pastor, do mercenário, das ovelhas e da porta, destacou claramente as intenções do coração dos fariseus com que falava, como também de muitos mercenários que se escondem atrás de um título de "pastor" que lhe foi atribuído nesse tempo.
Em seu discurso Jesus afirmou categoricamente que ele mesmo é a porta: Eu sou a porta das ovelhas (10.7). Ninguém pode entrar no aprisco de Deus senão por meio de Jesus. Não há outra porta. Não há outro caminho. Não há outro Salvador. Não há outro mediador. O próprio Jesus é a porta. Não se trata de uma cerimônia ou de uma doutrina. Não se trata de uma igreja nem de uma denominação. A porta é Jesus!
A entrada nessa porta nos garante a segurança da salvação, pois o mercenário não tem acesso ao redil, tendo em vista que o próprio pastor fica encarregado da segurança da porta durante o verão, e quando o inverno chegar, o porteiro jamais entregaria as chaves do redil a um ladrão ou mercenário.
Quem entrar por meio de Cristo será "salvo", isto é, terá a vida eterna e abundante (Jo 10. IO), tudo quanto necessita para ser liberto do pecado, da culpa e da condenação. Jesus é a única porta da salvação; não há salvação senão por Ele (At 4. 12).
Destaque
Além da figura do pastor, a mesma passagem refere-se a Cristo como a porta pela qual as ovelhas entram, saem e encontram pastagem (v. 9). Trata-se de mais uma figura que representa o cuidado de Cristo pelas ovelhas, mais especificamente quanto ao sustento e à provisão no aprisco. Jesus também se revela como o caminho exclusivo para entrar no Reino de Deus (Jo 14.6).
O APRISCO DAS OVELHAS
Não podemos entender esse ponto ser olhar para o contexto em torno da época vivida por Jesus. O Mestre se utilizou de uma referência conhecida pelos seus ouvintes, que sabiam muito bem como os pastores conduziam seus rebanhos à época. Por isso precisamos aprender como era feito o aprisco naquele tempo.
Havia dois tipos de aprisco. No inverno, havia um grande aprisco para onde vários pastores levavam seus rebanhos. Esse aprisco tinha uma porta forte que ficava trancada, e a chave era confiada ao porteiro. No dia seguinte, o pastor chamava suas ovelhas e saía com elas em busca de pastos verdes e águas tranquilas. No verão, os pastores ficavam com seus rebanhos nos campos e os recolhiam a um pequeno aprisco de pedras. Esse aprisco tinha uma abertura por onde as ovelhas entravam e saíam, e o próprio pastor era a porta. Jesus está se referindo a esses dois apriscos. No primeiro aprisco (10.1-3), os ladrões tentavam roubar as ovelhas subindo as paredes. No segundo aprisco, o próprio pastor servia de porta para as ovelhas.
O aprisco é lugar de segurança. O bom pastor jamais deixará as suas ovelhas desprotegidas, permitindo elas serem atacadas por ladrões que desejam usurpar o que elas tem a oferecer, ou por lobos ou hienas que procuram intentar contra a vida das frágeis ovelhas que não possuem força em si mesmas para se defenderem.
A noite, as ovelhas eram mantidas em um "aprisco": um cercado de pedras, espinheiros ou, às vezes, uma caverna. Este curral tinha apenas uma abertura e, à noite, o pastor dormia nele. Nenhum animal selvagem ou ladrão podia chegar às ovelhas porque o próprio pastor ficava na porta. Como a porta, Jesus apresentava-se como o único meio de ingresso no seu rebanho e, ao mesmo tempo, a via pela qual o rebanho passaria para encontrar passagem. Não é de admirar que Jesus dissesse: "Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância" (v. 10).
Destaque
Esta narrativa nos remete a entender o relaciona mento entre Jesus e Seus discípulos. Ele, como o Bom Pastor da história, promete proteger Suas ovelhas das investidas dos lobos vorazes. No contexto bíblico, a figura do "lobo", muitas vezes, é a representação dos falsos líderes e mestres que introduzem falsos ensinamentos entre os irmãos (Mt 7.15, 16). Isso aconteceu e os apóstolos tiveram trabalho para combater os falsos ensinos nos primeiros anos da igreja (At 20.29,3)
A DISTINÇÃO ENTRE O BOM PASTOR E O MERCENÁRIO
O Antigo Testamento frequentemente se refere a Deus como pastor e ao povo como rebanho (SI 23.1; 77.20; 79.13, 80.1; 95.7; 100.3; IS 40.11). [...] essa parábola deve ser lida observando o pano de fundo de Ezequiel 34. Ali, Deus e o pastor do seu povo e nomeia pastores subordinados para cuidar do seu rebanho. Mas esses pastores, como o pastor inútil de Zacarias 11.17, alimentam-se das ovelhas, em vez de alimentarem as ovelhas. Longe de cuidar das ovelhas, esses pastores se omitiam e sacrificavam as ovelhas, arrancando-lhes a lã e comendo-lhes as carnes. Esses pastores indignos são expulsos, e Deus mesmo cuidará de apascentar suas ovelhas.
O destaque apresentado pelo Mestre visa alertar às ovelhas em Israel a aprenderem a conhecer a diferença entre o bom pastor e aqueles que se intitulam como pastor, mas são apenas mercenários em busca de se apropriar do que o rebanho tem a oferecer.
Jesus explicita na parábola a gritante diferença entre o ladrão e o pastor das ovelhas. O ladrão não entra pela porta do aprisco das ovelhas. Não é legítimo; é usurpador. Não tem interesse em cuidar das ovelhas, mas em roubá-las. Seu propósito não é servi-las, mas delas servir-se.
As ações de um bom pastor refletem o caráter de Cristo em sua vida, contudo, o mercenário não apresenta em sua vida as qualidades que os verdadeiros pastores devem apresentar no cuidado de suas ovelhas.
Jesus faz mais um contraste, agora entre o pastor e o mercenário. O mercenário é alguém contratado para cuidar das ovelhas, mas ele não é pastor nem dono das ovelhas. Faz o seu trabalho para receber um salário. Não está ali para arriscar sua vida e, sim, para ganhar seu sustento. O pastor, porém, sendo dono das ovelhas, importa-se com elas, defende-as e até está pronto a dar sua vida por seus animais.
Destaque
Atualmente, o Bom Pastor continua a alertar sua igreja quanto aos perigos das falsas crenças. Além disso, Jesus promete também guardar e guiar Seus seguidores, provendo tudo que fosse necessário para encaminhá-los rumo à eternidade. O alimento espiritual do crente é a Palavra de Deus (LC 4.4; Jo 6.58). E por meio de seus ensinamentos que temos a nossa fé enriquecida e fortalecida para suportar os dias dificeis e continuar declarando que somente Jesus salva, cura, liberta, batiza no Espírito Santo e leva o homem ao céu. E por meio do cuidado do Bom Pastor que encontramos consolo para as tristezas e aflições da alma (Jo 14.27). Como ovelhas obedientes do seu rebanho, devemos depender do cuidado e amor dEle.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. ANTONIO VITOR LIMA BORBA