ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2024
Adultos - AS PROMESSAS DE DEUS: Confie e viva as bênçãos do Senhor porque fiel é O Que prometeu
COMENTARISTA: Elinaldo Renovato de Lima
COMENTÁRIO: EV. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO Nº 12 – A PROMESSA DE VIDA ABUNDANTE
Uma das promessas mais belas encontradas nas Escrituras Sagradas é aquela anunciada por Nosso Senhor Jesus sobre a vida abundante (Jo 10.10). A vida plena em Cristo é resultado do relacionamento pessoal com Ele. Infelizmente, muitos pensam que os prazeres desta vida e as riquezas do mundo podem preencher as lacunas da natureza humana. Ledo engano pensar assim, pois uma vida integralmente feliz e abundante só pode ser alcançada a partir da comunhão com Deus.
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
JESUS, A FONTE DE VIDA ABUNDANTE
A lição do próximo domingo baseia seu ensino no capítulo 10 do Evangelho de João. Esse texto apresenta o contraste da conduta do bom pastor e do ladrão salteador. As características descritas pelo escritor do Evangelho descortinam as características que os verdadeiros pastores devem possuir para poderem ser considerados como bons.
O bom pastor descrito por João no capítulo 10 promove a segurança das ovelhas, protegendo-as no caminho para livrá-las das ameaças que possam surgir em sua frente. Quando as ovelhas estão caminhando com esse pastor, elas escutam e reconhecem a sua voz, pois sabem do cuidado que o bom pastor tem pelas suas vidas (Jo 10.4,11,14).
Quando lemos o versículo 10, entendemos uma nova, e grande, dimensão que é revelada por Cristo em seu discurso: “eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância”. O pecado condenou toda a humanidade para a morte eterna, não havendo nada na Antiga Aliança quem pudesse reverter essa condenação. Mas Cristo veio para que através do sacrifício da sua vida, pudesse possa promover a vida abundante para todo aquele que nEle crê (Jo 3.16).
Em contraste com o ladrão, que tira a vida, Jesus dá a vida. A vida que Ele dá, agora,é abundantemente rica e plena. Ela é eterna, e começa imediatamente. A vida em Cristo é vivida em um plano superior, por causa de seu abundante perdão, amor e orientação.2 Jesus é a vida e veio para dar vida, vida plena, abundante, eterna.
Destaque
A reivindicação de que Jesus tem a vida em si mesmo reflete a afirmação no prólogo do Evangelho de João de que “Nele [Jesus], estava a vida” (Jo 1.4). Ela é apoiada também pela declaração de Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida” (Jo 11.25). Por ser Ele “a vida” e ter vida em si mesmo, Jesus é capaz de dar vida [vida abundante agora; vida eterna no futuro] a todo aquele que depositar sua confiança nele (Jo 3.16; 10.10).
A VIDA ABUNDANTE
Antes de avançarmos, precisamos entender o real conceito de “vida abundante”. No dicionário de língua portuguesa, a expressão vida significa “o estado de atividade incessante comum aos seres organizados. É o período que decorre entre o nascimento e a morte. Por extensão vida é o tempo de existência ou funcionamento de alguma coisa”.
Em um sentido espiritual, a palavra vida nos remete ao estado no qual o pecador remido goza ao sair do domínio do pecado para uma nova dimensão espiritual com o Nosso Salvador, como afirma o apóstolo Paulo: “assim como o pecado reinou na morte, também a graça rei- nasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor.” (Rm 5.21).
Quando acrescentamos o adjetivo “abundante” à palavra vida, entendemos que o nosso Senhor Jesus Cristo proporcionou, através de Seu sacrifício na cruz, uma vida que tem maior valor, onde toda a dimensão humana (corpo, alma e espírito) é satisfeita por inteiro com a graça que nos alcançou.
Destaque
O interessante é que a vida abundante, prometida por Nosso Senhor Jesus, trata-se de um convite aos pecadores para viverem uma nova perspectiva de vida que não está baseada nos prazeres da carne ou nas alegrias momentâneas da vida terrena (1 Jo 2.15-17). A vida abundante anunciada por Jesus está fundamentada em valores e princípios eternos. Desta nova perspectiva deriva um estilo de vida próspero, uma família abençoada, uma alegria que não se esvai com as lutas e aflições. Quem experimenta dessa nova vida tem um coração grato a Deus e disposto a servi-Lo com temor, mesmo que as circunstâncias, por ora, não sejam favoráveis.
O QUE IDENTIFICA A VIDA ABUNDANTE
A concepção de uma vida abundante é: aquela que se inicia neste mundo, a partir de um estilo de vida que agrade a Deus e se coadune com os ensinamentos do Evangelho, na expectativa de que chegará o grande dia de adentrar a eternidade. Por esse motivo, o apóstolo Paulo ressalta que a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo (Fp 3.20,21). Portanto, o crente que confia e tem essa expectativa vive a vida abundante conquistada por Cristo sobre a cruz, sabendo que as bênçãos que desfruta neste mundo, resultantes da comunhão com o Salvador ainda que com perseguições, não se compara às riquezas da glória prometidas na eternidade (Rm 8.18).
A vida abundante que recebemos por meio do Nosso Senhor Jesus Cristo tem como características marcantes a alegria que não tem fim, a paz que inunda os nossos corações, a certeza de que seremos supridos em todas as áreas de nossa vida (espiritual, emocional e física); ela nos enche de gratidão por tudo o que recebemos.
Quem é alcançado pela vida abundante passa a demonstrar atitudes antes não vistas, pois procura viver uma vida no espírito, através de uma busca constante por seu crescimento espiritual. E não somente isso, quem foi alcançado pela vida abundante procura buscar constantemente a presença do Senhor em oração.
Uma vida abundante é uma vida plena. A alegria do Senhor habita no coração daquele que foi alcançado por ela. Em Jesus recebemos essa bênção, e através do bom pastor podemos desfrutar de uma imensa alegria em meio ao caos do tempo presente.
Destaque
Por maiores que sejam as bênçãos que o crente desfruta neste mundo, a maior riqueza que possui e deve compartilhar com as demais pessoas desta esfera terá é a satisfação com a presença do Espírito Santo fazendo morada em sua vida. Não há riqueza neste mundo que substitua estar em comunhão com o Espírito (Jo 14.17). Isso é desfrutar vida abundante.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. ANTONIO VITOR LIMA BORBA