SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024
Adultos - O DEUS QUE GOVERNA O MUNDO E CUIDA DA FAMÍLIA: os ensinamentos divinos nos livros de Rute e Ester para a nossa geração
COMENTARISTA: Silas Queiroz
COMENTÁRIO: SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO
LIÇÃO Nº 9 – A PROMESSA PARA PAIS E FILHOS
INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos as promessas de Deus destinadas aos pais e filhos. Veremos que, para alcançar as vitórias, algumas condições são utilizadas pela Palavra de Deus. Para isso, inicialmente observaremos a definição dos termos "pais" e "filhos". Em seguida, pontuaremos os critérios feitos pela Palavra do Senhor tanto para os pais quanto para os filhos e, por fim, enfatizaremos as promessas de Deus.
I - DEFINIÇÃO DOS TERMOS PAIS E FILHOS
Pai, mãe e filhos. O pai e a mãe integram, de forma originária, determinante e estruturante, a família, e a eles a Bíblia impõe o dever de sustentar, formar, disciplinar os filhos e instruí-los moral e espiritualmente. A diferenciação dos sexos é um princípio bíblico, natural e determinante para as figuras paterna e materna. Na falta do pai ou da mãe por deserção, separação, divórcio ou morte, o cônjuge remanescente continua a cumprir o dever de preservar a família. Os filhos também, quando adquirirem capacidade financeira, honram o pai ou a mãe que ficar sozinho. Todo relacionamento entre homem e mulher que gere descendentes fora do casamento acarreta compromissos morais e obrigações sociais para com esses descendentes em razão da paternidade ou maternidade (Silva, 2017, p. 205).
II – A PROMESSA PARA OS PAIS EXIGE RESPONSABILIDADE COM A DISCIPLINA
Numa sociedade tão liberal e permissiva como a nossa, a palavra disciplina não soa tão bem. Afinal de contas, segundo o que se prega hoje fora da igreja, todos são livres para fazer o que desejam, e ninguém pode impor limites à liberdade alheia, ainda que isso signifique libertinagem. Tal conceito tem atingido em cheio os lares. Por um lado, pais que têm medo de insistir com seus filhos; por outro, filhos que desconhecem limites. Vejamos:
• Disciplina significa treinamento para agir de acordo com regras estabelecidas (Pv. 22.15). Os filhos precisam aprender que em todos os segmentos existem regras, normas, horários que devem ser cumpridos;
• Disciplina significa correção. O texto de Ap. 3.19 mostra o relacionamento de Jesus com uma igreja rebelde. Mas, apesar de ser rebelde, Ele a amava e, por isso, a corrigia;
• Disciplina significa imposição de limites (Pv. 25.28). Qualquer liberdade sem limite é prejudicial. É preciso que se estabeleçam limites, e que estes sejam reconhecidos por todos.
• Disciplina tem resultados positivos. A correta e firme disciplina trará sabedoria aos filhos, descanso aos pais (pv. 29. 15-17), e livrará do inferno (pv. 23.13-14).
III - A PROMESSA PARA OS PAIS EXIGE CRIAR OS FILHOS NO TEMOR DO SENHOR
• Escondendo seus filhos em casa, como Joquebede (Êx. 2.1,2) e orientando seus filhos, como Eunice (1Tm. 4.5);
• Levando seus filhos para a casa do Senhor, como Ana (1Sm 1. 20-24) e criando na disciplina do Senhor (Ef. 6.4);
• Instruindo seus filhos, como recomendou Salomão (Pv. 22.6) e não descuidando, como Eli (1Sm. 2.12, 22, 23);
• Lendo a Bíblia com a família (Js. 1. 8; Sl.119. 11; 119.170) e orando com eles (At. 10. 30, 31; Ef. 6. 18);
• Levando a família à casa de Deus (Gn. 35. 1, 3) e dedicando seus filhos a Deus (1Sm 1.28; Lc 2.22);
• Ensinando seus filhos a temer ao Senhor e desviar-se do mal, a amar a justiça e a odiar a iniquidade (1Cr 28.9);
• Ensinando seus filhos a obedecerem aos pais (Dt 8.5; Pv 3.11,12; 13.24; 23.13,14; 29.15,17; Hb 12.7);
• Protegendo seus filhos da influência pecaminosa (Pv 2.15-17; 13.20);
• Levando seus filhos bem cedo na vida à fé pessoal em Cristo, ao arrependimento e ao batismo em água (Mt 19.14);
• Motivando seus filhos a permanecerem separados do mundo (2Co 6.14-7.1; Tg 4.4);
• Instruindo seus filhos diariamente nas Sagradas Escrituras (Dt 4.9; 6.5,7; 1Tm 4.6; 2Tm 3.15).
VI – AS PROMESSAS DE DEUS PARA OS PAIS
Os pais possuem várias promessas de Deus, pois a família é uma instituição divina. Quando os pais vivem conforme a Palavra de Deus, as vitórias para a família são uma consequência natural. Observemos três promessas de Deus para os pais que criam seus filhos no temor do Senhor.
4.1 promessa de que os filhos são bênçãos. Deus abençoa não apenas nosso trabalho (Sl 128.2), mas também nossa vida em família. Israel era uma sociedade rural, de modo que o salmista usa com frequência imagens agrícolas para descrever prosperidade (cf., p. ex., 52.8; 80.8-11). Neste salmo, a esposa é vista como a videira frutífera (Sl 128.3) dá à luz filhos assim como a videira produz muitos cachos de uvas. A referência a filhos como sinal da bênção do Senhor não deve ser interpretada como indicação de que pessoas sem filhos são amaldiçoadas por Deus ou desobedientes a ele. Ter filhos é a forma normal como Deus abençoa um casamento, mas ele nem sempre segue o mesmo padrão. Uma esposa pode não ter filho e, ainda assim, ser produtiva no serviço a Deus ao gerar frutos do Espírito. Os filhos daqueles que temem ao Senhor são como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa (Sl 128.36). A imagem é de brotos novos que saem de uma árvore velha e prometem novas safras de olivas. (Adeyemoi, 2010, p. 1998)
4.1 A promessa de que os filhos sejam uma recompensa do Senhor. Herança do SENHOR são os filhos, e, portanto, seu presente, e mesmo assim marido e esposa precisam fazer algo para trazer as crianças ao mundo e criá-las para que se tornem membros fiéis do povo de Deus. Aqui a ênfase cai sobre os filhos da sua mocidade, agora crescidos e ao lado do pai quando [ele] enfrentar os seus inimigos no tribunal (Rt 4.1-2). Será difícil para os inimigos (que se presume serem os infiéis) intimidarem esse homem. (NAA, 2017, p. 1040). Todos os filhos de crentes devem ser considerados dádivas de Deus, e requerem dos pais uma criação sábia e cristã. Só quando os pais e seus filhos aceitam, ensinam e seguem os caminhos e mandamentos do Senhor é que desfrutarão a plena bênção de Deus (Stamps, 2012. p. 850).
4.2 A promessa de que os filhos sejam uma proteção para os pais. O salmista Davi declara: “Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade” (Sl 127.4). Quando os pais envelhecem, podem depender de filhos íntegros para defendê-los como um guerreiro defende seu povo e para prover suas necessidades da mesma forma que um caçador obtém alimento com arco e flechas. “Feliz o homem que enche deles a sua aljava” (Sl 127.5). Apesar da oposição de nossa sociedade as famílias grandes, Deus pronuncia uma bênção sobre o homem com uma aljava cheia de filhos. Pressupõe-se, mais uma vez, que são filhos tementes a Deus, membros de um lar de fé. De outro modo, poderiam ser fonte de sofrimento, não de bênção (MacDonald, 2011, p. 510).
V- A PROMESSA PARA OS FILHOS EXIGE OBRIGAÇÕES COM OS PAIS
Deus tem promessas de grandes bênçãos para os filhos, porém essas estão condicionadas a alguns princípios da palavra do Senhor. Notemos, dentre tantos, dois: obediência e honrar aos pais.
5.1 Ser obediente aos pais. A obediência é devida ao pai e à mãe, a submissão da mãe ao seu marido não remove a sua dignidade parental, mas a aumenta, no Senhor se refere ao verbo “obedecer”, justo. O que torna essa obediência “justa” ou “correta” é estar em conformidade com o mandamento santo de Deus, citado nos vs. 2-3. Os filhos devem obedecer aos pais em tudo, mas até o ponto em que estes não os obriguem a pecar contra Cristo. Sempre que uma autoridade superior forçar um cristão a desobedecer a Jesus, ele tem de escolher entre obedecer a homens ou a Deus. Para o crente, a resposta é clara: ele sempre cumprirá a vontade e os mandamentos do Senhor (At 4.15; 5.29; Ef 6.1; Cl 3.20)
5.2 Honrar aos pais. Honrar pai e mãe é honrar a Deus (Lv 19.1-3). A desonra aos pais era um pecado punido com a morte (Lv 20.9; Dt 21.18-21). Resistir a autoridade dos pais é insurgir-se contra a autoridade do próprio Deus. Os filhos devem honrar os pais, mesmo que estes sejam injustos ou excessivamente exigentes. Os pais devem cuidar dos filhos afetuosamente, mesmo que estes não sejam obedientes ou amáveis. O ideal, é claro, é que pais e filhos cristãos se relacionem com entendimento e amor. Isso só é possível quando os pais colocam os interesses dos filhos acima dos próprios interesses, e vice-e-versa. Isso é se se submeterem uns aos outros (Êx 20.12; Dt 5. 16; 27.15).
VI – PROMESSAS DE DEUS PARA OS FILHOS
Da mesma forma que Deus tem bênçãos para os pais, Ele também tem muitas outras para os filhos, todas elas condicionadas à honra e à obediência. Notemos
6.1 Promessa de prosperidade. Uma promessa destina aos filhos é o da prosperidade, não somente material, mas além disso, espiritual. Filhos que obedecem que honram, amam e obedecem aos pais no senhor tem a garantia de ser abençoados pelo Senhor. A verdadeira prosperidade passa por princípio imutáveis da palavra de Deus, e, esse é um deles. (Dt 29.9; 1 Cr 22.13; 1Cr 31.21; 1Rs 2.3; Ne 1.11; 2.20).
6.2 Promessa de vida longa. No Antigo Testamento, as bênçãos eram terrenas e temporais, como a posse da terra. No Novo Testamento, nós somos abençoados com toda sorte de bênçãos espirituais em Cristo (Ef 1.3). O filho obediente livra-se de grandes desgostos. Vejamos, por exemplo, algumas coisas que são importantes: (1) ouvir os pais — quantos desastres, casamentos errados, perdas, lágrimas e mortes seriam evitados se os filhos escutassem os pais; (2) ter cuidado com as seduções (Pv 1.10) — drogas, sexo, namoro, abandono da igreja e amigos. A a promessa de muitos anos de vida e vida nos anos, somente é alcançada se os filhos obedecerem a Deus (Dt 30.20; PV 3.1-2; 4.10;10,27).
CONCLUSÃO
Pais e filhos têm a sua disposição, como a garantia da Palavra de Deus, várias promessas, No entanto, essas são condicionadas aos ditames das Escrituras Sagradas, que exige tantos dos pais como filhos.
REFERÊNCIAS
• ADEYEMOI, Tokunboh. Comentário Bíblico Africano. Mundo Cristão
• MACDONALD, William. Comentário Bíblico Popular. Mundo Cristão STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
• SILVA, Soares Esequias. Declaração de Fé das Assembleia de Deus no Brasil. CPAD
Fonte: http://portal.rbc1.com.br/licoes-biblicas/index/ Acesso em 26 de Nov de 2024