Adultos

Lição 5 - O casamento de Rute e Boaz: A remição da família III

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - O DEUS QUE GOVERNA O MUNDO E CUIDA DA FAMÍLIA: os ensinamentos divinos nos livros de Rute e Ester para a nossa geração

COMENTARISTA: Silas Queiroz

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 5 – O CASAMENTO DE RUTE COM BOAZ: A REMIÇÃO DA FAMÍLIA

Texto: Rute 3.8-10; 4.11

Introdução: Uma mulher virtuosa tem um valor incalculável, por seu caráter e sua disposição de servir a Deus e à família.

I – O COMPROMISSO DE BOAZ COM RUTE

1. No lugar da bênção

1.1. A colheita havia terminado e Rute ficou com sua sogra (Rt 2.23)

a. Seu lema era: “Tudo quando me disseres farei” (Rt 3.5)

b. Rute teve oportunidades fora de casa, mas, permaneceu com sua sogra (Rt 3.10)

c. Sua lealdade e sujeição fortaleceram o desejo de Noemi de vê-la casada novamente

. Ter um novo lar era fundamental para a felicidade e segurança de Rute

. O casamento é uma instituição divina fundamental (Gn 2.18; Ec 4.9-12; Hb 13.4)

1.2. A bênção de Rute estava chegando e ela permanecia no lugar certo.

2. A iniciativa de Noemi

2.1. Os cereais colhidos eram levados para a eira

a. Era um terreno plano preparado para a debulha das espigas.

2.2. Noemi soube que naquela noite Boaz faria aquele trabalho.

a. Era uma grande oportunidade para Rute em demonstrar seu interesse em ser remida.

2.3. Como Rute deve agir

a. Devia esperar que Boaz se deitasse

b. Devia descobrir os pés de Boaz

c. Devia deitar-se com ele, discretamente

2.4. Boaz saberia o que fazer quando notasse sua presença (Rt 3.4-7)

a. Esse ato demonstra tratar-se de um costume conhecido na época.

. Estender a capa era sinal de compromisso de casamento (Rt 3.9).

b. Em Ezequiel 16.8 essa prática é mencionada como metáfora,

. Representava o compromisso de Deus com Israel

3. Respeitando o processo

3.1. Para encontrar-se com Boaz, Rute deveria:

a. Tomar um banho

b. Borrifar um bom perfume

c. Vestir sua melhor roupa (Rt 3.3)

3.2. Rute não devia esquecer da ternura, santidade e simplicidade (Gn 24.16; 1Tm 2.9,10)

3.3. A reação de Boaz quando acorda e vê uma mulher deitada aos seus pés (Rt 3.9)

a. Rute se identifica e pede para ser remida

b. Boaz entendeu o pedido de Rute

3.4. Ele era o remidor, mais havia outro mais chegado (Rt 3.12)

3.5. Sem qualquer contato íntimo, ela passou o restante da noite deitada aos pés (Rt 3.9-14)

3.6. Mesmo estando perto, uma bênção pode ser perdida (Sl 27.14; Pv 20.21)

a. Se não soubermos esperar o tempo certo

b. Devemos respeitar o devido processo

II – O CASAMENTO ENTRE BOAZ E RUTE

1. Concluindo o negócio

1.1. Rute teve a iniciativa de sugerir a Boaz que exercesse o papel de remidor

1.2. Era fundamental que ele superasse o obstáculo que havia: a preferência do parente mais próximo.

1.3. O conselho de Noemi para Rute deu certo (Rt 3.18)

1.4. Todo homem deve ser preparado para tomar iniciativas na vida

a. Principalmente quando o assunto for casamento e vida conjugal.

b. A liderança masculina pressupõe:

. Atitude (Gn 2.24)

. Amor responsável (Ef 5.25-28)

. Honra à mulher como vaso mais fraco (1Pe 3.7).

2. Resgate e lei do levirato

2.1. O problema com o remidor mais chegado foi resolvido (Rt 4.1-5)

. O remidor mais chegado passou a vez para Boaz (Rt 4. 6,10)

2.2. O resgate deveria ser acompanhado do casamento sob a lei do levirato

3. O registro público

3.1. A transferência do direito de resgate foi selada com o remidor descalçando o sapato e entregando-o a Boaz (Rt 4.7,8).

3.2. O testemunho público foi visto e confirmado (Rt 4.9-11)

3.3. Rute foi acolhida na comunidade de Israel com as mais elevadas honras.

III – A REMIÇÃO DA LINHAGEM DE DAVI ATRAVÉS DE RUTE E BOAZ

1. O nascimento de Obede

1.1. Boaz e Rute se casaram e tiveram um filho (Rt 4.13)

a. As mulheres de Belém celebraram esse momento (Rt 4.14)

1.2. Feito isso, Noemi também foi abençoada para a sua velhice (Rt 1.13,20,21; 4.15)

a. Era mesmo o começo de uma nova fase na vida de Noemi.

1.3. Os netos enchem os avós de orgulho e alegria (Pv 17.6).

a. Neles, os idosos projetam:

. Prolongamento da vida,

. Recebem novo ânimo e

. Recebem um novo encorajamento.

b. É uma recompensa por terem tido filhos e se dedicado a eles (Sl 128.6).

2. Boaz, um tipo de Cristo

2.1. Se Noemi, Rute ou Orfa não se casassem com alguém da família de Elimeleque, a linhagem ancestral de Davi teria sido profundamente alterada.

a. Noemi já não tinha idade para gerar filhos (Rt 1.12)

b. Orfa voltou para os moabitas (Rt 1.14)

c. O Deus de Israel encontrou Rute

. Ela vivia um caminho de renúncia

. Ela vivia um caminho de amor

. Ela vivia um caminho pureza

. Ela vivia um caminho de muita submissão

2.2. Ela, como um tipo da Igreja, encontrou-se com Boaz, um tipo de Cristo, nosso Redentor eterno (Jo 3.16; 1Pe 1.18,19).

Conclusão: Uma moabita foi não somente remida, mas entrou para a genealogia do Redentor da humanidade, Jesus, o filho de Davi. Ao lado de Tamar e Raabe, Rute proclama a graça de Deus, que se manifesta a todos, judeus e gentios. Que proclamemos com poder a vida e a obra de nosso Redentor divino-humano, Jesus Cristo, o Salvador dos homens.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.