Adultos

Lição 3 - Rute e Noemi: Entrelaçadas pelo Amor V

SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - O DEUS QUE GOVERNA O MUNDO E CUIDA DA FAMÍLIA: os ensinamentos divinos nos livros de Rute e Ester para a nossa geração

COMENTARISTA: Silas Queiroz

COMENTÁRIO: SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

 

LIÇÃO Nº 3 – RUTE E NOEMI: ENTRELAÇADAS PELO AMOR

INTRODUÇÃO

Nesta lição veremos que o amor entre Rute e Noemi e o consequente apego entre ambas, foram imprescindíveis para que a trágica experiência de um tríplice luto em família se tornasse numa das Histórias mais belas da Bíblia. A disposição de Rute em seguir a sua sogra, mesmo sem que houvesse qualquer expectativa de um segundo casamento, conduziu essas duas mulheres a uma nova etapa em suas vidas, resultando em restituição, novo casamento, geração de filho, demonstrando claramente que Deus governa o mundo e cuida da família. Veremos nesta aula quem eram Rute e Noemi; o significado do termo “entrelaçadas”; a trágica história marcada pela fome, peregrinação e luto; e, finalmente, falaremos sobre o relacionamento de Rute com a sua sogra Noemi.

I – DEFINIÇÃO E EXPLICAÇÃO DO TEMA

1.1 Quem era Rute. O nome da moabita Rute significa “amizade”. No Antigo Testamento, este vocábulo é encontrado apenas no livro de Rute, e no Novo Testamento ocorre apenas na genealogia de Jesus Cristo, apresentada por Mateus 1.5. Em ambos os casos se referem à mulher moabita que se casou com um israelita que vivia em Moabe, ficou viúva e acompanhou a sogra, chamada Noemi, que retornou para a cidade de Belém, em Judá; ali, posteriormente casou-se com Boaz e teve um filho por nome Obede. A genealogia no final do livro de Rute apresenta seu filho como o avô de Davi.” (Gardner, 1995, p. 560).

1.2 Quem era Noemi. Tradicionalmente conhecida como a sogra de Rute (Rt 1). Era casada com Elimeleque, com quem teve dois filhos: Malom e Quiliom. Durante um período de fome em Judá, seu esposo levou a família para morar em Moabe, a fim de sobreviver. Com a morte de Elimeleque, Noemi e os dois filhos permaneceram em Moabe, onde os jovens se casaram com duas moabitas, chamadas Rute e Orfa. Depois de viver em Moabe por cerca de dez anos, Malom e Quiliom também morreram; Noemi ficou só, sem marido e filhos. Não conseguiu vislumbrar nenhuma esperança de felicidade adiante dela; por isso, decidiu voltar para Judá.” (Gardner, 1995, p. 493).

1.3 O significado do termo “entrelaçadas”. Aurélio define como “prender, ligar ou enlaçar um ao outro”, “entretecer”, “entrançar”, “ligar-se”. (Ferreira, 2004, p. 295). “A amizade de Rute e Noemi mostrou-se realmente profunda e surpreendente. Salomão escreveu: “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.” (Pv 17.17 – NVI). [...] Rute também estava disposta a enfrentar toda e qualquer dificuldade em nome do sentimento que devotava a Noemi. As expressões “onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu” e “onde quer que morreres, morrerei eu” (Rt 1.16,17) demonstram o grau de companheirismo e comprometimento da jovem moabita, que não ficou somente em palavras, mas transformou-se em atitudes concretas por toda a vida.” (Queiroz, 2024, p. 41).

II – UMA TRÁGICA HISTÓRIA MARCADA PELA FOME, PEREGRINAÇÃO E LUTO

Por conta de uma fome que ocorreu em Judá, Elimeleque, sua esposa Noemi e seus dois filhos Malom e Quiliom foram peregrinar nas terras de Moabe (Rt 1.1). Nesse período Elimeleque veio a falecer (Rt 1.3); seus filhos casaram-se com duas mulheres moabitas: Orfa e Rute (Rt 1.4). Depois disso morreram também os dois filhos de Noemi (Rt 1.5). O texto bíblico narra a situação que ficou Noemi: “ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.” (Rt 1.5). Se perder o marido e ficar viúva já era difícil para uma mulher que peregrinava em terras que não eram suas, imagina perder também os dois filhos! A angústia no coração de Noemi era tão imensa que ela chegou a dizer que não deveria mais ser chamada de Noemi, que significa “agradável”, e sim, de Mara, ou seja, “amargura” ou “amargurada” (Rt 1.20). Mas, é em meio a estas tragédias que se inicia uma bela história de amor entre Rute e Noemi.

2.1 A proposta de Noemi. Seu desejo foi que as duas noras, Rute e Orfa, voltassem para as casas de seus pais: “Tornai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido, e ainda tivesse filhos, esperá-los-íeis?” (Rt 1.11-13). Orfa, então, seguiu o conselho de sua sogra Noemi e retornou para a casa dos seus pais e também para os seus deuses (Rt 1.14,15).

2.2 A resposta de Rute. Diferente de Orfa, Rute decidiu acompanhar a sua sogra E não aceitou tal plano. Pelo contrário, apegou-se a Noemi, e fez esta sublime declaração: “Não me instes para que te deixe, e me obrigues a não seguir-te. Aonde quer que fores irei, e onde quer que pousares, ali pousarei. O teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus.” (Rt 1.16). III – O RELACIONAMENTO DE RUTE COM A SUA SOGRA NOEMI

O relacionamento entre Rute e sua sogra Noemi torna-se um exemplo nobre a ser seguido por todas as famílias.
Vejamos atitudes louváveis desse relacionamento:

3.1 Afinidade e respeito (Rt 1.9). O grau de carinho e consideração é algo que deve ser destacado entre Noemi e suas noras: (a) A forma fraternal com que a sogra se dirige, sempre chamando Orfa e Rute de filhas (Rt 1.11,12,13); (b) a empatia de Noemi, ao priorizar o bem-estar de suas noras, mesmo resultando na própria solidão (Rt 1.8,9); e, (c) o reconhecimento, de que Orfa e Rute só lhe fazia bem: “[...] Que o SENHOR seja bom para vocês, assim como vocês foram boas para mim e para os falecidos!” (Rt 1.8 - NTLH).

3.2 Altruísmo (Rt 1.14). Um dos traços do caráter de Rute era o amor para com o próximo, nesse caso, à sua sogra. A despeito da tentativa de Noemi em fazê-la voltar para a casa de sua mãe (Rt 1.8), com o argumento de não ter nada para lhe oferecer (Rt 1.11,12); Rute revela seu amor altruísta, ou seja, sem interesses pessoais, quando nos diz o texto: “[…] porém Rute se apegou a ela” (Rt 1.14). A sua amizade não era uma relação utilitarista e conveniente. Seu amor não era apenas de palavras, mas de fato e de verdade (1Jo 3.18). O altruísmo de Rute é a expressão do verdadeiro amor que Paulo descreveu: “[…] não procura seus interesses” (1Co 13.5); é o amor sacrificial que tem como o maior exemplo Cristo Jesus (Rm 5.6-8); é o amor que devemos ter para com todos (Jo 13.34; 1Co 10.33; 16.14; 1Ts 3.12; 1Jo 4.21; 2Pd 1.7). Como disse o apóstolo Paulo: “Ninguém busque seu próprio interesse, e sim o de outrem” (1Co 10.24).

3.3 Lealdade (Rt 1.16). Rute se apegou a Noemi e decidiu continuar ao seu lado. Sua fidelidade e devoção são destacadas por sua resposta, o que caracteriza uma expressão clássica de lealdade: “[...] faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não a morte me separar de ti” (Rt 1.17-b). Embora a morte do seu marido tenha cortado os laços dela com a família de Noemi pelas normas da sociedade, Rute escolhe ficar com ela voluntariamente; esse ato reflete uma abnegação notável, a ponto de pôr em risco a própria felicidade.

3.4 Determinação (Rt 1.18). Outra virtude notável dessa jovem moabita é a sua convicção; diante da insistência de Noemi, Rute se mostra resoluta, e persiste em ficar ao lado da sua amada sogra (Rt 1.14,16). Sua determinação não estava apenas no âmbito afetivo, mas, também em suas convicções religiosas, pois estava decidida a abandonar os deuses de Moabe tornando-se seguidora do Deus de Israel “[…] o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rt 1.16). Esta determinação ainda é ressaltada ao se dispor em ir ao campo colher espigas trazendo provisão para ela e sua sogra (Rt 2.1,7,1 7,18). À semelhança de Rute, foi com firme propósito que Daniel deu testemunho de sua fé em Babilônia (Dn 1.8); essa é a atitude necessária de quem está envolvido na obra de Deus (1Co 15.58); de quem visa a recompensa divina (Hb 6.11; 10.35,36); e de quem espera a vinda de Jesus (Tg 5.7,8).

3.5 Submissão (Rt 2.2,7,10). De acordo com Aurélio submissão quer dizer: “Ato ou efeito de submeter-se. Disposição para aceitar uma condição de dependência” (2004, p. 1885). Submissão é outro aspecto do relacionamento de Rute e sua sogra; sua humildade é revelada ao se submeter, pedindo autorização para ir ao campo. O Paulo nos ensina que a submissão voluntária derivada do amor, deve ser:

(a) a base dos relacionamentos domésticos (Ef 5.21,22,25; Cl 3.18-21);

(b) necessário como um meio evangelístico (1Pd 3.1); (c) no trato com os líderes (Tt 3.1; Hb 13.17; 1Pd 2.13-15); (d)
também com os liderados (1Pd 2.18); (e) nos relacionamentos interpessoais (1Pd 5.5); e (f) com Deus (Hb 12.9; Tg 4.7).

3.6 Amor e honra (Rt 4.13-16). O amor de Rute por sua sogra se conhecia e admirava em todo o povo: “[...] pois a tua nora, que te ama” (Rt 4.15). Noemi tinha perdido dois filhos, mas em Rute ela conseguiu o equivalente a sete filhos: “[...] e ela te é melhor do que sete filhos”, falando metaforicamente. Para uma mulher israelita, ter sete filhos era uma bênção divina e uma grande honra (Jó 1.2; 1Sm 2.5; Jr 15.9). Rute amou sua sogra, pelo que qualquer coisa boa que Boaz desse a Rute, também dava a Noemi: “E Noemi tomou o filho, e o pôs no seu colo, e foi sua ama.” (Rt 4.16).

CONCLUSÃO

Como pudemos ver, o relacionamento saudável entre Rute e Noemi envolve afinidade, respeito, altruísmo, lealdade, submissão, determinação, honra, e, principalmente, amor, servem de exemplo para as mulheres de todas as épocas. Esta História nos ensina que é possível, sim, nora e sogra viverem em paz e em harmonia, visando o bem comum. Em um mundo caracterizado pelo individualismo e conflitos familiares, Rute e Noemi deixam um exemplo extraordinário, não apenas para seus contemporâneos, mas, também, para as gerações futuras.

REFERÊNCIAS

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário da língua portuguesa. NOVA FRONTEIRA. GARDNER, Paul. Quem é Quem na Bíblia. VIDA.

QUEIROZ, Silas. O Deus que Governa o Mundo e Cuida da Família. CPAD. STAMPS, Donald Carrel. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.

Fonte: http://portal.rbc1.com.br/licoes-biblicas/index/ Acesso em 15 de Jul de 2024

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