Adultos

Lição 13 - A Cidade Celestial VI

ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA - o caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu

COMENTARISTA: Osiel Gomes da Silva

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 13 – A CIDADE CELESTIAL

Nesta rica oportunidade, observaremos o que as Escrituras Sagradas relatam sobre a glorificação do crente e a sua entrada na cidade celestial. Este será o fim da jornada cristã neste mundo material e, finalmente, a consumação da vida eterna ao lado de Deus. Vale destacar que a jornada teve início quando decidimos pela fé em Jesus e experimentamos do Novo Nascimento (Jo 3.3). Desde então, a nossa vida é direcionada pelo Espírito Santo e a vida que vivemos agora tem como propósito glorificar a Deus e trabalhar para que o maior número de pessoas ouça a mensagem do Evangelho e decida também por exercer a fé em Jesus (Gl 2.20).

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

O PARAÍSO ETERNO

O termo “Paraíso” é usado para designar o céu ou a presença de Deus. “Céu” e “Paraíso” são palavras referentes ao mesmo lugar (2 Co 12.2,4). As palavras de Jesus, aqui, mostram com clareza que imediatamente após a morte, os salvos passam a estar com Jesus no céu.

Quando lemos as Sagradas Escrituras nos enchemos de esperança em saber que existe um lugar, chamado paraíso, que será o destino de todo aquele que reconhece a Cristo como o Salvador de toda humanidade. Nessa perspectiva, o Evangelho demonstra como a graça de Deus é magnífica, pois possibilita o pecador caído a, através de Cristo, obter a remissão e perdão dos seus pecados e habitar em uma morada na qual não merece, mas que lhe foi concedida através de um sacrifício perfeito e eterno.

Não podemos confundir o paraíso com a eterna cidade que será a morada e destino final de todos os salvos. A cidade eterna é apresentada como morada daqueles que possuírem o seu corpo transformado e revestido da incorruptibilidade, já o paraíso é a habitação daqueles que aguardam a transformação do seu corpo no momento do arrebatamento da Igreja.

Assim que Deus restaurar todas as coisas, descerá sobre a terra a Nova Jerusalém. A descrição de como será a nossa morada é rica em detalhes: Terá doze portas com o nome dos apóstolos (Ap 21.12); Terá o formato de um cubo, lembrando o santo dos santos do tabernáculo da antiga aliança (1 Rs 6.19-20; Ap 21.16); Cada lado terá aproximadamente 2260 Km (Ap 21.18); Não haverá sol, pois a glória de Deus irá iluminá-la (Ap 21.23); Um rio irá fluir diretamente do trono de Deus e do Cordeiro (Ap 22.1); Ao lado do rio estará a árvore da vida que dará o seu fruto (Ap 22.2).

Observando o descrito acima receberemos um grande fortalecimento da nossa esperança. Contudo, precisamos entender que almejamos uma eternidade futura, que poderá iniciar a qualquer momento, seja pelos eventos finais que a Bíblia apresenta (iniciando com o arrebatamento da Igreja) ou se a morte física alcançar o corpo. Assim devemos estar prontos para a eternidade desde já, compreendendo que é durante a vida que a nossa carreira definirá onde passaremos a eternidade.

Destaque

A mensagem da salvação por intermédio da fé em Jesus Cristo deve ser anunciada com prioridade e urgência. Esta é a mensagem que garante a quem tem fé a entrada no paraíso (Lc 23.42, 43). Por esse motivo, o crente deve ter em mente que a experiência do paraíso não deve ser vista como algo distante ou que desfrutaremos apenas na eternidade. Na oração de Nosso Senhor, Ele nos ensinou a orar para que seja feita a Sua vontade assim na terra como é feita no Céu (Mt 6.10). Logo, os crentes são chamados a viver um estilo de vida vigilante, pois a nossa pátria não é aqui (Fp 3.20, 21). Somos peregrinos em terra alheia à espera da convocação celestial para tomarmos posse da herança prometida aos salvos.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.