Adultos

Lição 12 - A bendita esperança: a marca do cristão IV

ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA - o caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu

COMENTARISTA: Osiel Gomes da Silva

COMENTÁRIO: PASTOR ADILSON GUILHERMEL

LIÇÃO Nº 12 – A BENDITA ESPERANÇA, A MARCA DO CRISTÃO

Introdução: A esperança é uma virtude fundamental para a vida do cristão. Ela nos permite perseverar nas dificuldades, manter a fé em Deus e ter certeza de que um futuro glorioso nos espera.

O que há de vir, virá e não tardará. Essa declaração presente na bíblia, indica a certeza e a eminência da volta de Jesus Cristo. Para os cristãos firmados na Rocha, é uma mensagem de esperança e encorajamento em meio às dificuldades e incertezas de vida. O que há de vir é um evento profetizado em várias partes da bíblia sobre o retorno de Jesus em glória para buscar a sua igreja e depois estabelecer o seu reino na terra. Virá e não tardará. Aqui se enfatiza a certeza e iminência da volta de Cristo, embora ninguém pode precisar quando, é certo que esse evento acontecerá e, não demorará. Esse aviso serve como um alerta para estarmos preparados para o encontro com Jesus. Ele vem, essa é uma promessa da volta de Cristo, que oferece esperança aos cristãos que pela fé tem a certeza de que Jesus virá buscar a sua noiva. Isso nos dá força para perseverar nas dificuldades e motivação para uma vida santa de acordo com os preceitos divinos, o que nos leva a estarmos prontos para encontrá-lo com corações puros.

1. A BENDITA ESPERANÇA NOS MOTIVA A SUPERAR TODAS AFLIÇÕES.

Romanos 8.18 - Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Romanos 8.19 - Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.

Paulo considera as implicações do sofrimento dos cristãos, pois quem vive a luz das verdades espirituais, certamente padecerão perseguições, que se originarão em sofrimentos. Os sofrimentos estão envolvidos no servir a Cristo, pois a caminhada para a glória celestial é cheia de obstáculos a serem transpostos, os quais pela fé são superados. Essa força que nos impulsiona a prosseguir, são motivadas pela esperança da vinda de Cristo na sua parusia. Na primeira vinda de Cristo, Ele veio como Salvador se encarnando como homem, e a segunda vinda, Ele vem como Senhor. Isso se dará em duas etapas, ou seja, a primeira etapa, a qual é a parusia, é para arrebatar a sua igreja, já a segunda etapa, é a epifania, quando vem vencer os exércitos de satanás e estabelecer o seu reino de mil anos. Nada pode se comparar com a glória por vir e, a nossa esperança deve estar focada na vinda do Senhor, o qual nos arrebatará e se revelará para cada um de nós, quando o veremos face a face. A criação foi negativamente afetada pela rebeldia de Adão e Eva e todo esse caos que acontece no mundo é oriundo desse casal. Porém, toda a criação que recusou o lado do diabo e passou para o lado de Deus por meio de Cristo, será redimida. Nesse contexto a igreja que vai para o reino celestial e Israel e nações salvas para o milênio.

Quanto aos perdidos para todo o sempre está satanás encabeçando todos os seres malignos e os humanos incrédulos, os quais já tem o seu lugar preparado para todos eles, a qual é o inferno.

2. A BENDITA ESPERANÇA É QUE SOMOS AS PRIMÍCIAS DO ESPÍRITO.

Romanos 8.20 - Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Romanos 8.21 - na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Romanos 8.22 - Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. Romanos 8.23 - E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.

A humanidade recebeu a mordomia da criação, para cultivar, preservar e proteger, mas num contexto global, o homem vai destruindo implacavelmente tudo o que o cerca, tal como, o ar, o solo, florestas. Tudo isso de uma forma descontrolada, pouco se importando com o equilíbrio da natureza e, portanto, sem qualquer senso de responsabilidade e, sem se importar com as próximas gerações, que sofrerão com o desiquilíbrio causado por esses insensíveis. O mundo em si, já está colhendo os resultados da poluição e exploração gananciosa do nosso planeta, sendo que a posteridade sofrerá consequências muito mais severas, as quais serão irreversíveis. O raiar do novo dia de justiça não surgirá sem problemas, pois as condições morais e espirituais deste mundo estão indo cada vez mais de mal a pior, isso é as dores de parto cada vez mais intensas. Os três gemidos neste contexto, são os da criação; dos cristãos; e do Espírito como intercessor, os quais são originários do que aconteceu no Éden. Jesus é as primícias da ressurreição e, nós como filhos de Deus, já fomos privilegiados com as alegrias vindas do céu operada pelo Espírito Santo, que habita em nossa vida. Fomos ressuscitados com Cristo no momento da nossa conversão a Ele, isso em vida, mas ainda estamos sujeitos a morte física, isso porque, é o resultado do pecado no Éden. O reino de Deus está presente, mas não ainda consumado, porém a nossa condição como salvos em Cristo alimenta a nossa esperança para sair do corruptível e entrarmos no incorruptível, no momento do arrebatamento. Estamos na condição de filhos adotivos, o que se entende que não estamos completamente salvos, pois em nossa caminhada rumo a glória eterna a nossa fidelidade é testada, pois não céu não entram os infiéis. Portanto, se formos aprovados nesse teste de fidelidade, então sairemos da condição de filhos adotivos, para a de filhos reconhecidos, quando faremos parte da família divina.

3. A BENDITA ESPERANÇA NOS LEVA A VIVER POR FÉ E NÃO POR VISTA

Romanos 8.24 - Porque, em esperança, somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará? Romanos 8.25 - Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.

Em esperança fomos salvos, isso significa que a salvação é um presente da esperança e não, é algo que conquistamos por nossos próprios méritos, mas sim por uma operação do Espírito Santo. Foi Ele que operou uma conscientização em nossa mente endurecida pelo pecado, o que fez com que o nosso coração se abrisse para Cristo entrar em nossa vida. Assim a esperança é a base da nossa fé, pois sem a fé não podemos agradar ao Senhor e, foi a fé que nos permitiu crer em algo que ainda não vemos, mas que aconteceu, a qual é a possibilidade da vida eterna com Deus. A esperança é uma força que nos mantém nesse processo de transformação, que nos motiva a viver segundo os preceitos divinos, buscando o seu amor, a justiça e a paz. A esperança não, é algo que podemos ver ou tocar por ser um sentimento de fé baseado nas promessas do Senhor. Uma dessas promessas foi pronunciada antes da sua partida ao céu, quando disse que iria, mas voltaria, para que onde Ele estivesse, os seus também estariam. Essa promessa é uma referência quanto a sua vinda para buscar a sua igreja. A paciência não significa passividade, mas sim uma atitude perseverante, que exige fé e confiança em toda nossa caminhada, mesmo em meio às dificuldades. A recompensa que nos espera é maior do que qualquer coisa que possamos imaginar ou alcançar pelos nossos próprios esforços. O Espírito e a noiva dizem: Vem, Senhor Jesus. Essa é uma declaração de fé e esperança, daqueles que realmente creem na promessa da volta de Jesus e, vivem na expectativa por esse dia glorioso, o qual acontecerá inesperadamente para a alegria dos que subiram e o tormento daqueles que ficaram. Precisamos ter fé e esperança, pois ela serve de alicerce para a nossa vida cristã, nos motivando a perseverar nas provações e a buscar a justiça de Deus.

FONTE: https://www.pastorguilhermel.com.br/p/licao-12-bendita-esperanca-marca-do.html

PASTOR ADILSON GUILHERMEL

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.