Adultos

Lição 10 - Desenvolvendo uma consciência de santidade VI

ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA - o caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu

COMENTARISTA: Osiel Gomes da Silva

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 10 – DESENVOLVENDO UMA CONSCIÊNCIA DE SANTIDADE

Nesta lição, estudaremos a respeito da consciência de santidade que todo, cristão deve ter ao longo da sua jornada de fé. De fato, não podemos viver neste mundo com a falsa imaginação de que servir a Deus cumprindo obrigações eclesiásticas - como, por exemplo, estar presente nos cultos, entregar o dízimo e as ofertas, pregar, cantar ou ensinar - são suficientes para atender à vontade de Deus. A vida cristã está além do serviço, pois consiste em um estilo de vida santo e justo que agrade a Deus, seja por meio do testemunho cristão ou mesmo na particularidade, quando não somos vistos pelos homens.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A PERSPECTIVA BÍBLICA DA SANTIFICAÇÃO

O tema “santificação” não é apresentado apenas nas páginas do Novo Testamento como conduta para os crentes convertidos da Nova Aliança. Ele vem sendo destacado desde o Antigo Testamento, pois Deus sempre exortou ao Seu povo que queria uma nação santa diante dEle (Êx 19.6; Lv 11.44; 19.2; 2 Cr 29.5).

Quando falamos do significado da expressão “santo” na Palavra de Deus, apontamos para “aquele ou aquilo que se separa do mal, e dedica-se ao serviço divino”. Por derivação, santificação significa a “separação do mal e do pecado, e dedicação ao serviço do Reino de Deus. É a forma pela qual o filho de Deus aperfeiçoa-se à semelhança do Pai Celeste (Lv 11.44). A santificação só é possível através da Palavra de Deus e mediante o sangue de Cristo (Jo 17.17; 1 Jo 1.7)”.

No Antigo Testamento, a santidade se originou no próprio Deus, e é uma plenitude gloriosa de Sua excelência moral3. Mesmo Ele sendo a fonte da santidade, Deus deseja que o Seu povo seja irrepreensível e santo como Ele é (Lv 19.2). “A santificação no Antigo Testamento foi a vontade manifesta de Deus para os israelitas; eles tinham o dever de levar uma vida santificada, separada da maneira de viver dos povos à sua volta”.

Temos que entender que a ideia central da santidade no Antigo Testamento tinha duas relações: A glória de Deus e a separação do Seu povo. Tratando sobre a segunda relação, “o termo santificação e seus derivados trazem a ideia de ‘separado do uso comum, tratado com cuidado especial, consagrado’. Os termos ‘santificação, santidade’ representam qualidades morais e espirituais que comunicam ideia de posição ou relação existente entre Deus e a pessoa ou coisa consagrada a Ele”.

A lei e os profetas deram especial atenção ao assunto. A santidade de Deus é singular por causa de Sua majestade infinita, também em virtude de tratar-se de um Ser totalmente distinto e separado, em pureza, de suas criaturas (Sl 99.1-5). Essa santidade é a plenitude gloriosa da excelência moral de Deus, que existe nEle e que se originou nEle e não foi derivada de ninguém: “O Senhor Deus jurou pela Sua santidade” (Am 4.2). Essa santidade é absoluta; Deus é santo em seu caráter e essência4. A santidade de Deus está diretamente relacionada à Sua glória.

O nosso desafio nesses dias é manifestar a excelência moral de Deus e isso é possível por meio do atributo comunicável do Altíssimo, que é a santidade. Quando estudamos a Teologia Sistemática, aprendemos que há atributos comunicáveis de Deus (os que podem ser encontrados no ser humano: bondade, fidelidade, amor), e atributos incomunicáveis (os que não são encontrados no ser humano: onipotência, onisciência, eternidade). A santidade é um dos atributos comunicáveis de Deus em que Ele espera que seja manifesto em nossa vida. Assim, a nossa perspectiva muda quando vemos a santidade segundo a glória e majestade do Deus Todo-Poderoso.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.