ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024
Adultos - O CORPO DE CRISTO - origem, natureza e vocação da Igreja no mundo
COMENTARISTA: José Gonçalves
COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA
LIÇÃO Nº 8 – A DISCIPLINA NA IGREJA
...
Comentário Bíblico de Matthew Henry
12.5-11 Quem ama mais a seus filhos, o pai que lhes permite fazer o que lhes causa dano ou o que os corrige, disciplina e castiga para lhes ajudar a aprender o que é correto? Nunca é agradável ser corrigido e disciplinado Por DEUS, mas sua disciplina é um indício de seu amor profundo por nós. Quando DEUS lhe corrige, tome-o como uma prova de seu amor e lhe peça que lhe mostre o que está tratando de lhe ensinar.
12:11 Podemos responder à disciplina de diversas formas: (1) aceitá-la com resignação; (2) aceitá-la com compaixão de si mesmo, pensando que em realidade não o necessitamos; (3) ressentir-nos e nos ofender com DEUS por isso; ou (4) aceitá-la com gratidão, como a atitude apropriada para um Pai amoroso.
12:12, 13 DEUS não é só um pai que disciplina mas também um instrutor exigente que nos estimula a alcançar o máximo e demanda uma vida disciplinada. Embora pudéssemos não nos sentir o bastante fortes para alcançar a vitória, sentiremos a capacidade para continuar à medida que seguimos a CRISTO e dependemos de sua fortaleza. Assim podemos usar nossos crescentes força para ajudar a quem está perto de nós que são débeis e que estão lutando.
12:12, 13 A expressão "pelo qual" é um indício de que o que segue é importante! Não devemos viver só com nossa própria sobrevivência em mente. Outros seguirão nosso exemplo e temos uma responsabilidade com eles se afirmarmos que vivemos por CRISTO. Seu exemplo ajuda a outros a acreditar, seguir e maturar em CRISTO, ou quem o segue terminam confundidos e extraviados? Comentário bíblico John Wesley
Disciplina na CORRIDA CRISTÃ ESPERANÇADA (Hb 12: 5-11)
12: 5 E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, e não desmaies quando por ele fores repreendido;
12: 6 Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho.
12: 7 Se suportais a correção, DEUS vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
12: 8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.
12: 9 Além do que tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos: não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?
12: 10 Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.
12: 11 E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA