Adultos

Lição 2 - Imagens bíblicas da Igreja VI

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - O CORPO DE CRISTO - origem, natureza e vocação da Igreja no mundo

COMENTARISTA: José Gonçalves

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 2 – IMAGENS BÍBLICAS DA IGREJA

De modo geral, a simbologia está presente em várias ocasiões da história bíblica. Desde Gênesis a Apocalipse, o Senhor inspirou os diversos autores bíblicos a utilizar-se de figuras de linguagem para transmitir uma ideia ou mensagem direta a Seu povo. No contexto representativo da Igreja, não é diferente. A Igreja do Senhor é representada por vários símbolos que transmitem uma ideia do que é a Igreja em diferentes propósitos e ocasiões. A Igreja é chamada de "virgem pura", "noiva", "esposa", "nação santa", "geração eleita", "Corpo de Cristo" e "Casa de Deus". Dentre esses títulos, devemos destacar a Igreja (não no sentido de estrutura predial) como Casa de Deus, família de Deus, ambiente onde se manifestam as virtudes do Espírito Santo, a saber, o amor, a comunhão, a cordialidade, a alegria e a paz. Essas virtudes, somadas a outras que derivam do Fruto do Espírito, servem como espelho à sociedade que distorce o conceito bíblico de família.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

IMAGENS QUE DESCREVEM UM RELACIONAMENTO

São várias as metáforas para ilustrar a natureza da Igreja, de seus membros em particular e de seu relacionamento com Cristo. Este é um recurso de linguagem que traz luz ao nosso entendimento e ajuda na apreensão dos conceitos expostos. O simbolismo é uma das riquezas da literatura bíblica, como as descritas no Evangelho de João.

Em um dos primeiros símbolos descritos pelo autor da lição temos a imagem da Igreja como a Noiva do Cordeiro. Esse contexto destaca a relevância da importância do relacionamento de Cristo com a Igreja, pois, como bem estudamos na cultura judaica, o casamento é uma instituição de grande importância nos tempos bíblicos e também no nosso.

A fidelidade exigida no casamento não podia ser quebrada, e, quando isso acontecia, uma sentença de morte era proferida contra o infiel. No caso da Igreja, a sua infidelidade também gera uma sentença de morte, nesse caso, a morte eterna. Por isso que o nosso adversário tenta manchar e corromper a Noiva que está sendo preparada para o Seu Esposo.
É primordial na Igreja fortalecer o casamento; isso porque há uma ação em curso, orquestrada pelo Maligno, para desgastá-lo por ser, em primeiro lugar, a estratégia que melhor serve ao Inimigo no seu famigerado propósito de tentar destruir o plano de Deus para o homem.

Outro destaque encontrado se dá pelo fato de encontrarmos a igreja como as ovelhas do rebanho do Senhor. Como ovelhas fiéis, somos orientados, encaminhados, alimentados, protegidos e corrigidos pelo nosso Sumo pastor.

Uma ovelha que se desgarra do rebanho estará sujeita ao enfrentamento das intempéries dessa vida sem a proteção do Fiel Pastor. Cuidemos para que a nossa posição como ovelhas do rebanho do Senhor seja mantida, e que possamos sempre estar debaixo dos Seu poderoso cuidado.

Destaque

A imagem de família é empregada para descrever a relação de Deus com Seu povo. Essa relação é descrita não apenas quando Paulo chama a Igreja de "Casa de Deus", "Igreja do Deus Vivo", "coluna e firmeza da verdade", mas também nas ocasiões em que compara o amor e a submissão presentes no casamento e na criação dos filhos ao amor e entrega de Cristo por Sua Igreja e à submissão da Igreja a Ele (Ef 5.22-27,32). A imagem de família é empregada para descrever a relação de Deus com Seu povo. Essa relação é descrita não apenas quando Paulo chama a Igreja de "Casa de Deus", "Igreja do Deus Vivo", "coluna e firmeza da verdade", mas também nas ocasiões em que compara o amor e a submissão presentes no casamento e na criação dos filhos ao amor e entrega de Cristo por Sua Igreja e à submissão da Igreja a Ele (Ef 5.22-27,32).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.