Adultos

Lição 14 - Missões e a volta do Senhor Jesus II

ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - ATÉ OS CONFINS DA TERRA: Pregando o Evangelho a todos os povos até a volta de Cristo

COMENTARISTA: Wagner Tadeu dos Santos Gaby

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 14 – MISSÕES E A VOLTA DO SENHOR JESUS

...

Resumo rápido do Pr. Henrique

INTRODUÇÃO

Hoje estudaremos a parábola das dez virgens onde somos responsáveis, individualmente, pela nossa condição espiritual. Conforme JESUS, não sabemos o dia e nem a hora de sua volta. Devemos, portanto, estar preparados, ou seja, prontos para o arrebatamento. A vinda do Senhor será na primeira fase de sua segunda vinda e é comparada por JESUS nesta parábola como um banquete de casamento. Desde já a coroa da justiça está guardada para “todos os que amarem a sua vinda” (2 Tm 4.8). Infelizmente, para muitos será tempo de desengano, julgamento e desespero.

O casamento no Antigo Testamento tinha como início uma refeição na casa do pai da noiva onde o noivo deixava um pendente de ouro como penhor, provando assim, que voltaria para buscar sua noiva. Dali o noivo ia para a casa de seu pai e preparava sua casa para morar com sua noiva que dali em diante seria sua esposa. No dia do casamento iria à casa da noiva acompanhado por seus amigos e se encontraria com o cortejo de virgens, amigas da noiva. Assim o noivo levava sua noiva para sua casa e ali se celebrava as bodas e na câmara nupcial o casamento se consumaria.

Leia João 14:1-6 e compare a promessa de volta de JESUS comparada a um casamento.

Não se turbe o vosso coração; credes em DEUS, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe JESUS: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

I – INTERPRETANDO A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS

1. O Reino dos céus será semelhante a dez virgens.

Devemos saber que em Mateus a expressão “Reino dos céus” (3.2; 4.17; 5.3; 10.7; 11.12; 13.24,31,33,44 etc.) tem o sentido de vida eterna e de Reino plenamente instaurado (5.20; 7.21; 8.11; 11.11; 13.47-50 etc.). Ao se referir a “virgens” JESUS se refere a sábias, irrepreensíveis, simbolizando os crentes cuja vida exterior e interior (como é o caso nesta parábola) era sem qualquer mancha, pois os que seguem a CRISTO são chamados de “virgens” (Ap 14.4; 2 Co 11.2).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.