ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2023
Adultos - ATÉ OS CONFINS DA TERRA: Pregando o Evangelho a todos os povos até a volta de Cristo
COMENTARISTA: Wagner Tadeu dos Santos Gaby
COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco
APÊNDICE Nº 2 – MISSÕES E AÇÃO SOCIAL
Missões andam lado a lado com ação social.
INTRODUÇÃO
- Em apêndice ao trimestre, veremos a relação entre missões e ação social.
- Missões andam lado a lado com ação social.
I – O QUE É A AÇÃO SOCIAL
- Em apêndice ao trimestre, falaremos um pouco mais amiúde a respeito do relacionamento entre missões e ação social.
- As missões transculturais, tema do nosso trimestre, demonstram, com absoluta clarividência, que o propósito salvífico de Deus é para toda a humanidade e para todo ser humano, entendido ele como uma unidade de corpo, alma e espírito.
- Com efeito, Paulo mostra-nos que a salvação atinge espírito, alma e corpo, devendo eles ser conservados irrepreensíveis até a vinda de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (I Ts.5:23).
- A salvação, portanto, abrange a integralidade do homem, tanto o aspecto material quanto o imaterial, até porque há um propósito divino de Seus discípulos permanecerem sobre a face da Terra para que preguem o Evangelho a toda criatura, tendo o Senhor Jesus deixado claro que jamais pediria para que a Igreja fosse tirada do mundo, mas, sim, liberta do mal (Jo.17:15).
- Chamados para fora do mundo, ou seja, libertos do poder de Satanás (At.26:18), os discípulos de Cristo são chamados a serem sal da terra (Mt.5:13) e luz do mundo (Mt.5:14), ou seja, temos de estar na Terra para podermos não só glorificar a Deus, como fez Nosso Senhor (Jo.17:4), como levar os homens a glorificarem a Deus pelas nossas boas obras (Mt.5:16), boas obras que foram criadas justamente para que andem eles nelas (Ef.2:10).
- Percebe-se, portanto, que o objetivo da salvação é fazer com que pessoas que passem a crer em Jesus venham a mostrar o amor de Deus aos homens, não só por meio da pregação do Evangelho por palavras, que é a proclamação (que os estudiosos costumam denominar de “kerigma”, utilizando a palavra grega), mas, também, mediante um serviço (a “diakonia” mencionada pelos estudiosos, também se utilizando da palavra grega).
- Ao criar o homem, o Senhor fê-lo um ser social (Gn.2:18), mostrando claramente que não poderia o ser humano viver solitariamente. Foi criado para conviver com seus semelhantes, a fim de poder, a partir do primeiro grupo social a que pertence, a família, pudesse cumprir os propósitos divinos estabelecidos para ele.
- Deste modo, a Igreja, além de ela própria ser um grupo social, deve, também, na pregação do Evangelho, máxime quando em missões transculturais, atentar para esta sociabilidade humana, observando que a vida com Cristo já se inicia aqui nesta Terra, devendo, por isso, as relações sociais serem devidamente influenciadas pela presença de Cristo em nós.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO