ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2023
Adultos - ATÉ OS CONFINS DA TERRA: Pregando o Evangelho a todos os povos até a volta de Cristo
COMENTARISTA: Wagner Tadeu dos Santos Gaby
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO Nº 12 – O MODELO DE MISSÕES NA IGREJA DE ANTIOQUIA
Na lição desta semana, conhecemos o funcionamento da obra missionária a partir do exemplo da igreja de Antioquia da Síria. O local, a propósito, tratava-se de um dos maiores centros populacionais do antigo oriente. Nesta cidade, a pregação do Evangelho encontrou espaço para ser realizada com maior eficiência pela instrumentalidade dos cristãos que ali residiam.
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
A IGREJA DE ANTIOQUIA: NATUREZA E CARACTERÍSTICAS
Antioquia estava localizada às margens do rio Orontes e foi fundada por Seleuco I Nicátor (358-281 a.C.), um dos generais de Alexandre, o Grande, em 300 a.C. Era conhecida como Antioquia da Síria, a fim de ser distinguida de Antioquia da Pisídia (At 13.14). A cidade cresceu a ponto de contar com uma numerosa população nos tempos do apóstolo Paulo, incluindo muitos judeus que, desde tempos remotos, haviam obtido o direito de cidadania.
Antioquia da Síria possuía todas as características necessária para ser um bom local para a “pescaria” do Evangelho. Sua vasta população permitia que a mensagem do Reino de Deus fosse difundida a mais pessoas e mais povos, como também os que passavam por ali também eram impactados pelo poder da obra missionária.
Antioquia da Síria continuamente recebia caravanas de comerciantes que movimentavam a sua economia. Era também um dos destinos preferidos dos oficiais aposentados do Império.
Com todas essas características, fazia-se necessário que uma igreja fosse implantada naquela cidade. Consequentemente, a igreja em Antioquia foi frequentada, administrada e sustentada por uma maioria de origem gentílica, mas recebeu o poder de Deus que a fizera crescer.
O centro da Igreja cristã passou de Jerusalém, o seu berço original, para Antioquia da Síria, o seu centro gentílico, tornando-se a segunda capital do cristianismo e sede de missões da igreja, pois a igreja cristã tornou-se cada vez mais uma instituição gentílica.
Destaque
O modelo de missões realizado em Antioquia tem muito a ensinar para a igreja da atualidade, pois o compromisso daqueles cristãos resultou no avanço da evangelização de modo que muitas vidas foram alcançadas nas regiões da Ásia Menor e Europa. Barnabé e Saulo, por exemplo, foram enviados a Chipre pelos irmãos de Antioquia, após fervorosos momentos de oração e jejum (At 13.2,3).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA